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Tipo do documento: Dissertação
Título: BDD-I: especificações de uso de Behavior-Driven Development no desenvolvimento de jogos independentes
Título(s) alternativo(s): BDD-I: Behavior-Driven Development usage specifications in developing independent games
Autor: OLIVEIRA NETO, José Nunes de 
Primeiro orientador: SANTOS, Davi Viana dos
Primeiro coorientador: LOPES, Rafael Fernandes
Primeiro membro da banca: SANTOS, Davi Viana dos
Segundo membro da banca: LOPES, Rafael Fernandes
Terceiro membro da banca: CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero
Quarto membro da banca: SÁ, Eveline de Jesus Viana
Quinto membro da banca: SANTOS, Rodrigo Pereira dos
Resumo: A indústria de jogos lucrou, em 2018, cerca de 137,9 bilhões de dólares ao redor do mundo. A cada dia, novos jogos são publicados, o que torna este mercado bastante competitivo. Os jogos podem ser criados por grandes empresas ou podem ser desenvolvidos por equipes com poucos recursos e que objetivam inovação e originalidade, comumente conhecidos como jogos independentes. Independentemente do tamanho da organização e/ou equipe, a complexidade de desenvolvimento inerentes à produção deste tipo de específico de software é similar. Para entregar jogos com qualidade, os profissionais precisam realizar testes durante a produção de seus jogos independentes. Esses testes visam analisar características específicas deste tipo de software, como grau de diversão e aspectos de jogabilidade. No decorrer dos anos, práticas de desenvolvimento surgiram com objetivo de melhorar a qualidade do desenvolvimento de software, como exemplo o Behavior-Driven Development (BDD). Até o presente momento, poucos estudos apresentam relatos sobre seus benefícios e limitações durante o uso de BDD no ciclo de desenvolvimento de jogos. Desta forma, esta pesquisa visa analisar como o BDD pode ser empregado como prática no desenvolvimento de jogos. Para isso, investigou-se como as atividades de teste são realizadas e quais aspectos de testes de jogos são explorados durante o desenvolvimento de jogos independentes. Em seguida, realizou-se um estudo de caso de uso de BDD durante o desenvolvimento de jogos. Os dados obtidos forneceram base para construção do conjunto de especificações do Behavior-Driven Development for Indies (BDD-I), apresentado neste trabalho e formado pelo mapeamento de ciclos de desenvolvimento, pela identificação dos aspectos de testes que podem ser trabalhados com o uso da prática e por um guia para ajudar estes desenvolvedores de jogos independentes a especificar funcionalidades e cenários utilizando a Linguagem Ubíqua do BDD.
Abstract: The gaming industry in 2018 generated about 137.9 billion dollars around the world. Everyday, new games are launched, which makes this market quite competitive. The games can be created by the great AAA industry or can be developed by teams with few resources and that aim at innovation and originality, commonly known as independent games. Regardless of the size of the organization and/or team, the complexity of development inherent in the production of this type of software specific is similar. To deliver quality games, developers need to conduct tests during the independent games production. The tests aims to analyze specific characteristics of this type of software, such as degree of fun and aspects of gameplay. Over the years, development practices have emerged with the aim of improving the quality of software development, such as Behavior-Driven Development (BDD). Until now, few studies have reported on the benefits and limitations during the use of BDD in the game development cycle. In this context, this research aims to analyze how the BDD can be used as a practice in game development. To do so, it was investigated how test activities are performed and what aspects of game testing are explored during the development of independent games. Next, a case study on the use of BDD was conducted during the development of games. The collected data provided a basis for the construction of the Behavior-Driven Development for Indies (BDD-I) specification, presented on this work and consisted of a mapping of both game and bdd development cycles, the identification of test objectives that can be worked out using the practice, and a guide to help the independent game developers specify functionalities and scenarios using the BDD Ubiquitous Language.
Palavras-chave: Engenharia de software
Testes
Desenvolvimento dirigido a comportamentos
Desenvolvimento de jogos independentes
Software engineering
Testing
Behavior-Driven development
Indie game development
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: OLIVEIRA NETO, José Nunes de. BDD-I: especificações de uso de Behavior-Driven Development no desenvolvimento de jogos independentes. 2019. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2914
Data de defesa: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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