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dc.creatorTEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980868181207322por
dc.contributor.advisor1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.referee1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.referee2MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362398045749836por
dc.contributor.referee4CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.date.accessioned2019-12-18T19:30:39Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado. O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão.. 2019. 190 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2947-
dc.description.resumoA presente pesquisa realizar-se-á no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – nível de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à área de Ensino de Filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. Possui como objeto de análise: “O reconhecimento de si em sua identificação como professor: um estudo com os professores licenciados em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão”. Far-se-á, como resgaste de memória, a exposição do ensino de Filosofia dentro da historicidade da Educação Brasileira, baseada em leituras como Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda (1999), Alves (2002), Saviani (2007), entre outras; apresentar-se-á as categorias “reconhecimento” e “professor”, a primeira sob a perspectiva de Paul Ricoeur (2006), e a segunda dentro da concepção trazida por António Nóvoa (1992/1999) como fundamentação teórica necessária aos parâmetros de análise sobre a investigação realizada entre esses profissionais; por fim, investigarse-á o reconhecimento de si como professor nos licenciados em filosofia, através do perfil formativo e de autorreconhecimento na docência da Rede Municipal de Ensino Regular Urbana de São Luís do Maranhão.por
dc.description.abstractThe present research will be carried out in the scope of the Post-Graduate Program in Philosophy - Professional Master's Degree in Philosophy (PROF-FILO) of Universidade Federal do Maranhão, linked to the area of Philosophy Teaching and Philosophy research line and Teaching. It has as object of analysis: “The recognition of you in your identification as a teacher: a study with teachers licensed in philosophy in the regular and urban municipal network of São Luís from Maranhão. The exposition of the teaching of Philosophy within the historicity of Brazilian Education, based on readings such as Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda ( 1999), Alves (2002), Saviani (2007), among others; the "recognition" and "teacher" categories will be presented, the first one from the perspective of Paul Ricoeur (2006), and the second one within the conception brought by António Nóvoa (1992/1999) as theoretical foundation necessary for the parameters of analysis on the research carried out among these professionals; Finally, we will investigate the recognition of self as a teacher in the graduates in philosophy, through the formative profile and self-recognition in their teaching practice in the Urban Municipal Regular Urban Network of São Luís from Maranhão.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-12-18T19:30:39Z No. of bitstreams: 1 Simey Fernanda Furtado T..pdf: 4410296 bytes, checksum: af5c92b6446d74c57b82098e66af4a9b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T19:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simey Fernanda Furtado T..pdf: 4410296 bytes, checksum: af5c92b6446d74c57b82098e66af4a9b (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReconhecimento de sI;por
dc.subjectProfessor;por
dc.subjectEnsino de Filosofia;por
dc.subjectPerfil Formativopor
dc.subjectRecognition of self;eng
dc.subjectTeacher;eng
dc.subjectTeaching Philosophy;eng
dc.subjectFormative Profileeng
dc.subject.cnpqFilosofia Brasileirapor
dc.titleO reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão.por
dc.title.alternativeThe recognition of yourself in identification as a teacher: A study with the teachers who have graduated in Philosophy in the regular education teaching network and urban municipal of São Luís -Maranhão.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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