Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPROCÓPIO, Nêmora Matos Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773494271566757por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee2CARVALHO FILHO, Aldir Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1610034019712607por
dc.contributor.referee3SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.date.accessioned2019-12-18T17:40:12Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.citationPROCÓPIO, Nêmora Matos Carvalho. O ensino da filosofia no ensino médio no colégio universitário – Colun/Ufma: desafios e metodologia.. 2019.118 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2945-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma investigação sobre o ensino da Filosofia e suas metodologias com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Universitário – COLUN/UFMA. O problema central de nossa pesquisa se deu a partir do questionamento: como se dá o ensino dessa disciplina para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do COLUN/UFMA, e com base nas dificuldades apresentadas pela turma, tentar perceber quais as metodologias de ensino utilizadas que mais se adaptam às necessidades dos alunos, com vistas a contribuir ou facilitar a aprendizagem. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar o ensino de Filosofia dos professores do 3º ano do Ensino Médio do COLUN/UFMA e as metodologias utilizadas por estes em sala de aula. É, portanto, uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, exploratória e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário, realizado com professores e os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da referida escola. O trabalho apresenta-se estruturado em capítulos, onde inicialmente se faz de modo breve, uma abordagem sobre o ensino da Filosofia no ensino médio, seus interesses, contribuições e em seguida apresentam-se os passos dados para a realização deste trabalho, da justificativa pela escolha do tema, do local e sujeitos participantes da pesquisa, da descrição dos objetivos traçados e a descrição sumária dos capítulos que o constituem. Também se faz uma abordagem histórica sobre o ensino de Filosofia no Brasil a partir da apresentação das leis que versavam sobre o ensino dessa disciplina, em especial, no ensino médio e a discussão sobre a problemática que envolve o ensino desta disciplina no que se refere à ação de alunos e professores. Além disso, são apresentados alguns desafios concernentes ao ensino de Filosofia, as propostas metodológicas citadas por alguns teóricos da área e o panorama do percurso da Filosofia no ensino médio e as diretrizes curriculares. E por fim, descrevemos a caracterização do campo de pesquisa, o percurso metodológico seguido e a discussão das análises dos dados coletados na escola campo. Tal escolha baseou-se em uma série de critérios que julgamos os mais adequados para a realização desta pesquisa, que se dará no campo educacional e por se ajustarem ao perfil da população a ser estudada e aos objetivos propostos.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an investigation about the teaching of Philosophy and its methodologies with the students of the 3rd year of High School of the College – COLUN/UFMA. The central problem of our research came from the question: how is the teaching of this discipline for students of the 3rd year of high school of COLUN/UFMA, and based on the difficulties presented by the class, try to understand which teaching methodologies used that more adapt to students' needs to contribute to or facilitate learning. Given this problem, the main objective of this research is to analyze the teaching of philosophy of teachers of the 3rd year of high school of COLUN/UFMA and the methodologies used by them in the classroom. It is, therefore, a qualitative research of descriptive, exploratory and field nature. The data collection instrument used was a questionnaire, conducted with teachers and students of the 3rd year of high school of that school. The work is structured in chapters, which initially briefly discusses the teaching of philosophy in high school, its interests, contributions and then presents the steps taken to carry out this work, the justification by choice of the theme, the place and subjects participating in the research, the description of the objectives set and the summary description of the chapters that constitute it. It is also made a historical approach on the teaching of philosophy in Brazil from the presentation of the laws that dealt with the teaching of this discipline, especially in the high school and the discussion about the problematic that involves the teaching of this discipline with regard to action by students and teachers. In addition, some challenges concerning the teaching of philosophy are presented, the methodological proposals cited by some theorists of the area and the panorama of the course of philosophy in high school and the curricular guidelines. Finally, we describe the characterization of the research field, the methodological course followed and the discussion of the analysis of data collected in the field school. This choice was based on a series of criteria that we consider to be the most suitable for this research, which will take place in the educational field and because they fit the profile of the population to be studied and the proposed objectives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-12-18T17:40:12Z No. of bitstreams: 1 Nêmora M.C.Procópio.rar: 882043 bytes, checksum: 253a16ac7b21e313af95618c93e47e1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T17:40:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nêmora M.C.Procópio.rar: 882043 bytes, checksum: 253a16ac7b21e313af95618c93e47e1d (MD5) Previous issue date: 2019-09-24eng
dc.formatapplication/octet-stream*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia;por
dc.subjectEnsino;por
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectPhilosophy;eng
dc.subjectTeaching;eng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subject.cnpqFilosofia Brasileirapor
dc.titleO ensino da Filosofia no ensino médio no Colégio Universitário– COLUN/UFMA: desafios e metodologiapor
dc.title.alternativeTeaching of Philosophy in high school in University College- COLUN / UFMA: challenges and methodology.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nêmora M.C.Procópio.rarDissertação de Mestrado861,37 kBrarBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.