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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA.
Título(s) alternativo(s): APPROACHES TO HEALTH EDUCATION IN BIOLOGY TEXTBOOKS.
Autor: SILVA, Premma Hary Mendes 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: GOMES, Márcia Cristina
Terceiro membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Resumo: A Educação em Saúde compreende uma área de interface entre Educação e Saúde na qual se observa uma diversidade de compreensões, conceitos, objetivos, práticas, conteúdos e metodologias, provenientes de ambas as áreas. Nesta pesquisa objetivamos analisar a abordagem dada à Educação em Saúde nos livros didáticos de Biologia em duas coleções de Biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2018, de modo a investigar as possíveis abordagens de saúde presentes nos livros didáticos e identificar de que maneira o tema transversal “Saúde” é representado nos referidos livros. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa e na pesquisa foram adotadas estratégias metodológicas da pesquisa documental. O corpus de análise é constituído por seis livros de duas coleções de Biologia do Ensino Médio. A pesquisa documental teve início com a análise preliminar das obras selecionadas. A fase seguinte consistiu em realizar nova leitura das obras, desta vez de forma minuciosa, a partir da análise do referencial adotado sobre as abordagens em saúde. Percebemos que a abordagem biomédica é predominante nas coleções e pela forma como é apresentada nos livros nos faz entender que, por ter seu conteúdo em destaque no corpo do texto, lhe é conferida maior evidência nos livros didáticos. Essa abordagem não visibiliza adequadamente aspectos socioeconômicos, culturais, políticos, entre outros. Nos conteúdos identificados na abordagem comportamental é possível perceber a responsabilização do indivíduo sobre sua saúde e a necessidade de que sua conduta seja correta para que não haja alteração de sua condição de saúde. A abordagem socioecológica não dicotomiza as ações necessárias à promoção da saúde em individuais e coletivas, mas compreende que ambas as ações compõem as partes de um todo na construção de uma concepção de saúde que envolve o protagonismo do indivíduo, a força da coletividade e valoriza as diversas dimensões compreendidas no processo saúde-doença. Em detrimento do que é veiculado nos livros didáticos, tanto a dimensão individual quanto a dimensão coletiva da saúde precisam ser compreendidas nos conteúdos relacionados à saúde. A necessidade de adoção de uma perspectiva individual, mas também coletiva advém do fato de ser imprescindível considerar os determinantes sociais da saúde, analisados sob uma perspectiva social, visto que analisados em conformidade com o ponto de vista de comunidades tem efeito social relevante. No contexto do ensino, compreendemos que as ressignificações que o/a professor/a faz em sua prática acabam determinando a forma como a ES é trabalhada em sala de aula. Perpassa pelo trabalho docente o poder de libertar a Educação em Saúde das amarras do modelo biomédico, reducionista, acrítico, limitado para o contexto do ensino e limitante ao desenvolvimento crítico dos estudantes. Nesse sentido, destacamos a importância da Educação em Saúde para a formação cidadã, ampliando a possibilidade de formar estudantes protagonistas das ações que permitam transformar sua realidade social, seja referente à saúde individual ou coletiva ou a qualquer outro âmbito social que exija posicionamento crítico e a tomada de decisão que atenda aos interesses sociais.
Abstract: Health Education comprises an interface area between education and health in which a diversity of understandings, concepts, objectives, practices, content and methodologies, from both areas. In this research we aim to analyze the approach given to Health Education in textbooks Biology in two biology collections approved by the National Didactic Book Program (PNLD) of the year 2018, in order to investigate possible approaches in textbooks and identify how the transversal theme "Health" is represented in these books. This research is characterized as a qualitative approach and in the research methodological strategies of documentary research were adopted. The corpus of analysis consists of six books from two collections of biology of high school. The documentary research began with the preliminary analysis of the selected works. The next phase consisted of conducting a new reading of the works, this time in a thorough way, based on the analysis of the referential adopted on health approaches. We perceive that the biomedical approach is predominant in the collections and the way it is presented in the books makes us understand that by having its content highlighted in the body of the text, more evidence is conferred on the textbooks. This approach does not adequately visualize socio-economic, cultural and political aspects, among others. In the content identified in the behavioral approach, it is possible to perceive the individual's accountability about their health and the need for their conduct to be correct so that there is no change in their health condition. The socio-ecological approach does not dichotomizes the actions necessary to promote health in individual and collective, but understands that both actions compose the parts of a whole in the construction of a conception of health that involves the protagonism of the individual, the strength of the collectivity and values the various dimensions understood in the health-disease process. To the detriment of what is conveed in textbooks, both the individual dimension and the collective dimension of health need to be understood in the contentes related to health. The need to adopt an individual, but also collective, perspective stems from the fact that it is essential to consider the social determinants of health, analyzed from a social perspective, since analyzed in accordance with the point of community view has a relevant social effect. In the context of teaching, we understand that the resignifications that the teacher makes in their practice end up determining the way ES is worked in the classroom. It permeate the teaching work the power to free education in health of the restraints of the biomedical model, reductionist, uncritical, limited to the context of teaching and limiting to the critically developing of students. In this sense, we highlight the importance of Health Education for citizen training, expanding the possibility of forming students protagonists of actions that allow transforming their social reality, whether referring to individual or collective health or any other social sphere that requires critical positioning and decision-making that meets the social interests.
Palavras-chave: Educação em Saúde;
Ensino de Biologia;
Livros didáticos
Health Education;
Biology teaching;
Textbooks
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SILVA, Premma Hary Mendes. As abordagens da educação em saúde em livros didáticos de Biologia.. 2019. 99 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2865
Data de defesa: 21-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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