Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Cassandra Maria Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491896531736278por
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.advisor-co1GUERENI, Silvete Coradi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527275499843168por
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593952657486300por
dc.contributor.referee3MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.date.accessioned2019-12-19T17:41:04Z-
dc.date.issued2019-01-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Cassandra Maria Ribeiro. Nanociência para o ensino de Física na educação de jovens e adultos numa abordagem CTS.. 2019. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2949-
dc.description.resumoEste estudo aborda uma temática da ciência contemporânea que foi desenvolvida em aulas de Física, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola da rede pública do município de São José de Ribamar, no estado do Maranhão. Inicialmente, foi elaborada uma Unidade de Ensino como instrumento metodológico para estudar a temática “partículas nanométricas” com base na abordagem do movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Desenvolvida em cinco encontros, o estudo teve início com a aplicação de dois questionários com o propósito de traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e obter conhecimentos prévios destes sujeitos sobre a temática a ser estudada. Nos encontros seguintes, foram realizadas atividades envolvendo exibições de vídeos e leituras de textos, seguidos por discussões e produções textuais em respostas a questões levantadas para suscitar reflexão sobre a temática em discussão. Concluídas as atividades na escola e analisadas os significados das produções dos alunos, constataram-se que o estudo sobre a Ciência/Física e a Tecnologia na escala nanométrica produziram reflexões nos alunos que apontam para a formação de posicionamento crítico e de responsabilidade social, subsídios que poderão conduzir os envolvidos para uma possível transformação social.por
dc.description.abstractThis study addresses a theme of contemporary science that was developed in physics classes, with third-year high school students, from the modality of Youth and Adult Education (EJA), in a public school in the municipality of São José de Ribamar, in the state of Maranhão. Initially, a Teaching Unit was elaborated as a methodological instrument to study the theme "nanometric particles" based on the approach of the Science Technology and Society (CTS) movement. Developed in five meetings, the study began with the application of two questionnaires with the purpose of tracing the profile of the subjects surveyed and obtaining previous knowledge of these subjects on the theme to be studied. In the following meetings, activities were carried out involving video screenings and readings of texts, followed by discussions and textual productions in answers to questions raised to raise reflection on the theme under discussion. After completing the activities in the school and analyzed the meanings of the students' productions, it was found that the study on Science/Physics and Technology on the nanometric scale produced reflections in students that point to the formation of critical positioning and social responsibility, subsidies that can lead those involved to a possible social transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-12-19T17:41:04Z No. of bitstreams: 1 Cassandra Maria.pdf: 2093459 bytes, checksum: 3e0bda4010ad44d7bf66aeaf8b14f1ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T17:41:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cassandra Maria.pdf: 2093459 bytes, checksum: 3e0bda4010ad44d7bf66aeaf8b14f1ef (MD5) Previous issue date: 2019-01-15eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNanociência e Nanotecnologia;por
dc.subjectEnsino de Física;por
dc.subjectEJA;por
dc.subjectCiência-tecnologia-sociedade;por
dc.subjectUnidade de Ensinopor
dc.subjectNanoscience and Nanotechnology;eng
dc.subjectPhysics teaching;eng
dc.subjectEJA;eng
dc.subjectScience-technology-society;eng
dc.subjectTeaching Uniteng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleNANOCIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM CTS.por
dc.title.alternativeNANOSCIENCE FOR PHYSICAL EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS IN A CTS APPROACH.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassandra Maria.pdfDissertação de Mestrado.2,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.