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Tipo do documento: Dissertação
Título: A arte narrativa como experiência do ensino de Filosofia no nível médio.
Título(s) alternativo(s): Narrative art as experience of Philosophy education in middle level.
Autor: DEUS, Danillo Matos de 
Primeiro orientador: SERRA, Maria Olília
Primeiro membro da banca: SERRA, Maria Olília
Segundo membro da banca: SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da
Terceiro membro da banca: COSTA, Luís Inácio Oliveira
Resumo: Essa pesquisa visa analisar a proposta do uso da arte narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo, em nível médio no CETI Domingos Vieira Filho. Tal recurso poderá ser utilizado pelos professores na sala de aula, podendo servir como instrumento facilitador para que haja a aprendizagem dos estudantes na educação básica. Observa-se que a iniciação dos jovens em um mundo comum e público exige que os educadores assumam a autoridade de posicionar-se diante dos educandos, utilizando estratégias metodológicas que venham aproximá-los dos saberes tradicionais herdados a partir dos nossos antepassados. O estudante é um ser no mundo que vivencia um processo constante de composição de seus próprios conhecimentos. Podemos, então, afirmar que é essencial o professor buscar transmitir os saberes culturais que constituem a tradição humana para que os jovens possam constituir o seu aprendizado. Para Hannah Arendt, a educação tem a tarefa de apresentar o mundo aos recém-chegados e formar uma identidade de preservação e renovação, do contrário, quando a responsabilidade pelo mundo não é assumida pelos adultos o espaço público se deteriora, fazendo com que a sua morada fique em perigo. A partir do questionamento apontado, temos como objetivo geral a análise da proposta do uso da narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio, no CETI Domingos Vieira Filho. Sendo os seguintes objetivos específicos: Investigar sobre a metodologia do ensino de filosofia; descrever sobre as implicações para a metodologia do ensino de filosofia à luz do pensamento de Hannah Arendt: o conceito de tradição; avaliar a arte de narrar como metodologia motivadora para o acesso dos estudantes ao tesouro da tradição.
Abstract: This research aims to analyze the proposal of the use of narrative art as a methodological resource capable of providing critical-reflexive philosophical teaching at the middle level at CETI Domingos Vieira Filho. This resource can be used by teachers in the classroom, and can serve as a facilitating tool for students to learn in basic education. It is observed that the initiation of young people in a common and public world requires that educators take the authority to position themselves before the learners, using methodological strategies that bring them closer to the traditional knowledge inherited from our ancestors. The student is a being in the world who experiences a constant process of composition of his own knowledge. We can then say that it is essential that the teacher seeks to transmit the cultural knowledge that constitutes the human tradition so that the young can constitute their learning. For Hannah Arendt, education has the task of introducing the world to newcomers and forming an identity of preservation and renewal; otherwise, when responsibility for the world is not assumed by adults, public space deteriorates, causing their address is in danger In this sense, it is necessary to ask: is it possible to educate newcomers with responsibility and to insert them into the public sphere, using the art of narrating as a methodological resource for the teaching of philosophy. Based on the above question, we have as general objective the analysis of the proposal of the use of narrative as a methodological resource capable of providing critical-reflexive philosophical teaching at the middle level at CETI Domingos Vieira Filho. The following specific objectives are: to investigate the methodology of teaching philosophy; describe the implications for the methodology of philosophy teaching in the light of Hannah Arendt's thinking: the concept of tradition; to evaluate the art of narrating as a motivating methodology for students' access to the treasure of tradition.
Palavras-chave: Ensino filosófico;
Recurso metodológico;
Responsabilidade;
Tradição;
Narrativa
Philosophical teaching;
Methodological resource;
Responsibility;
Tradition;
Narrative
Área(s) do CNPq: Filosofia Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: DEUS, Danillo Matos de. A arte narrativa como experiência do ensino de Filosofia no nível médio.. 2019. 154 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2937
Data de defesa: 15-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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