Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2876
Tipo do documento: Dissertação
Título: A lógica de programação: subsídios na produção de significados em ciências
Título(s) alternativo(s): The logic of programming: subsidies in the production of meanings in science
Autor: MACHADO , Raquel dos Santos Soares 
Primeiro orientador: COSTA, Hawbertt Rocha
Primeiro membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Segundo membro da banca: CASTRO, Thais Helena Chaves de
Terceiro membro da banca: BEZERRA, Cícero Wellington Brito
Resumo: Nos últimos anos, alguns países realizaram mudanças no currículo da educação básica em relação às componentes curriculares que envolvem os estudos referentes à informática. Dentro deste contexto inserem-se os estudos da Lógica de Programação, que pode auxiliar os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a interação. Esta área de conhecimento associada ao Ensino de Ciências, por exemplo, levaria o aluno a envolver-se na resolução de diversas atividades, tais como: criação de jogos, simuladores, histórias animadas e compreensão de conteúdos científicos. Desta forma, esta pesquisa buscou analisar de que modo Lógica de Programação pode contribuir para o Ensino de Ciências, sendo essa inserida como subsídio na produção de significados em ciências frente aos avanços tecnológicos e a nova geração do conhecimento. E ainda, realizar um estado da arte de como a lógica de programação está estruturada em outros países e de que maneira tem contribuído com o ensino de ciências de modo interdisciplinar; Analisar as pesquisas e/ou estudos de caso no Brasil e apresentar os resultados de aplicação do uso da lógica de programação na perspectiva sociocultural da Teoria da Ação Mediada. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, os documentos selecionados para esta pesquisa foram: currículos de computação e Ensino de Ciências e engenharia, artigos e dissertações. A técnica de estudo utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo construídas três categorias e três subcategorias de análise. Além disto, apresentamos os resultados de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Bacabal – MA, fruto das pesquisas do PEDIC. Como resultado, pudemos compreender que os currículos analisados apresentam a lógica de programação para a promoção de um ensino contextualizado e não estão “fechados” em uma perspectiva técnica. Os currículos também apresentam um caráter transformador no sentido de levar seus alunos a tomada de decisão frente a atual situação da população mundial, pois incentivam o pensamento crítico possibilitando aos alunos maior envolvimento nas questões sociais. Nas publicações selecionadas identificamos que a lógica de programação pode ser trabalhada envolvendo conteúdos diversos, tais como: cinemática, gravidade, lançamento de projéteis, hidrocarbonetos, energia, estrutura celular, sustentabilidade e meio ambiente. Estas pesquisas demonstraram processos de Ensino de Ciências inovadores, criativos, dinâmicos, interativos e motivacionais. A sequência didática construída a partir de uma perspectiva sociocultural da Teoria da Ação Mediada revelou-nos que a proposição de atividades que envolvem situações problemáticas, contribuem para a formação crítica de nossos alunos. Por fim, compreendemos que é necessário no Ensino de Ciências a inserção de metodologias, recursos didáticos e estrutura curricular, que levem os estudantes a um nível profundo de entendimentos.
Abstract: In recent years, some countries have made changes in the basic education curriculum in relation to the curriculum components that involve computer studies. Within this context are the studies of Programming Logic, which can help students develop logical thinking, creativity, innovation, critical thinking, problem solving and interaction. This area of knowledge associated with science teaching, for example, would lead the student to be involved in solving various activities, such as: creating games, simulators, animated stories and understanding of scientific content. Thus, this research aimed to analyze how Programming Logic can contribute to Science Teaching, which is inserted as a subsidy in the production of meanings in science in face of technological advances and the new generation of knowledge. Also, to realize a state of the art of how the logic of programming is structured in other countries and how it has contributed to science teaching in an interdisciplinary way; To analyze research and / or case studies in Brazil and present the results of applying the use of programming logic in the sociocultural perspective of Mediated Action Theory. The research is characterized as qualitative of the documentary type, the selected documents for this research were: computer curricula and Science Teaching and engineering, articles and dissertations. The study technique used was the content analysis of Bardin (2011), being constructed three categories and three subcategories of analysis. In addition, we present the results of a didactic sequence applied in a state school system, in the city of Bacabal - MA, the result of PEDIC research. As a result, we could understand that the curricula analyzed present the programming logic for the promotion of contextualized teaching and are not “closed” from a technical perspective. Curricula also have a transformative character in the sense that they lead their students to make decisions regarding the current situation of the world population, as they encourage critical thinking enabling students to be more involved in social issues. In the selected publications we identified that the programming logic can be worked on involving diverse contents, such as: kinematics, gravity, projectile launch, hydrocarbons, energy, cellular structure, sustainability and environment. These researches demonstrated innovative, creative, dynamic, interactive and motivational Science Teaching processes. The didactic sequence constructed from a sociocultural perspective of Mediated Action Theory revealed to us that the proposition of activities that involve problematic situations contribute to the critical formation of our students. Finally, we understand that it is necessary in science teaching to insert methodologies, didactic resources and curriculum structure that lead students to a deep level of understanding.
Palavras-chave: Currículo
Ensino de ciências
Lógica de programação
Produção de significados em ciências
Curriculum
Science teaching
Programming logic
Production of meanings in ciences
Área(s) do CNPq: Linguagens de Programação
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: MACHADO, Raquel dos Santos Soares. A lógica de programação: subsídios na produção de significados em ciências. 2019. 115. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2876
Data de defesa: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL-MACHADO.pdfDissertação de Mestrado1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.