Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2947
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão. |
Título(s) alternativo(s): | The recognition of yourself in identification as a teacher: A study with the teachers who have graduated in Philosophy in the regular education teaching network and urban municipal of São Luís -Maranhão. |
Autor: | TEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado |
Primeiro orientador: | LEITE, José Assunção Fernandes |
Primeiro membro da banca: | LEITE, José Assunção Fernandes |
Segundo membro da banca: | MENEZES, Marly Cutrim de |
Terceiro membro da banca: | OLIVEIRA, Rita de Cássia |
Quarto membro da banca: | CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de |
Resumo: | A presente pesquisa realizar-se-á no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – nível de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à área de Ensino de Filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. Possui como objeto de análise: “O reconhecimento de si em sua identificação como professor: um estudo com os professores licenciados em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão”. Far-se-á, como resgaste de memória, a exposição do ensino de Filosofia dentro da historicidade da Educação Brasileira, baseada em leituras como Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda (1999), Alves (2002), Saviani (2007), entre outras; apresentar-se-á as categorias “reconhecimento” e “professor”, a primeira sob a perspectiva de Paul Ricoeur (2006), e a segunda dentro da concepção trazida por António Nóvoa (1992/1999) como fundamentação teórica necessária aos parâmetros de análise sobre a investigação realizada entre esses profissionais; por fim, investigarse-á o reconhecimento de si como professor nos licenciados em filosofia, através do perfil formativo e de autorreconhecimento na docência da Rede Municipal de Ensino Regular Urbana de São Luís do Maranhão. |
Abstract: | The present research will be carried out in the scope of the Post-Graduate Program in Philosophy - Professional Master's Degree in Philosophy (PROF-FILO) of Universidade Federal do Maranhão, linked to the area of Philosophy Teaching and Philosophy research line and Teaching. It has as object of analysis: “The recognition of you in your identification as a teacher: a study with teachers licensed in philosophy in the regular and urban municipal network of São Luís from Maranhão. The exposition of the teaching of Philosophy within the historicity of Brazilian Education, based on readings such as Paim (1927), Cartolano (1985), Crippa (1978), Jaime (1997), Manacorda ( 1999), Alves (2002), Saviani (2007), among others; the "recognition" and "teacher" categories will be presented, the first one from the perspective of Paul Ricoeur (2006), and the second one within the conception brought by António Nóvoa (1992/1999) as theoretical foundation necessary for the parameters of analysis on the research carried out among these professionals; Finally, we will investigate the recognition of self as a teacher in the graduates in philosophy, through the formative profile and self-recognition in their teaching practice in the Urban Municipal Regular Urban Network of São Luís from Maranhão. |
Palavras-chave: | Reconhecimento de sI; Professor; Ensino de Filosofia; Perfil Formativo Recognition of self; Teacher; Teaching Philosophy; Formative Profile |
Área(s) do CNPq: | Filosofia Brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH |
Citação: | TEIXEIRA, Simey Fernanda Furtado. O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão.. 2019. 190 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2947 |
Data de defesa: | 27-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simey Fernanda Furtado T..pdf | Dissertação de Mestrado | 4,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.