Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2902
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapeamento de ruído usando o programa Google earth Pro: uma proposta para o ensino de Física
Título(s) alternativo(s): Noise mapping using google earth program Pro: a proposal for the teaching of physics
Autor: SILVA, Neylor José Silva e 
Primeiro orientador: DINIZ, Eduardo Moraes
Primeiro membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Terceiro membro da banca: VEIT, Eliane Angela
Resumo: As práticas de ensino de Física, normalmente, têm privilegiado a transmissão de conteúdos estáticos e desconectados da realidade social. Priorizar a construção do conhecimento, dando sentido ao que é ensinado, para que a Física se torne atraente aos alunos representa um desafio da prática docente. Com o objetivo de propiciar uma prática pedagógica contextualizada e problematizadora, fundamentada no método dialético, foi elaborada uma proposta que integra um conjunto de ações didáticopedagógicas pautadas no mapeamento de ruído de tráfego veicular usando o programa Google Earth Pro, como estratégia para instrumentalizar o processo de ensino e aprendizagem de Física. Através do mapeamento de ruído promoveu-se um ensino que parte do contexto social dos alunos e retorna a ele numa perspectiva transformadora. Desta forma, oportunizou-se a participação ativa dos educandos em atividades realizadas fora do ambiente de sala de aula, que envolvem o uso de tecnologias, com enfoque no ruído, que além de som, é problema ambiental e questão de saúde pública. O produto educacional desenvolvido foi aplicado a uma turma da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade São Luís – MA, para avaliação da metodologia e das ações executadas, mostrando-se uma proposta teórico-prática adequada para ser usada em escolas. Os alunos ao estudarem a problemática do ruído de tráfego veicular se sentiram mais motivados, representando um diferencial para uma participação mais efetiva. A utilização do referencial teórico de Vygotsky (2007) associado ao método didático de Gasparin (2012) evidenciou a importância da mediação no aprendizado dos educandos, que passaram a compreender o ruído não apenas como conhecimento físico, mas também como problema ambiental e questão de saúde pública.
Abstract: Physics teaching practices usually privilege the transmission of contents which are static and disconnected from social reality. Prioritizing knowledge construction, giving meaning to what is taught, so that Physics become attractive for students represents a teaching challenge. In order to provide a contextualized and problematizing pedagogical practice, based on the dialectical method, it was elaborated a proposal that integrates a set of didactic-pedagogical actions based on noise mapping using the Google Earth Pro (GEPro) as a strategy to instrumentalize the Physics teaching and learning process. Through noise mapping, we provide teaching that starts from the students' social context and return to it in a transforming perspective. Thus, it was allowed the active participation of students in activities outside of the classroom environment, involving the use of technologies, focusing on noise, which, besides being a sound, is an environmental problem and a public health issue. The educational product developed was applied to a 2nd grade class of Ensino Médio (Brazilian equivalent to High School) of a public school in São Luís - MA, to assess methodology and the actions performed, proving to be a theoretical-practical proposal suitable for use in schools. Students felt more motivated studying the problem of vehicular traffic noise, representing a differential for a more effective participation. The use of theoretical reference of Vygotsky (2007), associated with Gasparin's didactic method (2012), showed the importance of mediation in students' learning, who came to understand noise not only as a physical knowledge, but also as an environmental problem and a public heat issue.
Palavras-chave: Ensino de Física
Teoria de Vygotsky
Método dialético
Ruído de tráfego veicular
Mapeamento de ruído
Physics Teaching
Vygotsky's Theory
Dialectical Method
Vehicular Traffic Noise
Noise Mapping
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, Neylor José Silva e. Mapeamento de ruído usando o programa Google earth Pro: uma proposta para o ensino de Física. 2019. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede – Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2902
Data de defesa: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NeylorSilva.pdfDissertação de Mestrado9,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.