Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Bárbara Lethicya Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6432342754570581por
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Cícero Wellington Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474300723265204por
dc.contributor.referee1BEZERRA, Cícero Wellington Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474300723265204por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE , Kiany Sirley Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810732989135120por
dc.contributor.referee3LIMA , Joacy Batista de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819647446719758por
dc.date.accessioned2019-10-01T14:52:00Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Bárbara Lethicya Silva. Textos de divulgação científica com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na formação de professores de Química da educação básica. 2019.118 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2867-
dc.description.resumoOs avanços científicos e tecnológicos, ao longo dos anos, proporcionam transformações à sociedade e neste cenário, a escola sofre readequações, que incluem à inserção de recursos, técnicas e metodologias como suporte ao ensino e à prática docente. Considerando as novas tendências educacionais, os conceitos referentes ao movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – CTSA e os Textos de Divulgação Científica (TDC), como materiais atuais e diversificados, investigamos neste trabalho as potencialidades dos TDC publicados na seção Em Dia da revista Ciência Hoje, no período de 2005 a 2018, para à inserção CTSA no ensino de Química. Utilizamos como referencial de análise, os trabalhos de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b), do qual 22 termos foram adaptados e utilizados como linhas de abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade. No total de 840 artigos analisados 27% foram selecionados e caracterizados. Os resultados indicam para Química 67,5% das atribuições, Fronteiras (disciplinas que possuem conteúdos próximos aos químicos) 18,73% com ênfase nas áreas de Biologia e Física, Temas Transversais 27,89% com destaque para ética, saúde e meio ambiente. Quanto às linhas de abordagens CTS, CTSA e Sustentabilidade, os textos foram classificados quanto a frequência de abordagem, sinalizando as abordagens medidas para resolver problemas e desenvolvimento sustentável como frequentes com o total de 40%. Os assuntos específicos do currículo de Química foram caracterizados quanto as áreas Química Geral, Físico Química e Química Orgânica, com assuntos tais como estudo dos elementos da tabela periódica, ácidos e bases, eletrólise, funções orgânicas dentre outros. Diante dos dados obtidos e considerando as dificuldades na utilização de materiais de divulgação científica (DC) e CTSA no ensino, sugerimos uma oficina como proposta didática, para a inserção de materiais de divulgação científica (DC) com enfoque CTSA no ensino de Química.por
dc.description.abstractThe scientific and technological advances, over the years, provide transformations to society and in this scenario, the school undergoes adjustments, which include the insertion of resources, techniques and methodologies as support to teaching and teaching practice. Considering the new educational trends, the concepts related to the Science, Technology, Society and Environment - CTSA movement and the Scientific Dissemination Texts (TDC), as current and diversified materials, we investigate in this work the potentialities of the TDC published in the section On magazine Ciência Hoje, from 2005 to 2018, for the insertion of CTSA in the teaching of Chemistry. Santos, Vilches and Brito (2016a), Santos, Vilches and Brito (2016b), 22 terms were adapted and used as CTS, CTSA and Sustainability approach lines. In the total of 840 articles analyzed 27% were selected and characterized. The results indicate for the area of Chemistry 67.5% attributions, Frontiers 18.73% with emphasis in the areas of Biology and Physics, Transverse Themes 27.89% with emphasis on ethics, health and environment. Regarding the lines of approaches CTS, CTSA and Sustainability, the texts were classified as the frequency of approach, having a 40% total for measures to solve problems and sustainable development. The specific subjects of the Chemistry curriculum were characterized in the areas of General Chemistry, Physical Chemistry and Organic Chemistry, with subjects such as study of the elements of the periodic table, acids and bases, electrolysis, organic functions, among others. Given the data obtained and considering the difficulties in the use of scientific dissemination materials (CTSA) and CTSA in teaching, we suggest a workshop as a didactic proposal, for the insertion of scientific dissemination materials (DC) with a CTSA focus in the teaching of Chemistry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-10-01T14:52:00Z No. of bitstreams: 1 BárbaraSousa.pdf: 1299681 bytes, checksum: 8f59f6514d877eccc974207ecafc2066 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-01T14:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BárbaraSousa.pdf: 1299681 bytes, checksum: 8f59f6514d877eccc974207ecafc2066 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectCTSApor
dc.subjectTeaching chemistryeng
dc.subjectScientific disclosureeng
dc.subjectCTSAeng
dc.subject.cnpqTeoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricularpor
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.titleTextos de divulgação científica com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na formação de professores de Química da educação básicapor
dc.title.alternativeScientific dissemination texts focusing on science, technology, society and environment in the education of chemistry teachers of basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BárbaraSousa.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.