Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experimentação no ensino de química e avaliação da aprendizagem: o enredo da prática docente em foco
Título(s) alternativo(s): Experimentation in chemistry teaching and learning assessment: the focus of teaching practice in focus
Autor: SILVA, Thanielle Souza 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: BRAGA, Marcel Bruno Pereira
Terceiro membro da banca: SILVA, Antônio José da
Resumo: A experimentação passou a ganhar maior espaço no ensino de Ciências a partir do século XX. Desde, então, faz parte da prática docente, ou, como como é mais comum dizer, do imaginário do professor, geralmente como símbolo da excelência pedagógica na área. Hoje, a experimentação encontra-se em situação de reabilitação ou de revisão crítica, portanto, sendo importante a sua problematização no contexto educacional. Nessa ótica, a presente pesquisa buscou compreender as concepções de professores sobre o universo da experimentação no ensino de Química pela perspectiva da avaliação da aprendizagem, a partir das práticas experimentais aplicadas no planejamento disciplinar em uma amostragem de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de São Luís/Maranhão. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, apoiando-se em dois instrumentos para coleta de dados, sendo eles o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados por análise de conteúdo e organizados por rede sistêmica. Os resultados apontaram que os professores apresentam a infraestrutura física como um fator preponderante na decisão da implementação de atividades experimentais nas aulas de Química. O conteúdo é um ponto incisivo no planejamento das atividades experimentais e essas são inspiradas nos livros didáticos e/ou materiais disponíveis. A abordagem das atividades experimentais é orientada pela perspectiva demonstrativa e o contexto da prática e a sua relação com o cotidiano se dão por meio de exemplificações. A avaliação das atividades experimentais acontece de forma semelhante às aulas convencionais e os instrumentos de avaliações que os professores mais utilizam são as provas, trabalhos e/ou relatórios. Diante desse quadro, fica evidente a necessidade da desmistificação da necessidade do espaço físico para realização de atividades experimentais, e ampliação do olhar sobre elas. Pudemos perceber que investimentos na experimentação durante a formação inicial docente pode possibilitar que o professor compreenda de forma integrada o currículo, a avaliação e as metodologias, tendo em vista que nos encontramos em uma época em que os alunos são atraídos por muitos outros interesses fora da sala de aula. Portanto, os professores, são desafiados a rever suas práticas pedagógicas para se adequar às demandas de uma sociedade que também se transforma constantemente.
Abstract: Experimentation began to gain more space in science teaching from the twentieth century. Since then, it is part of the teaching practice, or, as is more common to say, the teacher's imagination, usually as a symbol of pedagogical excellence in the area. Today, the experimentation is in a situation of rehabilitation or critical revision, therefore, its problematization in the educational context is important. From this perspective, this research aimed to understand teachers' conceptions about the universe of experimentation in chemistry teaching from the perspective of learning assessment, from the experimental practices applied in disciplinary planning in a sample of public high schools in the city of São Luís/Maranhão. The methodological approach was based on the qualitative approach, based on two instruments for data collection, which were the questionnaire and semi-structured interview, which were treated by content analysis and organized by systemic network. The results showed that teachers present physical infrastructure as a major factor in the decision to implement experimental activities in chemistry classes. Content is a key point in the planning of experimental activities and these are inspired by the textbooks and / or materials available. The approach of experimental activities is guided by the demonstrative perspective and the context of the practice and its relationship with daily life are given by examples. The evaluation of the experimental activities happens similarly to the conventional classes and the evaluation instruments that teachers use the most are the tests, assignments and / or reports. Given this situation, it is evident the need to demystify the need for physical space to perform experimental activities, and broaden the look on them. We realized that investments in experimentation during initial teacher education can enable teachers to understand curriculum, assessment and methodologies in an integrated way, as we find ourselves at a time when students are attracted to many other interests outside the classroom. classroom. Therefore, teachers are challenged to review their pedagogical practices to suit the demands of a society that is constantly changing as well.
Palavras-chave: Avaliação
Currículo
Ensino de Química
Experimentação
Evaluation
Curriculum
Chemistry teaching
Experimentation
Área(s) do CNPq: Química
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VII
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SILVA, Thanielle Souza. Experimentação no ensino de química e avaliação da aprendizagem: o enredo da prática docente em foco. 2019. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2871
Data de defesa: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THANIELLE-SILVA.pdfDissertação de Mestrado862,03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.