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Tipo do documento: Dissertação
Título: A dor e a delícia de ser professor sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalho
Título(s) alternativo(s): The pain and delight of being a teacher under the eyes of the psychodynamic work clinic
Autor: VIEIRA, Ana Cláudia Martins 
Primeiro orientador: LÉDA, Denise Bessa
Primeiro membro da banca: LÉDA, Denise Bessa
Segundo membro da banca: ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana
Terceiro membro da banca: FREITAS, Lêda Gonçalves de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos do trabalho docente frente aos encantos e desencantos com a profissão, para os professores do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Luís/MA. Muitas mudanças ocorreram no mundo do trabalho ao longo da história e puseram em curso novas demandas na área da educação, estabelecendo novas exigências ao profissional docente e, consequentemente, uma sobrecarga de trabalho que repercute na saúde física e mental dos professores. Diante de tantas condições adversas de trabalho, buscou-se compreender quais os sentidos que os professores atribuem ao seu trabalho, e em função dele. Para tanto, optou-se pelo uso do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-Dialético. Aplicou-se a Clínica do Trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours, na qual se privilegiou a construção de um espaço público de discussão, com a participação de 11 professoras que puderam compartilhar as suas vivências subjetivas e intersubjetivas relacionadas à organização do trabalho. A Clínica do Trabalho percorreu as seguintes etapas: pré-pesquisa, visando ao levantamento da demanda, por meio da realização de entrevistas de sondagem com as 11 professoras; a pesquisa propriamente dita, a qual ocorreu com a realização de sete sessões coletivas; escuta; observação clínica; discussão e interpretação dos conteúdos; e a validação e refutação dos resultados. Constatou-se que a organização do trabalho é marcada por distanciamentos entre o trabalho prescrito e o real, contribuindo para o sofrimento e o adoecimento do professor. Diante do sofrimento, as docentes fazem uso de estratégias de defesa, de formas mais isoladas: negação, adaptação, exploração e presenteísmo. Apesar das dificuldades, as professoras conseguem elaborar estratégias de mobilização subjetiva, fazendo uso da inteligência prática, buscando preservar a saúde e vivenciar o prazer, pelo fato de terem o seu trabalho reconhecido pelos alunos e seus pares, e disporem de certo grau de autonomia na atividade laboral. A experiência da Clínica do Trabalho com as professoras do ensino fundamental mostrou-nos que a escuta do vivido no trabalho pode trazer mudanças significativas para a vida dos trabalhadores.
Abstract: This research had the objective of analyzing the meanings of teaching work in viewphe appeal and disenchantment with the profession, for elementary schoolteachers, of a school of the municipal network of education in the city of São Luís, Maranhão. Many changes have occurred in the labor scenario throughout history and have put in place new demands in the area of education, establishing new demands on the teaching profession and, consequently, an overload of work that has repercussions on the physical and mental health of teachers. Faced with so many adverse conditions of work, we sought to understand the meanings that teachers attribute to their work, and in function of it. For that, we chose to use the theoretical-methodological reference of the Psychodynamics of Work in articulation with Historical-Dialectical Materialism. The Work Clinic was applied and the action recommended by Christophe Dejours, which focused on the construction of a public space for discussion, with the participation of 11 teachers who were able to share their subjective and intersubjective experiences related to work organization. The Clinic of Work carried out the following steps: pre-research, aiming the survey of the demand, through conducting interviews with the 11 teachers; the research itself, which occurred with the holding of 7 collective sessions; listening; clinical observation; discussion and interpretation of the contents; and validation and refutation of results. It was found that the organization of work is marked by distances between the prescribed work and the real work, contributing to the suffering and sickness of the teacher. Faced with suffering, teachers make use of defense strategies, in more isolated ways: denial, adaptation, exploitation and attendance. In spite of the difficulties, the teachers are able to elaborate strategies of subjective mobilization, making use of practical intelligence, seeking to preserve health and experience pleasure, having their work recognized by the students and their peers, and having a certain degree of autonomy in the activity. The experience of the Work Clinic with elementary school teachers has shown that listening to what is experienced at work can bring significant changes to the workers’ lives.
Palavras-chave: Trabalho docente
Sentido do Trabalho
Clínica do Trabalho
Teachingwork
Meaningofwork
Clinicofwork
Área(s) do CNPq: Psicologia do Trabalho e Organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: VIEIRA, Ana Cláudia Martins. A dor e a delícia de ser professor sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalho. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2951
Data de defesa: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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