Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2844
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de tecnologias digitais como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of digital technologies as a didactic resource for science teaching and learning in a 9th grade class
Autor: RIBEIRO , Ana Cristhine Algarves 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão
Resumo: A presente dissertação de mestrado trata do desenvolvimento de uma pesquisa organizada em torno do tema tecnologias na educação, na qual buscamos analisar as possibilidades e as dificuldades para o desenvolvimento de atividades que articulem o uso de um blog e de outras de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ferramentas mediadoras no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. As atividades foram desenvolvidas através de mediações realizadas pelo professor, como forma de possibilitar uma maior articulação entre os fenômenos e fatos cotidianos observados e o conhecimento elaborado e compartilhado culturalmente dentro da sociedade, a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Assim, para alcançá-lo, foi construída uma sequência didática contendo os conteúdos abordados e o desenvolvimento do blog utilizado como recurso didático para o desenvolvimento das atividades propostas. Como referencial teórico e bibliográfico, foram utilizados trechos das legislações referentes às políticas educacionais voltadas para o uso de TDIC na educação brasileira, PCN (1997) e BNCC (2017), as contribuições de alguns autores da área de Ensino de Ciências, como Krasilchik (2000), Cachapuz et al. (2002), Pozo e Crespo (2009), as considerações sobre o uso de TDIC na educação de Morán (2013) e Kenski (2012), e os estudos sobre o uso de blog no contexto educacional, de Bottentuit Junior (2011), entre outros. O percurso metodológico adotou uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos de uma pesquisa ação, com uma amostra de sujeitos participantes composta pelo professor de Ciências e 22 alunos da turma do 9° Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta os dados foram: ficha para a observação participante e questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Como resultado desta pesquisa, considera-se que ainda existem dificuldades para a inserção das TDIC no contexto educacional, entretanto, a mediação proporcionada pelo professor, aliada ao uso do blog e de outras TDIC como ferramentas mediadoras nas aulas de Ciências, ampliam a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos científicos, por despertarem nos alunos uma maior participação neste processo.
Abstract: This master thesis discusses the development of a study about the usage of technology in the education area, in which we aim to analyze the possibilities and difficulties of developing activities that articulate the use of a blog and other digital information and communication technologies (DICT) as tools in the processes of teaching and learning Sciences, through teacher’s mediation, as a manner of promoting an association between both the daily phenomenons and facts observed, and the shared knowledge spread in the society by the historical and cultural perspective. In order to achieve this goal, it was built one didactic sequence, in which there are exposed the discussed contents and the progress of the blog that was applied as a teaching resource to the improvement of the proposed activities. As a theoretical and bibliographic background, this research was based on the educational policies, which refer to the application of DICT in the brazilian education system, PCN (1997) and BNCC (2017), and also some authors’ contributions in the Science teaching area like Krasilchik (2000), Cachapúz et al (2002), Pozo and Crespo (2009), plus the Morán’s (2013) and Kenski’s (2012) theories about the usage of DICT in education, and lastly the studies about the use of a blog in an educational setting promoted by Bottentuit Júnior and Coutinho (2011), among others. This work methodology was based on the qualitative approach adopting the procedure of a research-action, in which there were 23 participants: one of them is a Science teacher of a Junior High school, and the others are his ninth grade students. Moreover, this research data was collected by the participant observation and a questionnaire compouded by open and closed-ended questions. As a result of this study, we have concluded that there are still some difficulties to the DICT inclusion in the educacional setting, however, the teacher’s mediation combined to the use of a blog and other DICT, as tools during the Science class, promote more the learning of cientific contents due to a greater students’ role in the process.
Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino de ciências
Sequência didática
Recursos didáticos digitais
Blog
Digital information and communication echnologies
Science teaching process
Didactic sequence
Digital educational resources
Blog
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: RIBEIRO, Ana Cristhine Algarves. O uso de tecnologias digitais como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. 2019. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2844
Data de defesa: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA-RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado22,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.