Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Milla Tamires Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960278362787310por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Marcio Kleos Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9310140679220334por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Marcio Kleos Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9310140679220334por
dc.contributor.referee2BAPTISTA, Alexandre Jordão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1096965877017541por
dc.contributor.referee3VELASCO, Patrícia Del Nero-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717394972836082por
dc.date.accessioned2019-11-26T13:38:14Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Milla Tamires Amorim. A dialogicidade no ensino de Filosofia: a ressignificação do diálogo pedagógico pela lógica. 2019. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2926-
dc.description.resumoUma parte expressiva da literatura sobre o ensino de filosofia aponta que este deve passar pelo próprio processo do filosofar, primando pelo diálogo. Entretanto, esses estudos parecem não depositar ênfase suficiente nas ferramentas de investigação que são indispensáveis na construção do conhecimento filosófico, e por esta razão, os métodos dialógicos propostos têm se mostrado, na prática pedagógica cotidiana, frequentemente rasos e prolixos. Deste modo, faz-se necessário uma ressignificação desse diálogo que é proposto como método de ensino de filosofia, inserindo nele, como tarefa prévia, o domínio das ferramentas lógicas de argumentação. O estudo é de caráter qualitativo e será desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, tendo como principal objetivo verificar se há algum impacto notório após o estudo prévio da lógica informal na ocorrência de uma aula dialogada efetiva que se caracterize pela dialética socrática como método de problematizar, investigar e ressignificar conceitos, representando assim o próprio ato de filosofar. A estratégia utilizada consiste em sequências didáticas nas aulas de filosofia voltada para o estudo da argumentação e o acompanhamento simultâneo do desempenho didático, nas aulas de filosofia. A partir dos resultados observados, pretende-se identificar vantagens e deficiências na abordagem empregada, bem como oferecer recomendações envolvendo a adoção de estratégias similares visando aos mesmos objetivos.por
dc.description.abstractA significant part of the literature on philosophy teaching points out that philosophy must go through the process of philosophizing, striving for dialogue. However, these studies do not seem to place sufficient emphasis on the research tools that are indispensable in the construction of philosophical knowledge, and for this reason, the proposed dialogical methods have often been shown to be shallow and wordy in everyday pedagogical practice. Thus, a resignification of this dialogue that is proposed as a method of teaching philosophy is necessary, inserting in it, as a prior task, the domain of logical tools of argumentation. The study is qualitative and will be developed in a public school of the state school system, with the main objective to verify if there is any noticeable impact after the previous study of informal logic in the occurrence of an effective dialogic class characterized by the Socratic dialectic as method of problematizing, investigating and reframing concepts, thus representing the very act of philosophizing. The strategy used consists of didactic sequences in philosophy classes focused on the study of argumentation and the simultaneous monitoring of didactic performance in philosophy classes. From the observed results, we intend to identify advantages and deficiencies in the approach employed, as well as offer recommendations involving the adoption of similar strategies aiming at the same objectives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-11-26T13:38:14Z No. of bitstreams: 1 MillaPereira.pdf: 1869517 bytes, checksum: ec1c03665dbccfd21f92d50217ce8b67 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-26T13:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MillaPereira.pdf: 1869517 bytes, checksum: ec1c03665dbccfd21f92d50217ce8b67 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectEnsino de lógicapor
dc.subjectLógica informalpor
dc.subjectTeaching of philosophyeng
dc.subjectLogic teachingeng
dc.subjectInformal logiceng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleA dialogicidade no ensino de Filosofia: a ressignificação do diálogo pedagógico pela lógicapor
dc.title.alternativeThe dialogicity in the teaching of philosophy: the resignification of the pedagogical dialogue by the logiceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MillaPereira.pdfDissertação de Mestrado1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.