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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | TEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980868181207322 | por |
dc.contributor.advisor1 | LEITE, José Assunção Fernandes | - |
dc.contributor.referee1 | LEITE, José Assunção Fernandes | - |
dc.contributor.referee2 | MENEZES, Marly Cutrim de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0638846136714735 | por |
dc.contributor.referee3 | OLIVEIRA, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1362398045749836 | por |
dc.contributor.referee4 | CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2083775393424616 | por |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T19:30:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado. O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão.. 2019. 190 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2947 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa realizar-se-á no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – nível de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à área de Ensino de Filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. Possui como objeto de análise: “O reconhecimento de si em sua identificação como professor: um estudo com os professores licenciados em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão”. Far-se-á, como resgaste de memória, a exposição do ensino de Filosofia dentro da historicidade da Educação Brasileira, baseada em leituras como Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda (1999), Alves (2002), Saviani (2007), entre outras; apresentar-se-á as categorias “reconhecimento” e “professor”, a primeira sob a perspectiva de Paul Ricoeur (2006), e a segunda dentro da concepção trazida por António Nóvoa (1992/1999) como fundamentação teórica necessária aos parâmetros de análise sobre a investigação realizada entre esses profissionais; por fim, investigarse-á o reconhecimento de si como professor nos licenciados em filosofia, através do perfil formativo e de autorreconhecimento na docência da Rede Municipal de Ensino Regular Urbana de São Luís do Maranhão. | por |
dc.description.abstract | The present research will be carried out in the scope of the Post-Graduate Program in Philosophy - Professional Master's Degree in Philosophy (PROF-FILO) of Universidade Federal do Maranhão, linked to the area of Philosophy Teaching and Philosophy research line and Teaching. It has as object of analysis: “The recognition of you in your identification as a teacher: a study with teachers licensed in philosophy in the regular and urban municipal network of São Luís from Maranhão. The exposition of the teaching of Philosophy within the historicity of Brazilian Education, based on readings such as Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda ( 1999), Alves (2002), Saviani (2007), among others; the "recognition" and "teacher" categories will be presented, the first one from the perspective of Paul Ricoeur (2006), and the second one within the conception brought by António Nóvoa (1992/1999) as theoretical foundation necessary for the parameters of analysis on the research carried out among these professionals; Finally, we will investigate the recognition of self as a teacher in the graduates in philosophy, through the formative profile and self-recognition in their teaching practice in the Urban Municipal Regular Urban Network of São Luís from Maranhão. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-12-18T19:30:39Z No. of bitstreams: 1 Simey Fernanda Furtado T..pdf: 4410296 bytes, checksum: af5c92b6446d74c57b82098e66af4a9b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-18T19:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simey Fernanda Furtado T..pdf: 4410296 bytes, checksum: af5c92b6446d74c57b82098e66af4a9b (MD5) Previous issue date: 2019-09-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reconhecimento de sI; | por |
dc.subject | Professor; | por |
dc.subject | Ensino de Filosofia; | por |
dc.subject | Perfil Formativo | por |
dc.subject | Recognition of self; | eng |
dc.subject | Teacher; | eng |
dc.subject | Teaching Philosophy; | eng |
dc.subject | Formative Profile | eng |
dc.subject.cnpq | Filosofia Brasileira | por |
dc.title | O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão. | por |
dc.title.alternative | The recognition of yourself in identification as a teacher: A study with the teachers who have graduated in Philosophy in the regular education teaching network and urban municipal of São Luís -Maranhão. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Simey Fernanda Furtado T..pdf | Dissertação de Mestrado | 4,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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