Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2867
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Textos de divulgação científica com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na formação de professores de Química da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Scientific dissemination texts focusing on science, technology, society and environment in the education of chemistry teachers of basic education |
Autor: | SOUSA, Bárbara Lethicya Silva |
Primeiro orientador: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Primeiro membro da banca: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Segundo membro da banca: | CAVALCANTE , Kiany Sirley Brandão |
Terceiro membro da banca: | LIMA , Joacy Batista de |
Resumo: | Os avanços científicos e tecnológicos, ao longo dos anos, proporcionam transformações à sociedade e neste cenário, a escola sofre readequações, que incluem à inserção de recursos, técnicas e metodologias como suporte ao ensino e à prática docente. Considerando as novas tendências educacionais, os conceitos referentes ao movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – CTSA e os Textos de Divulgação Científica (TDC), como materiais atuais e diversificados, investigamos neste trabalho as potencialidades dos TDC publicados na seção Em Dia da revista Ciência Hoje, no período de 2005 a 2018, para à inserção CTSA no ensino de Química. Utilizamos como referencial de análise, os trabalhos de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b), do qual 22 termos foram adaptados e utilizados como linhas de abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade. No total de 840 artigos analisados 27% foram selecionados e caracterizados. Os resultados indicam para Química 67,5% das atribuições, Fronteiras (disciplinas que possuem conteúdos próximos aos químicos) 18,73% com ênfase nas áreas de Biologia e Física, Temas Transversais 27,89% com destaque para ética, saúde e meio ambiente. Quanto às linhas de abordagens CTS, CTSA e Sustentabilidade, os textos foram classificados quanto a frequência de abordagem, sinalizando as abordagens medidas para resolver problemas e desenvolvimento sustentável como frequentes com o total de 40%. Os assuntos específicos do currículo de Química foram caracterizados quanto as áreas Química Geral, Físico Química e Química Orgânica, com assuntos tais como estudo dos elementos da tabela periódica, ácidos e bases, eletrólise, funções orgânicas dentre outros. Diante dos dados obtidos e considerando as dificuldades na utilização de materiais de divulgação científica (DC) e CTSA no ensino, sugerimos uma oficina como proposta didática, para a inserção de materiais de divulgação científica (DC) com enfoque CTSA no ensino de Química. |
Abstract: | The scientific and technological advances, over the years, provide transformations to society and in this scenario, the school undergoes adjustments, which include the insertion of resources, techniques and methodologies as support to teaching and teaching practice. Considering the new educational trends, the concepts related to the Science, Technology, Society and Environment - CTSA movement and the Scientific Dissemination Texts (TDC), as current and diversified materials, we investigate in this work the potentialities of the TDC published in the section On magazine Ciência Hoje, from 2005 to 2018, for the insertion of CTSA in the teaching of Chemistry. Santos, Vilches and Brito (2016a), Santos, Vilches and Brito (2016b), 22 terms were adapted and used as CTS, CTSA and Sustainability approach lines. In the total of 840 articles analyzed 27% were selected and characterized. The results indicate for the area of Chemistry 67.5% attributions, Frontiers 18.73% with emphasis in the areas of Biology and Physics, Transverse Themes 27.89% with emphasis on ethics, health and environment. Regarding the lines of approaches CTS, CTSA and Sustainability, the texts were classified as the frequency of approach, having a 40% total for measures to solve problems and sustainable development. The specific subjects of the Chemistry curriculum were characterized in the areas of General Chemistry, Physical Chemistry and Organic Chemistry, with subjects such as study of the elements of the periodic table, acids and bases, electrolysis, organic functions, among others. Given the data obtained and considering the difficulties in the use of scientific dissemination materials (CTSA) and CTSA in teaching, we suggest a workshop as a didactic proposal, for the insertion of scientific dissemination materials (DC) with a CTSA focus in the teaching of Chemistry. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Divulgação científica CTSA Teaching chemistry Scientific disclosure CTSA |
Área(s) do CNPq: | Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular Química |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | SOUSA, Bárbara Lethicya Silva. Textos de divulgação científica com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na formação de professores de Química da educação básica. 2019.118 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2867 |
Data de defesa: | 28-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BárbaraSousa.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.