Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUTRIM , Rafaelle Sanches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964843144394731por
dc.contributor.advisor1LEDA, Denise Bessa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee1LEDA, Denise Bessa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457121881894485por
dc.contributor.referee3VALE, Andréa Araujo do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270112422117690por
dc.date.accessioned2019-11-11T19:00:57Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.citationCUTRIM , Rafaelle Sanches. A financeirização do ensino superior privado e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente. 2018. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2897-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo investigar, a partir de uma Instituição de Ensino Superior pertencente ao grupo Kroton no Maranhão, as repercussões da financeirização do ensino superior privado na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente. Assim, a pesquisa consistiu em um estudo de caso e buscou como objetivos específicos: Caracterizar as atividades rotineiras e a dinâmica das relações laborais nessa Instituição de Ensino Superior; Identificar elementos da organização do trabalho que se constituem como fonte de prazer e/ou de sofrimento no cotidiano dos trabalhadores docentes; Analisar as estratégias de mediação implementadas pelos trabalhadores docentes para o enfrentamento das adversidades e dificuldades no cotidiano de trabalho. Optou-se pelo uso do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-dialético. Sob esta perspectiva, a coleta de dados teve como fonte principal a realização de entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos, com 08 professores atuantes na Instituição. Utilizou-se também a Teoria Social do Discurso, tal como elaborada por Norman Fairclough. A partir da pesquisa de campo, foi confirmada a hipótese de que houve a intensificação do trabalho docente e uma redução da autonomia do professor em relação às atividades de planejamento e ensino, após a aquisição da Instituição de Ensino Superior pesquisada pelo grupo Kroton. No complexo cotidiano desses trabalhadores foi possível verificar: restrições impostas pelo trabalho prescrito; tecnologização dos processos produzindo o aumento do trabalho em extensão e intensidade; cultura organizacional inflexível; regime de tensão frequente (controles e pressões no cumprimento de prazos e metas e medo frequente da demissão); diminuição da rede de apoio aos professores pela instituição; salas de aula muito cheias por meio do processo de “ensalamento”; salários que não valorizam o aperfeiçoamento profissional; intenso uso de estratégias de defesa individuais e coletivas; sofrimentos, mas, também, transgressões de regras e normas, resistências e enfrentamentos por parte dos docentes e discentes, reconhecimento por parte dos alunos, relações prazerosas com os pares e discentes. Tais situações e sentimentos que transitam entre a dualidade prazer-sofrimento geram muitas e diferentes repercussões na saúde e nas esferas familiar e social dos professores. Conclui-se pela defesa do trabalho docente, permeado por dignidade, sentido e reconhecimento.por
dc.description.abstractThe study aimed to investigate the repercussions of financialisation of private higher education on the pleasure-suffering dynamics of teaching worker, based on an institution of higher education belonging to the Kroton group in Maranhão. Thus, the research consisted of a case study and sought as specific objectives: To characterize the routine activities and the dynamics of labor relations in this Institution of Higher Education; Identify elements of work organization that constitute a source of pleasure and / or suffering in the daily life of teachers; To analyze the mediation strategies implemented by the teachers to confront adversities and difficulties in the daily work. It was decided to use the theoretical-methodological reference of the Psychodynamics of Work in articulation with Historical-Dialectical Materialism. From this perspective, data collection had with main source semi-structured interviews and socioeconomic questionnaires, with 08 teachers acting in the Institution. Norman Fairclough's Social Theory of Discourse was also used. From the field research, the hypothesis was confirmed that there was an intensification of the teaching work and a reduction of the autonomy of the teacher in relation to planning and teaching activities, after the acquisition of the Institution of Higher Education surveyed by the Kroton group. In the daily complex of these workers it was possible to verify: restrictions imposed by the work prescribed; technologization of the process incresing work in extension and intensity; inflexible organizational culture; frequent stress regime (controls and pressures to meet deadlines and targets, frequent fear of dismissal); reduction of the support network for teachers by the institution; very crowded classrooms through the “salting” process; wages that do not value professional development; intense use of individual and collective defense strategies; suffering, but also violations of rules and norms, resistance and confrontation on the part of teachers and students, recognition on the part of students, pleasant relations with peers and students. Such situations and feelings that pass between the pleasure-suffering duality generate many different repercussions on the health and in the family and social spheres of the teachers. It concludes by the defense of teaching work, permeated by dignity, meaning and recognition.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-11-11T19:00:57Z No. of bitstreams: 1 RAFAELLE-CUTRIM.pdf: 828000 bytes, checksum: 8bf2e907a49d2209dd2333519eb1e230 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T19:00:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAELLE-CUTRIM.pdf: 828000 bytes, checksum: 8bf2e907a49d2209dd2333519eb1e230 (MD5) Previous issue date: 2018-06-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFinanceirizaçãopor
dc.subjectEnsino superior privadopor
dc.subjectPrazer e sofrimentopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectFinanceeng
dc.subjectPrivate higher educationeng
dc.subjectPleasure and sufferingeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subject.cnpqPsicologia do Trabalho e Organizacionalpor
dc.subject.cnpqTratamento e Prevenção Psicológicapor
dc.titleA financeirização do ensino superior privado e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docentepor
dc.title.alternativeThe financialization of private higher education and its repercussions on the dynamics pleasure and suffering of the teaching workereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLE-CUTRIM.pdfDissertação de Mestrado808,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.