Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2837
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nas trilhas de uma “Dona”: Joana da Rocha Santos e a cultura política nos sertões maranhenses
Título(s) alternativo(s): En las huellas de una "Dona": Joana da Rocha Santos y una cultura política en el interior de Maranhão
Autor: OLIVEIRA, Mayjara Rêgo Costa Garcia 
Primeiro orientador: CABRERA, Isabel Ibarra
Primeiro membro da banca: CABRERA, Isabel Ibarra
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Maria Izabel Barboza de Morais
Terceiro membro da banca: SILVA, Jose Carlos Aragão
Resumo: A dissertação propõe compreender a partir da trajetória de Joana da Rocha Santos - conhecida como “Dona Noca” – a cultura política dos sertões maranhenses, especificamente, no município de São João dos Patos entre os anos de 1930 a 1960. Com fins de entender a construção de uma realidade social mediante a trajetória de um indivíduo, propomos discutir as representações construídas sobre Joana da Rocha Santos, que apontam os aspectos de sua experiência histórica quando atuou na administração municipal. O recorte temporal escolhido abarca as décadas de 30 a 60, período este que vincula a trajetória de Joana da Rocha Santos às questões referentes ao contexto social e político do seu tempo. Daí, optarmos por investigações que primam por noções como cultura política, práticas de poder, representações, experiências e espaços de convívio social. Para a realização desta pesquisa, tomamos como base um conjunto de documentação que permitiu interpretarmos os dados de cunho biográficos, às representações e as produções referentes às memórias sobre Joana da Rocha Santos enquanto sujeito histórico, na utilização de fontes variadas: escritas e orais.
Abstract: La disertación propone entender desde la trayectoria de Joana da Rocha Santos, conocida como "Dona Noca", la cultura política de las tierras de Maranhão, específicamente en la ciudad de São João dos Patos, desde 1930 hasta 1960. Para entender el Construyendo una realidad social a través de la trayectoria de un individuo, nos proponemos discutir las representaciones construidas en Joana da Rocha Santos, que señalan los aspectos de su experiencia histórica cuando trabajó en la administración municipal. El marco de tiempo elegido abarca los años 30 a 60, un período que vincula la trayectoria de Joana da Rocha Santos con las cuestiones relacionadas con el contexto social y político de su tiempo. Por lo tanto, optamos por investigaciones que se centran en nociones como cultura política, prácticas de poder, representaciones, experiencias y espacios de la vida social. Para esta investigación, nos basamos en un conjunto de documentación que nos permitió interpretar datos biográficos, representaciones y producciones que se refieren a memorias sobre Joana da Rocha Santos como un tema histórico, utilizando varias fuentes: escrita y oral.
Palavras-chave: Histórias de vida
Representação
Memória
Cultura política
Sertões maranhenses
Historias de vida
Representacion
Memoria
Cultura politica
Sertões maranhenses
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: OLIVEIRA, Mayjara Rêgo Costa Garcia. Nas trilhas de uma “Dona”: Joana da Rocha Santos e a cultura política nos sertões maranhenses. 2019.168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2837
Data de defesa: 23-Mai-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayjaraCosta.pdfDissertação de Mestrado6,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.