Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Maysa Milena e Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912213726805176por
dc.contributor.advisor1LESSA, Jadir Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704453729588865por
dc.contributor.referee1LESSA, Jadir Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704453729588865por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee3XAVIER, Monalisa Pontes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8498770751178590por
dc.contributor.referee4ALCANTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.date.accessioned2019-11-26T12:15:20Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maysa Milena e Silva. Contribuições do pensamento fenomenológico-existencial na formação profissional do psicólogo no Maranhão. 2019. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luí, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2924-
dc.description.resumoA ideia da presente dissertação surgiu de profundas inquietações despertadas, na autora, no percurso acadêmico de sua formação profissional no curso de Psicologia. Sua elaboração decorre das reflexões que foram processadas nesse período. A dissertação teve como propósito pesquisar a história da Psicologia no Brasil, com ênfase nas contribuições do pensamento Fenomenológico-Existencial nos cursos de Psicologia no Maranhão, utilizando como orientação metodológica a pesquisa documental. Para desenvolver propriamente esse tema, é necessário destacar alguns elementos que atravessaram o processo histórico da implantação da Psicologia no país: a identificação das primeiras ideias psicológicas introduzidas em nosso contexto cultural e seu respectivo percurso histórico de formação profissional do psicólogo, até 2018, que foi destacado pelo Conselho Federal de Psicologia como o Ano de Formação em Psicologia. Para pesquisar o registro histórico da formação do psicólogo, no Brasil e no Maranhão, trabalhamos com documentos oficiais, como a Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962, que estabelece o exercício profissional do psicólogo e o Currículo Mínimo para sua formação, as Diretrizes Curriculares e, especialmente, as Grades Curriculares dos cursos de Psicologia no Maranhão. Por fim, apresentamos as contribuições do pensamento Fenomenológico-Existencial nos seguintes aspectos: essência humana, afetividade, a questão da técnica e o método compreensivo de Wilhelm Dilthey. Esses pontos contribuem para formação profissional do psicólogo trazendo uma base metodológica compreensiva e descritiva, que mais se adéquam às pesquisas realizadas na área das Ciências Humanas que, até então, eram obrigadas a descaracterizar os fenômenos humanos, reduzindo-os a meros fenômenos naturais, em clara subordinação às Ciências Exatas e Naturais.por
dc.description.abstractThe idea of the present dissertation arose from deep concerns aroused, in the author, in the academic course of his professional formation in the Psychology course. Its elaboration stems from the reflections that were processed during this period. The purpose of this dissertation was to study the history of Psychology in Brazil, with emphasis on the contributions of Phenomenological-Existential thinking in the courses of Psychology in Maranhão, using methodological guidance as documentary research. In order to properly develop this theme, it is necessary to highlight some elements that have crossed the historical process of the implantation of Psychology in the country: the identification of the first psychological ideas introduced in our cultural context and its respective historical path of professional formation of the psychologist, until 2018, highlighted by the Federal Council of Psychology as the Year of Training in Psychology. In order to research the historical record of the psychologist's training in Brazil and Maranhão, we work with official documents, such as Law 4,199 of August 27, 1962, which establishes the professional practice of the psychologist and the Minimum Curriculum for its formation, Curricular Guidelines and especially the Curricular Grades of Psychology courses in Maranhão. Finally, we present the contributions of Phenomenological-Existential thinking in the following aspects: human essence, affectivity, the question of technique and the comprehensive method of Wilhelm Dilthey. These points contribute to the professional formation of the psychologist by providing a comprehensive and descriptive methodological basis, which is more in line with the research carried out in the field of Human Sciences, which until then were obliged to characterize human phenomena, reducing them to mere natural phenomena, in clear subordination to Exact and Natural Sciences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-11-26T12:15:20Z No. of bitstreams: 1 MaysaAlmeida.pdf: 453797 bytes, checksum: a7a8783bf4e23daa7bbae5a98c0b9b01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-26T12:15:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaysaAlmeida.pdf: 453797 bytes, checksum: a7a8783bf4e23daa7bbae5a98c0b9b01 (MD5) Previous issue date: 2019-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissional do Psicólogopor
dc.subjectFenomenologia-existencialpor
dc.subjectGrade curricularpor
dc.subjectVocational training of the Psychologisteng
dc.subjectPhenomenology-existentialeng
dc.subjectCurricular gradeeng
dc.subject.cnpqPsicologia do Ensino e da Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleContribuições do pensamento fenomenológico-existencial na formação profissional do psicólogo no Maranhãopor
dc.title.alternativeContributions of phenomenological-existential thinking in the professional formation of the psychologist in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaysaAlmeida.pdfDissertação de Mestrado443,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.