Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Vanessa da Silva-
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee2PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534230240595626por
dc.contributor.referee3ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee4MATOS, Pollianna Galvão Soares de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7198690684341273por
dc.date.accessioned2019-09-27T13:50:38Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationALVES, Vanessa da Silva. Delineando as fronteiras da psicologia no Instituto Federal do Maranhão: uma análise das vivências das(os) psicólogas(os).. 2019. 93 folhas Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2860-
dc.description.resumoA atuação profissional da Psicologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia tem sido majoritariamente associada na literatura à Psicologia Escolar e Educacional com viés crítico. No entanto, as pesquisas também demonstram que a vivência das 456 psicólogas(os) que trabalham nos Institutos Federais de Educação no Brasil é marcada tanto pela pluralidade de práticas, como pela apropriação singular que cada profissional faz das teorias psicológicas. A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a atuação profissional da Psicologia no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a partir das vivências das psicólogas(os). Para tal, propôs três objetivos específicos: descrever a constituição do Serviço de Psicologia do IFMA; identificar a Estrutura Descritiva Geral de Significados relacionados à prática da(o) profissional de Psicologia que trabalha no IFMA; e compreender a experiência de ser psicóloga(o) no IFMA a partir da vivência das(os) profissionais. Nesse sentido, o delineamento metodológico da Fenomenologia de Amedeo Giorgi subsidiou a investigação das vivências por meio de Entrevistas Individuais. Colaboraram com esta pesquisa nove profissionais lotadas(os) em diferentes campi do IFMA. Ao final, esta pesquisa identificou quatro eixos estruturantes para a análise do fenômeno da atuação profissional da Psicologia no IFMA: o Contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Maranhão; as Práticas da Psicologia no Instituto Federal do Maranhão; a Identidade da(o) profissional de Psicologia do IFMA; e as Relações Institucionais e a Afetividade. Ademais, identificou vinte e cinco unidades de significado relacionadas aos quatro eixos supracitados. Esta investigação demonstrou que a História do Serviço de Psicologia no IFMA está sendo constituída desde o final da década de noventa por meio de uma atuação profissional caracterizada pela pluralidade de práticas. Nesse sentido, a vivência das(os) profissionais revela a descoberta do lugar de Psicóloga(o) Escolar na instituição a partir de um processo gradativo de construção da identidade profissional. Assim, a atuação profissional do Serviço de Psicologia no IFMA está delineando as suas fronteiras a partir da demarcação de um território de práticas permeáveis e flexíveis as quais se atualizam conforme as demandas institucionais.por
dc.description.abstractThe professional performance of Psychology in the Federal Institutes of Education, Science and Technology has been mostly associated in literature to School and Educational Psychology with critical bias. However, research also demonstrates that the experience of each of the 453 psychologists currently working in brazilian Federal Institutes of Education is marked by both the plurality of practices and the unique appropriation that each professional makes of psychological theories. The present research had the main objective to analyze the professional performance of Psychology in the Federal Institute of Maranhão (IFMA), from its psychologists' experiences. To this end, the research proposed three specific objectives: describing the constitution of IFMA's Psychology Service; identifying the General Descriptive Structure of Senses related to the practice of the Psychology professional currently working in IFMA; and understanding the experience of being a psychologist at IFMA based upon the experience of professionals. For that matter, the methodological design of Amedeo Giorgi's Phenomenology subsidized the investigation of experiences through individual interviews. Nine professionals working on different IFMA campuses collaborated with this research. In the end, this research identified four structuring axes for phenomenon analysis of Psychology's professional performance in the IFMA: the Context of Professional, Scientific and Technological Education in Maranhão; the Psychology Practices at the Federal Institute of Maranhão; the Identity of IFMA's Psychology professional; and Institutional Relations and Affectivity. In addition, it identified twenty-five units of meaning related to the four aforementioned axes. This research demonstrated that the History of the Psychology Service at IFMA has been constituted since the late nineties, through professional practice characterized by the plurality of practices. For this matter, the experience of professionals reveals the discovery of the School Psychologist's place in the institution from a gradual process of professional identity construction. Thus, the professional performance of the Psychology Service at IFMA is delineating its boundaries based on demarcation of a territory of permeable and flexible practices, which are updated according to institutional demands.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-09-27T13:50:38Z No. of bitstreams: 1 Vanessa da Silva Alves.pdf: 1051234 bytes, checksum: 8d2d1e1debeaba95146b6ab2ced2fa1f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-27T13:50:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa da Silva Alves.pdf: 1051234 bytes, checksum: 8d2d1e1debeaba95146b6ab2ced2fa1f (MD5) Previous issue date: 2019-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituto Federal do Maranhão;por
dc.subjectAtuação profissional;por
dc.subjectPsicologia;por
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectFederal Institute of Maranhão;eng
dc.subjectProfessional performance;eng
dc.subjectPsychology;eng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqPsicologia do Trabalho e Organizacional.por
dc.titleDELINEANDO AS FRONTEIRAS DA PSICOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS DAS(OS) PSICÓLOGAS(OS).por
dc.title.alternativeOUTLINING THE BOUNDARIES OF PSYCHOLOGY AT THE FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃO: AN ANALYSIS OF THE EXPERIENCES OF THE PSYCHOLOGISTS(THE).eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa da Silva Alves.pdfDissertação de Mestrado1,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.