Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Pablo Gatt Albuquerque de-
dc.contributor.advisor1BACCEGA, Marcus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718340897020123por
dc.contributor.referee1BACCEGA, Marcus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718340897020123por
dc.contributor.referee2SANTOS, Lyndon de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7031888111494791por
dc.contributor.referee3MAGALHÃES, Ana Paula Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3890004296147407por
dc.date.accessioned2019-12-09T13:12:16Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pablo Gatt Albuquerque de. A herança original: as consequências do pecado de Adão e Eva para a condição humana de acordo com a Summa Theologiae (1273) de Tomás de Aquino. 2019. 165 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2936-
dc.description.resumoO Pecado Original de Adão e Eva fomentou para toda a História da Salvação mudanças permanentes e significativas na natureza humana (Gênesis: 3-14,24). Agostinho de Hipona em sua obra De Civitate Dei (426), nos Livros XIII e XIV, ao abordar tal temática, elucida que a morte foi uma das consequências do ato originário, uma vez que Deus não foi o criador de nada que fosse prejudicial ao homem. Do mesmo modo são consequências do Pecado Original as dores do parto para as mulheres e a concupiscência da carne, o que fará o corpo, no Medievo, ser visto pelo viés da negatividade. Nessa moldura, os discursos que chegaram e perpetuaramse no imaginário do período centro-medieval (séculos XI-XIII), carregaram consigo representações negativas em relação ao Pecado de Adão e Eva, visto que, por meio desse pecado, o homem traz consigo a mancha do prazer sexual, a vergonha da carne e o desejo desenfreado. Posteriormente ao Pecado Original, o desejo sexual fugiu aos domínios da razão humana, acarretou para o homem a não submissão de suas vontades carnais ao controle racional, sendo que esse indivíduo se torna um sujeito de desejo e portador de pulsões desenfreadas. Nesse sentido, Tomás de Aquino, em sua obra Summa Theologiae (1273), trabalhou acerca do Pecado Original também por intermédio da vergonha sexual, no Tratado dos vícios e pecados, (ST, I-II, q. 72-89), da Pars Prima Secundae. O frade dominicano considera o ato primário como um pecado de concupiscência. Ademais, compreendemos o período em questão como uma temporalidade pautada sobre o pilar da carne, em que o imaginário cristão proferiu em seus discursos religiosos um ethos comportamental a ser seguido e aqueles contrários às práticas estabelecidas eram relegados à margem da sociedade.por
dc.description.abstractThe Original Sin of Adam and Eve has fostered for all Salvation History radical changes in human nature (Genesis: 3-14, 24). Augustine of Hippo in his De civitate Dei (426), Books XIII and XIV, visiting this thematic, elucidates that death was one of the consequences of the primal act, since God was not the creator of anything harmful to men. In the same way, as a result of tnhe Original Sin, there are labor pains for women and concupiscence of the flesh, which shall cause the body to be presented by the bias of negativity in the Middle Ages. In this framework, the discourses that came to and were perpetuated in the imaginary of the central-medieval period carried with them the negative representations of the Sin of Adam and Eve, corresponding to the fear of sexual pleasure, the shame of the flesh, and unbridled desire. Subsequently to the Original Sin, sexual desire has fled the realms of human reason, featuring man as a being with no submission of carnality to rational control, which prompts na individual totally subject to desire and bearer of unbridled drives. In this sense, Thomas Aquinas, in his work Summa Theologiae (1273), on the Original Sin, through sexual shame, in the Treaty of vices and sins (ST, I-II, q 72-89), of the Pars Prima Secundae, considers the primal act as a sin of concupiscence. In addition, we consider the period as a temporality based on the pillar of the flesh, in which the Christian imaginary and speeches engendered a specific ethos to be followed and relegated dissidences to the margins of Society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-12-09T13:12:16Z No. of bitstreams: 1 PABLO GATT.pdf: 1532552 bytes, checksum: 31dcaf7d4c388fa8c65a50a90f3dc0cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-09T13:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PABLO GATT.pdf: 1532552 bytes, checksum: 31dcaf7d4c388fa8c65a50a90f3dc0cb (MD5) Previous issue date: 2019-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPecado Original;por
dc.subjectSumma Theologiae;por
dc.subjectIdade Média Central;por
dc.subjectImaginário;por
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectOriginal Sin;eng
dc.subjectSumma Theologiae;eng
dc.subjectCentral Middle Ages;eng
dc.subjectImaginary;eng
dc.subjectSpeecheng
dc.subject.cnpqHistória Antiga e Medievalpor
dc.titleA HERANÇA ORIGINAL: AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO E EVA PARA A CONDIÇÃO HUMANA DE ACORDO COM A SUMMA THEOLOGIAE (1273) DE TOMÁS DE AQUINOpor
dc.title.alternativeORIGINAL INHERITANCE: THE CONSEQUENCES OF SIN OF ADAM AND EVE FOR THE HUMAN CONDITION ACCORDING TO SUMMA THEOLOGIAE (1273) FROM AQUINO TOMASeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PABLO GATT.pdfDissertação de Mestrado1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.