Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRABELO, Aldrea Malheiros Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3484579911246092por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2VALE, Samyr Béliche-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1531971102610447por
dc.contributor.referee3GUEDES, Álan Livio Vasconcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481576313942910por
dc.date.accessioned2019-09-09T19:46:00Z-
dc.date.issued2019-07-16-
dc.identifier.citationRABELO, Aldrea Malheiros Oliveira. Uso dos painéis de controle pelos tutores para análise do aprendizado dos alunos de EaD. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2835-
dc.description.resumoO ensino a distância (EaD) vem sofrendo alguns problemas que são comumente vivenciados pelo ensino presencial, entre eles o alto índice de evasão dos alunos, ocasionado por fatores como a falta de adaptação à modalidade, dificuldades na aprendizagem e outros. Para servir de suporte à tomada de decisão, é possível fazer uso de um painel de controle (dashboard) na apresentação de índices acadêmicos que emblemam informações de forma direta e sucinta. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são fontes de dados para a análise de informações no âmbito acadêmico, como por exemplo, no aprendizado dos alunos, notas, frequências e outras informações. A aplicação de painel de controle atuando sobre esses dados, vem proporcionar a eficácia no processo organizacional e eficiência na visualização das informações. Este trabalho apresenta uma proposta de processo de desenvolvimento de painel de controle, a partir de um levantamento feito por Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e de uma pesquisa com grupos de tutores sendo aplicadas técnicas da metodologia de Design Participativo (DP), como o Grupo Focal, Card Sorting, Prototipagem em Papel e a aplicação do questionário de Nível de Usabilidade de Sistema (SUS).por
dc.description.abstractThe distance education (DE), have been suffering some problems that are commonly experienced by face-to-face teachings, such as the high rate of dropout of students, caused by factors like lack of adaptation to the modality, learning difficulties and others. To support decision making, it is possible to use a dashboard displaying academic indexes that represent information directly and succinctly. Virtual Learning Environments (VLEs) are sources of data for the analysis of information in the academic field, such as student learning, grades, frequencies and other information. The application of control panel acting on this data comes to provide effectiveness in the organizational process and efficiency in the information visualization. This paper presents a proposal for a control panel development process, based on a survey done by Systematic Literature Review (SLR) and research with groups of tutors being applied techniques of the Participatory Design (PD) methodology, such as Focal Group, Card Sorting, Paper Prototyping and applied the questionnaire System Usability Scale (SUS).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-09-09T19:46:00Z No. of bitstreams: 1 ALDREA-RABELO.pdf: 3299869 bytes, checksum: a522c16d121e68a815407ec86fe9ed0d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T19:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALDREA-RABELO.pdf: 3299869 bytes, checksum: a522c16d121e68a815407ec86fe9ed0d (MD5) Previous issue date: 2019-07-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPainel de controlepor
dc.subjectAnálise de aprendizadopor
dc.subjectDesign participativopor
dc.subjectDashboardpor
dc.subjectLearning analyticspor
dc.subjectParticipatory designpor
dc.subject.cnpqTeoria da Computaçãopor
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleUso dos painéis de controle pelos tutores para análise do aprendizado dos alunos de EaDpor
dc.title.alternativeUse of control panels by tutors for analysis of distance learning studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDREA-RABELO.pdfDissertação de Mestrado3,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.