Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Ana Cláudia Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2834259239233212por
dc.contributor.advisor1LÉDA, Denise Bessa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee1LÉDA, Denise Bessa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee2ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee3FREITAS, Lêda Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8076487547964658por
dc.date.accessioned2019-12-27T16:36:18Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Cláudia Martins. A dor e a delícia de ser professor sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalho. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2951-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos do trabalho docente frente aos encantos e desencantos com a profissão, para os professores do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Luís/MA. Muitas mudanças ocorreram no mundo do trabalho ao longo da história e puseram em curso novas demandas na área da educação, estabelecendo novas exigências ao profissional docente e, consequentemente, uma sobrecarga de trabalho que repercute na saúde física e mental dos professores. Diante de tantas condições adversas de trabalho, buscou-se compreender quais os sentidos que os professores atribuem ao seu trabalho, e em função dele. Para tanto, optou-se pelo uso do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-Dialético. Aplicou-se a Clínica do Trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours, na qual se privilegiou a construção de um espaço público de discussão, com a participação de 11 professoras que puderam compartilhar as suas vivências subjetivas e intersubjetivas relacionadas à organização do trabalho. A Clínica do Trabalho percorreu as seguintes etapas: pré-pesquisa, visando ao levantamento da demanda, por meio da realização de entrevistas de sondagem com as 11 professoras; a pesquisa propriamente dita, a qual ocorreu com a realização de sete sessões coletivas; escuta; observação clínica; discussão e interpretação dos conteúdos; e a validação e refutação dos resultados. Constatou-se que a organização do trabalho é marcada por distanciamentos entre o trabalho prescrito e o real, contribuindo para o sofrimento e o adoecimento do professor. Diante do sofrimento, as docentes fazem uso de estratégias de defesa, de formas mais isoladas: negação, adaptação, exploração e presenteísmo. Apesar das dificuldades, as professoras conseguem elaborar estratégias de mobilização subjetiva, fazendo uso da inteligência prática, buscando preservar a saúde e vivenciar o prazer, pelo fato de terem o seu trabalho reconhecido pelos alunos e seus pares, e disporem de certo grau de autonomia na atividade laboral. A experiência da Clínica do Trabalho com as professoras do ensino fundamental mostrou-nos que a escuta do vivido no trabalho pode trazer mudanças significativas para a vida dos trabalhadores.por
dc.description.abstractThis research had the objective of analyzing the meanings of teaching work in viewphe appeal and disenchantment with the profession, for elementary schoolteachers, of a school of the municipal network of education in the city of São Luís, Maranhão. Many changes have occurred in the labor scenario throughout history and have put in place new demands in the area of education, establishing new demands on the teaching profession and, consequently, an overload of work that has repercussions on the physical and mental health of teachers. Faced with so many adverse conditions of work, we sought to understand the meanings that teachers attribute to their work, and in function of it. For that, we chose to use the theoretical-methodological reference of the Psychodynamics of Work in articulation with Historical-Dialectical Materialism. The Work Clinic was applied and the action recommended by Christophe Dejours, which focused on the construction of a public space for discussion, with the participation of 11 teachers who were able to share their subjective and intersubjective experiences related to work organization. The Clinic of Work carried out the following steps: pre-research, aiming the survey of the demand, through conducting interviews with the 11 teachers; the research itself, which occurred with the holding of 7 collective sessions; listening; clinical observation; discussion and interpretation of the contents; and validation and refutation of results. It was found that the organization of work is marked by distances between the prescribed work and the real work, contributing to the suffering and sickness of the teacher. Faced with suffering, teachers make use of defense strategies, in more isolated ways: denial, adaptation, exploitation and attendance. In spite of the difficulties, the teachers are able to elaborate strategies of subjective mobilization, making use of practical intelligence, seeking to preserve health and experience pleasure, having their work recognized by the students and their peers, and having a certain degree of autonomy in the activity. The experience of the Work Clinic with elementary school teachers has shown that listening to what is experienced at work can bring significant changes to the workers’ lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-12-27T16:36:18Z No. of bitstreams: 1 ANACLAUDIAMARTINSVIEIRA.pdf: 752358 bytes, checksum: 76dbc8881439cee77a2f36787c8b89ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-27T16:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANACLAUDIAMARTINSVIEIRA.pdf: 752358 bytes, checksum: 76dbc8881439cee77a2f36787c8b89ce (MD5) Previous issue date: 2019-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectSentido do Trabalhopor
dc.subjectClínica do Trabalhopor
dc.subjectTeachingworkeng
dc.subjectMeaningofworkeng
dc.subjectClinicofworkeng
dc.subject.cnpqPsicologia do Trabalho e Organizacionalpor
dc.titleA dor e a delícia de ser professor sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalhopor
dc.title.alternativeThe pain and delight of being a teacher under the eyes of the psychodynamic work cliniceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANACLAUDIAMARTINSVIEIRA.pdfDissertação de Mestrado734,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.