Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2866
Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS-MA.
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF THE CONTENTS OF MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS IN BOOKS HIGH SCHOOL PHYSICS DIDATICS IN THE STATE PUBLIC NETWORK OF SÃO LUÍS - MA.
Autor: PEREIRA, Patrícia do Nascimento 
Primeiro orientador: GUERINI, Silvete Coradi
Primeiro membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Segundo membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Terceiro membro da banca: CUSTÓDIO FILHO, José Francisco
Resumo: Este trabalho buscou analisar a qualidade de como estão propostos os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos Livros Didáticos (LD) de Física do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e escolhidos por três escolas públicas da cidade de São Luís-MA. Para tanto, objetivou-se (1) descrever os conteúdos de FMC e discutir sua relevância na formação científica e cidadã do aluno e (2) analisar o grau de presença dos processos de contextualização histórica/sócio cultural, ilustração/exemplificação, cotidiano e crítica. No desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa e a tipologia documental. Os LD de Física foram adquiridos em três escolas públicas estaduais de São Luís e analisados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A análise dos LD de Física ocorreu em duas frentes de trabalho. Na primeira, contatou-se que todos os livros analisados apresentaram conteúdos de FMC, porém o que os diferem é a organização desses conteúdos, sendo possível notar que há livros que destinam tópicos a mais que os outros. Verificou-se também, a presença de dois temas centrais, a Teoria da Relatividade e a Física Quântica. Isso se explica devido a notoriedade dos impactos que esses conhecimentos vêm produzindo na sociedade. Ainda na primeira frente de trabalho, notou-se a ausência dos tópicos efeito fotoelétrico e nanotecnologia em dois LD. A segunda frente de trabalho, corresponde a análise do corpo teórico dos conteúdos frente às perspectivas de contextualização. Os dados permitiram constatar que apenas dois LD apresentam a contextualização histórica/sócio cultural de forma satisfatória, além disso, a contextualização por ilustração/exemplificação é o mais utilizado pelos LD na abordagem dos conteúdos científicos. Ficou evidente que o processo de contextualização por cotidiano apresenta-se com pouca frequência nos livros analisados e a perspectiva de contextualização crítica apresenta-se apenas uma vez, superficial e somente em um livro. Com isso, concluímos que a falta de abordagem crítica nos LD dificulta o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica. Sendo que um dos principais objetivos do Ensino de Física na educação básica deve ser formar cidadãos que possam vivenciar plenamente a cidadania, desenvolvendo competências e habilidades para posicionar-se frente às questões sociais e ambientais de maneira crítica e reflexiva.
Abstract: This work aimed to analyze the quality of how the contents of Modern and Contemporary Physics (FMC) are proposed in high school Physics Textbooks (LD) approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2018 and chosen by three public schools of the city of São Luís-MA. To this end, the objective was (1) to describe the contents of FMC and to discuss its relevance in the student’s scientific and citizen formation and (2) to analyze the degree of presence of the processes of historical / socio-cultural contextualization, illustration/exemplification, daily and critical. In the development of this research, the qualitative approach and the documentary typology were used. The Physics LDs were acquired in three state public schools of São Luís and analyzed from the perspective of Bardin’s Content Analysis (2011). The analysis of the LD of Physics took place on two fronts. In the first, it was found that all the books analyzed presented FMC contents, but what differs them is the organization of these contents, being possible to notice that there are books that target more topics than the others. It was also verified the presence of two central themes, Relativity Theory and Quantum Physics. This is explained by the notoriety of the impacts that this knowledge has been producing on society. Still, on the first front, the topics were absent photoelectric effect and nanotechnology in two LD. The second work front corresponds to the analysis of the theoretical body of contents against the perspective of contextualization. The data showed that only two LD present the historical/socio-cultural contextualization satisfactorily, besides, the illustration/exemplification contextualization is the most used by the LD in the approach of the scientific contents. It was evident that the everyday contextualization process is infrequently presented in the analyzed books and the perspective of critical contextualization is presented only once, superficially and only in one book. With this, we conclude that the lack of critical approach in LD makes the process of Scientific and Technological Literacy difficult. Being one of the main objectives of Physics Education in basic education should be to train citizens who can fully experience citizenship, developing skills and abilities to position themselves in front of social and environmental issues critically and reflectively.
Palavras-chave: Ensino Médio;
Física Moderna e Contemporânea;
Livro Didático
High school;
Modern and Contemporary Physics;
Textbook
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: PEREIRA, Patrícia do Nascimento. Análise de conteúdos de física moderna e contemporânea em livros didáticos de Física do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Luís-MA.. 2019. 93 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2866
Data de defesa: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaNascimentoP..pdfDissertação de Mestrado.2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.