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Tipo do documento: Dissertação
Título: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: contribuições à constituição do conceito de fração no 5º Ano do ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): SEMIOTIC REPRESENTATION RECORDS: contributions to the constitution of the concept of fraction in the 5th grade of elementary school.
Autor: CARDOSO, Geni Pereira 
Primeiro orientador: NERES, Raimundo Luna
Primeiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Segundo membro da banca: SILVA FILHO, João Coelho
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta didática subsidiada por premissas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica que auxilie no processo de ensino aprendizagem da ideia de fração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com característica da pesquisa colaborativa realizada em uma escola da rede pública municipal de São Luís-Ma. Teve como colaboradora a professora do 5º Ano B do Ensino fundamental da escola Odorico Câmara e seus alunos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, entrevista com a professora e atividade diagnóstica com os alunos. A pesquisa revelou que a prática da professora era direcionada por uma concepção de ensino de fração distante de tendências atuais e que os conhecimentos que possuía a respeito desse conteúdo apresentavam lacunas consideráveis deixadas pela formação inicial. As noções dos alunos a respeito de conteúdos que envolviam operações fundamentais e noções sobre fração que eram bem elementares. Ao fim da proposta de intervenção os alunos demonstraram ter se apropriado da ideia de fração e ainda ampliaram a capacidade de compreensão de enunciados matemáticos e habilidades relacionadas ao conteúdo do bloco de números e operações. Concluiu-se que a professora necessitava de atualização e ampliação de conhecimentos relacionados a fração e seu ensino; que os alunos necessitavam consolidar habilidades relacionadas a conteúdo do bloco de Números e operações que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica pode oferecer contribuições significativas ao ensino de conteúdos sobre fração nos anos iniciais do Ensino fundamental.
Abstract: This research had as its general objective to elaborate a didactic proposal subsidized by premises of the Semiotic Representation Records Theory that helps in the teaching process learning of the idea of fraction in the early years of elementary school. This is a qualitative research with the characteristic of collaborative research carried out in a school of the municipal public network of São Luís-Ma. The collaborator was the teacher of the 5th grade B of elementary school of the Odorico Câmara school and its students. Participatory observation, interview with the teacher and diagnostic activity with the students were used as a data collection instrument. The research revealed that the teacher's practice was guided by a conception of teaching from a fraction distant from current trends and that her knowledge about this content had considerable gaps left by the initial education. Students' notions of content that involved fundamental operations and notions of fraction that were quite elementary. At the end of the intervention proposal the students demonstrated to have appropriated the idea of fraction and also expanded the ability to understand mathematical statements and skills related to the number block and operations content. It was concluded that the teacher needed updating and expansion of knowledge related to the fraction and its teaching; that students needed to consolidate content related skills from the Number block and operations that Semiotic Representation Record Theory can make significant contributions to the teaching of fraction content in the early years of elementary school.
Palavras-chave: Ensino fundamental;
Fração;
Registros semióticos
Elementary school;
Fraction;
Semiotic records
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: CARDOSO, Geni Pereira. Registros de Representação Semiótica: Contribuições à constituição do conceito de fração no 5º ano do ensino fundamental.. 2019. 184 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2954
Data de defesa: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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