Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, André Luis Silva dospt_BR
dc.contributor.advisor1ABDELOUAHAB, Zairpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277510464047127por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:52:38Z-
dc.date.available2008-04-07pt_BR
dc.date.issued2008-02-15pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, André Luis Silva dos. A MODEL SYSTEM FOR A HYBRID COLLABORATIVE FILTERING LEARNING ENVIRONMENT OF EDUCATION. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/293-
dc.description.resumoA Web é uma excelente fonte de informação, mas um dos problemas que surgem com a grande disseminação de informações é a dificuldade de se obter informação relevante em tempo hábil e de forma precisa. Mecanismos que auxiliem o usuário na recuperação de informações tais como o Google.com, Altavista e Cadê, muitas das vezes retornam uma grande quantidade de conteúdo, sem garantir uma boa efetividade de recuperação, com excesso de informações recuperadas ou com informações irrelevantes. Os Sistemas de Filtragem de Informação surgem como alternativa de auxílio aos usuários na busca de informações relevantes. Este trabalho propõe a criação de um modelo de sistema de filtragem híbrido de informação baseados nos métodos: Filtragem Baseada em Conteúdo e Filtragem Colaborativa. O modelo proposto é aplicado a um ambiente colaborativo de ensinoaprendizagem, o NetClass, e foi desenvolvido com a metodologia PASSI. Um estudo de caso feito com alunos do CEFET-MA também é descrito.por
dc.description.abstractNowadays, the World Wide Web (WWW) is an excellent source of information. However, open issues carry on. It´s difficult obtain relevant information in short time. Moreover, there is no accuracy for retrieving this information. Servers such as Google, Altavista and Cadê, can retrieve a huge amount of information. Nonetheless, the retrieved information could be not relevant. The information filtering systems arise to aim users in the searching for relevant information. This work proposes a hybrid model of filtering information based on content-based filtering and collaborative filtering. This model has been used into a collaborative learning system named NetClass and it was developed using the PASSI methodology. A case study done with CEFET´s students is presented as well.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luis Silva dos Santos.pdf: 7753143 bytes, checksum: 538ea307ce9dad0b071cd12c49ac05f0 (MD5) Previous issue date: 2008-02-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas de Filtragem de Informaçãopor
dc.subjectTécnicas de Filtragem de Informaçãopor
dc.subjectAmbientes Colaborativos de Ensino- Aprendizagempor
dc.subjectFiltering Information Systemseng
dc.subjectTechniques of Filtering Informationeng
dc.subjectCollaborative Learning Environmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.titleUM MODELO DE SISTEMA DE FILTRAGEM HÍBRIDA PARA UM AMBIENTE COLABORATIVO DE ENSINO APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeA MODEL SYSTEM FOR A HYBRID COLLABORATIVE FILTERING LEARNING ENVIRONMENT OF EDUCATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Andre Luis Silva dos Santos.pdf7,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.