Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO , Ana Cristhine Algarves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929653552819763por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810732989135120por
dc.date.accessioned2019-09-11T16:16:24Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ana Cristhine Algarves. O uso de tecnologias digitais como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. 2019. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2844-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado trata do desenvolvimento de uma pesquisa organizada em torno do tema tecnologias na educação, na qual buscamos analisar as possibilidades e as dificuldades para o desenvolvimento de atividades que articulem o uso de um blog e de outras de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ferramentas mediadoras no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. As atividades foram desenvolvidas através de mediações realizadas pelo professor, como forma de possibilitar uma maior articulação entre os fenômenos e fatos cotidianos observados e o conhecimento elaborado e compartilhado culturalmente dentro da sociedade, a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Assim, para alcançá-lo, foi construída uma sequência didática contendo os conteúdos abordados e o desenvolvimento do blog utilizado como recurso didático para o desenvolvimento das atividades propostas. Como referencial teórico e bibliográfico, foram utilizados trechos das legislações referentes às políticas educacionais voltadas para o uso de TDIC na educação brasileira, PCN (1997) e BNCC (2017), as contribuições de alguns autores da área de Ensino de Ciências, como Krasilchik (2000), Cachapuz et al. (2002), Pozo e Crespo (2009), as considerações sobre o uso de TDIC na educação de Morán (2013) e Kenski (2012), e os estudos sobre o uso de blog no contexto educacional, de Bottentuit Junior (2011), entre outros. O percurso metodológico adotou uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos de uma pesquisa ação, com uma amostra de sujeitos participantes composta pelo professor de Ciências e 22 alunos da turma do 9° Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta os dados foram: ficha para a observação participante e questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Como resultado desta pesquisa, considera-se que ainda existem dificuldades para a inserção das TDIC no contexto educacional, entretanto, a mediação proporcionada pelo professor, aliada ao uso do blog e de outras TDIC como ferramentas mediadoras nas aulas de Ciências, ampliam a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos científicos, por despertarem nos alunos uma maior participação neste processo.por
dc.description.abstractThis master thesis discusses the development of a study about the usage of technology in the education area, in which we aim to analyze the possibilities and difficulties of developing activities that articulate the use of a blog and other digital information and communication technologies (DICT) as tools in the processes of teaching and learning Sciences, through teacher’s mediation, as a manner of promoting an association between both the daily phenomenons and facts observed, and the shared knowledge spread in the society by the historical and cultural perspective. In order to achieve this goal, it was built one didactic sequence, in which there are exposed the discussed contents and the progress of the blog that was applied as a teaching resource to the improvement of the proposed activities. As a theoretical and bibliographic background, this research was based on the educational policies, which refer to the application of DICT in the brazilian education system, PCN (1997) and BNCC (2017), and also some authors’ contributions in the Science teaching area like Krasilchik (2000), Cachapúz et al (2002), Pozo and Crespo (2009), plus the Morán’s (2013) and Kenski’s (2012) theories about the usage of DICT in education, and lastly the studies about the use of a blog in an educational setting promoted by Bottentuit Júnior and Coutinho (2011), among others. This work methodology was based on the qualitative approach adopting the procedure of a research-action, in which there were 23 participants: one of them is a Science teacher of a Junior High school, and the others are his ninth grade students. Moreover, this research data was collected by the participant observation and a questionnaire compouded by open and closed-ended questions. As a result of this study, we have concluded that there are still some difficulties to the DICT inclusion in the educacional setting, however, the teacher’s mediation combined to the use of a blog and other DICT, as tools during the Science class, promote more the learning of cientific contents due to a greater students’ role in the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-09-11T16:16:24Z No. of bitstreams: 1 ANA-RIBEIRO.pdf: 23512770 bytes, checksum: cc9fee6608a5ae385cd9f2e08b63e4fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-11T16:16:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA-RIBEIRO.pdf: 23512770 bytes, checksum: cc9fee6608a5ae385cd9f2e08b63e4fc (MD5) Previous issue date: 2019-07-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectRecursos didáticos digitaispor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectDigital information and communication echnologieseng
dc.subjectScience teaching processeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectDigital educational resourceseng
dc.subjectBlogeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleO uso de tecnologias digitais como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma turma do 9° ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe use of digital technologies as a didactic resource for science teaching and learning in a 9th grade classeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA-RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado22,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.