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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Thanielle Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064746682464558por
dc.contributor.advisor1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee2BRAGA, Marcel Bruno Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1142247924140098por
dc.contributor.referee3SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2019-10-04T20:05:49Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Thanielle Souza. Experimentação no ensino de química e avaliação da aprendizagem: o enredo da prática docente em foco. 2019. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2871-
dc.description.resumoA experimentação passou a ganhar maior espaço no ensino de Ciências a partir do século XX. Desde, então, faz parte da prática docente, ou, como como é mais comum dizer, do imaginário do professor, geralmente como símbolo da excelência pedagógica na área. Hoje, a experimentação encontra-se em situação de reabilitação ou de revisão crítica, portanto, sendo importante a sua problematização no contexto educacional. Nessa ótica, a presente pesquisa buscou compreender as concepções de professores sobre o universo da experimentação no ensino de Química pela perspectiva da avaliação da aprendizagem, a partir das práticas experimentais aplicadas no planejamento disciplinar em uma amostragem de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de São Luís/Maranhão. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, apoiando-se em dois instrumentos para coleta de dados, sendo eles o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados por análise de conteúdo e organizados por rede sistêmica. Os resultados apontaram que os professores apresentam a infraestrutura física como um fator preponderante na decisão da implementação de atividades experimentais nas aulas de Química. O conteúdo é um ponto incisivo no planejamento das atividades experimentais e essas são inspiradas nos livros didáticos e/ou materiais disponíveis. A abordagem das atividades experimentais é orientada pela perspectiva demonstrativa e o contexto da prática e a sua relação com o cotidiano se dão por meio de exemplificações. A avaliação das atividades experimentais acontece de forma semelhante às aulas convencionais e os instrumentos de avaliações que os professores mais utilizam são as provas, trabalhos e/ou relatórios. Diante desse quadro, fica evidente a necessidade da desmistificação da necessidade do espaço físico para realização de atividades experimentais, e ampliação do olhar sobre elas. Pudemos perceber que investimentos na experimentação durante a formação inicial docente pode possibilitar que o professor compreenda de forma integrada o currículo, a avaliação e as metodologias, tendo em vista que nos encontramos em uma época em que os alunos são atraídos por muitos outros interesses fora da sala de aula. Portanto, os professores, são desafiados a rever suas práticas pedagógicas para se adequar às demandas de uma sociedade que também se transforma constantemente.por
dc.description.abstractExperimentation began to gain more space in science teaching from the twentieth century. Since then, it is part of the teaching practice, or, as is more common to say, the teacher's imagination, usually as a symbol of pedagogical excellence in the area. Today, the experimentation is in a situation of rehabilitation or critical revision, therefore, its problematization in the educational context is important. From this perspective, this research aimed to understand teachers' conceptions about the universe of experimentation in chemistry teaching from the perspective of learning assessment, from the experimental practices applied in disciplinary planning in a sample of public high schools in the city of São Luís/Maranhão. The methodological approach was based on the qualitative approach, based on two instruments for data collection, which were the questionnaire and semi-structured interview, which were treated by content analysis and organized by systemic network. The results showed that teachers present physical infrastructure as a major factor in the decision to implement experimental activities in chemistry classes. Content is a key point in the planning of experimental activities and these are inspired by the textbooks and / or materials available. The approach of experimental activities is guided by the demonstrative perspective and the context of the practice and its relationship with daily life are given by examples. The evaluation of the experimental activities happens similarly to the conventional classes and the evaluation instruments that teachers use the most are the tests, assignments and / or reports. Given this situation, it is evident the need to demystify the need for physical space to perform experimental activities, and broaden the look on them. We realized that investments in experimentation during initial teacher education can enable teachers to understand curriculum, assessment and methodologies in an integrated way, as we find ourselves at a time when students are attracted to many other interests outside the classroom. classroom. Therefore, teachers are challenged to review their pedagogical practices to suit the demands of a society that is constantly changing as well.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-10-04T20:05:49Z No. of bitstreams: 1 THANIELLE-SILVA.pdf: 882715 bytes, checksum: e04db9c74c4063d0ada4c802bbb33349 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-04T20:05:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THANIELLE-SILVA.pdf: 882715 bytes, checksum: e04db9c74c4063d0ada4c802bbb33349 (MD5) Previous issue date: 2019-08-27eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleExperimentação no ensino de química e avaliação da aprendizagem: o enredo da prática docente em focopor
dc.title.alternativeExperimentation in chemistry teaching and learning assessment: the focus of teaching practice in focuseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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