Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2925
Tipo do documento: Dissertação
Título: A AGRESSÃO COMO FORMA DE DESENGAJAMENTO MORAL NO TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DO ESTADO DO MARANHÃO.
Título(s) alternativo(s): AGGRESSION AS A FORM OF MORAL DISENGAGEMENT IN TRAFFIC FROM THE MUNICIPALITY OF SÃO LUÍS IN MARANHÃO STATE.
Autor: OLIVEIRA, Suzana Maria de 
Primeiro orientador: AMORIM, Wellington Lima
Primeiro membro da banca: AMORIM, Wellington Lima
Segundo membro da banca: CARVALHO, Cristianne Almeida
Terceiro membro da banca: ZANATTA, Deisi Luzia
Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi compreender a agressão no espaço público do trânsito em ruas e avenidas de uma metrópole, no caso, a capital São Luís do Estado do Maranhão, a partir da teoria do desengajamento moral de Albert Bandura (2015; 2008). A teoria supracitada é um dos construtos básicos da Teoria Social Cognitiva formulada pelo psicólogo canadense Bandura, no qual a pessoa ignora os próprios padrões morais com vistas a agir de maneira recriminável, por meio de um conjunto de oito mecanismos psicossociais que atuam por justificativas, independentemente do contexto social, a exemplo da agressão resultante de uma colisão entre dois veículos. Além de fazer parte da realidade cotidiana, a agressão no trânsito retrata uma condição psicológica em interação social, cujas repercussões podem resultar em homicídio a partir, por exemplo, de infrações ao volante, o que justifica o seu estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica em Psicologia de caráter descritivo, com características interdisciplinares pela complementação de conhecimentos em Ciências Sociais, a partir de autores como Roberto da DaMatta (2010; 1997), Georg Simmel (2006; 1976) e Norbert Elias (1994; 1993). A abordagem adotada, por conseguinte, é a interdisciplinar para melhor compreensão da realidade, tendo em vista o interesse no estudo de uma problemática complexa que excede o escopo de uma única disciplina ou especialidade. A escolha pela abordagem interdisciplinar levou também em consideração a crença em Bandura na perspectiva interacionista quanto à moralidade. A relevância desta dissertação está em apresentar estudos que apontam, direta ou indiretamente, o fenômeno da agressão humana no trânsito, com vistas a auxiliar em projetos de intervenção no trânsito, em particular, nas metrópoles. Concluiu-se que a agressão no trânsito é multifatorial, porém, as construções teóricas de Bandura apresentam subsídios para a melhor compreensão do fenômeno em questão.
Abstract: The main objective of this dissertation was as follows: the notion of a public transit space and the streets of a metropolis, in this case, the capital of São Luis do Maranhão, based on the moral disengagement theory of Albert Bandura (2015; 2008). The aforementioned theory is one of the basic constructs of the Cognitive Social Theory formulated by Canadian psychologist Bandura, neither an ignored person nor the moral parameters themselves in order to act reproachfully through a set of eight justifying psychosocial mechanisms, regardless of the social context, an example of the aggression resulting from a collision between two vehicles. In addition, action may be a risk factor for social change, social repercussions can result in homicide from, for example, driving behind-the-scenes, which justifies its study. This is a bibliographical research in Psychology of descriptive characteristics, with interdisciplinary characteristics by complementing knowledge in Social Sciences, by authors such as Roberto DaMatta (2010; 1997), Georg Simmel (2006; 1976) and Norbert Elias (1994; 1993). The approach thus adopted is interdisciplinary to better understand reality in view of the interest in the study of a complex discipline that exceeds the scope of a discipline or specialty. The choice for the interdisciplinary approach also led to an emphasis on the interactionist perspective on morality. A study of this dissertation is currently showing studies pointing, directly or indirectly, to the phenomenon of aggression human in the traffic, with a view intervention projects, particularly in the metropolises. It was concluded that aggression is multifactorial, however, as Bandura Theoretic constructions present subsidies for a better understanding of the phenomenon in question.
Palavras-chave: Agressão;
Desengajamento Moral;
Espaço Público;
Trânsito;
Metrópole
Aggression;
Moral Disengagement;
Public place;
Traffic;
Metropolis
Área(s) do CNPq: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: OLIVEIRA, Suzana Maria de. A agressão como forma de desengajamento moral no trânsito do município de São Luís do Estado do Maranhão.. 2019. 98 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2925
Data de defesa: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzana M. de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado.759,75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.