Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2835
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso dos painéis de controle pelos tutores para análise do aprendizado dos alunos de EaD |
Título(s) alternativo(s): | Use of control panels by tutors for analysis of distance learning students |
Autor: | RABELO, Aldrea Malheiros Oliveira |
Primeiro orientador: | SOARES NETO, Carlos de Salles |
Primeiro membro da banca: | SOARES NETO, Carlos de Salles |
Segundo membro da banca: | VALE, Samyr Béliche |
Terceiro membro da banca: | GUEDES, Álan Livio Vasconcelos |
Resumo: | O ensino a distância (EaD) vem sofrendo alguns problemas que são comumente vivenciados pelo ensino presencial, entre eles o alto índice de evasão dos alunos, ocasionado por fatores como a falta de adaptação à modalidade, dificuldades na aprendizagem e outros. Para servir de suporte à tomada de decisão, é possível fazer uso de um painel de controle (dashboard) na apresentação de índices acadêmicos que emblemam informações de forma direta e sucinta. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são fontes de dados para a análise de informações no âmbito acadêmico, como por exemplo, no aprendizado dos alunos, notas, frequências e outras informações. A aplicação de painel de controle atuando sobre esses dados, vem proporcionar a eficácia no processo organizacional e eficiência na visualização das informações. Este trabalho apresenta uma proposta de processo de desenvolvimento de painel de controle, a partir de um levantamento feito por Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e de uma pesquisa com grupos de tutores sendo aplicadas técnicas da metodologia de Design Participativo (DP), como o Grupo Focal, Card Sorting, Prototipagem em Papel e a aplicação do questionário de Nível de Usabilidade de Sistema (SUS). |
Abstract: | The distance education (DE), have been suffering some problems that are commonly experienced by face-to-face teachings, such as the high rate of dropout of students, caused by factors like lack of adaptation to the modality, learning difficulties and others. To support decision making, it is possible to use a dashboard displaying academic indexes that represent information directly and succinctly. Virtual Learning Environments (VLEs) are sources of data for the analysis of information in the academic field, such as student learning, grades, frequencies and other information. The application of control panel acting on this data comes to provide effectiveness in the organizational process and efficiency in the information visualization. This paper presents a proposal for a control panel development process, based on a survey done by Systematic Literature Review (SLR) and research with groups of tutors being applied techniques of the Participatory Design (PD) methodology, such as Focal Group, Card Sorting, Paper Prototyping and applied the questionnaire System Usability Scale (SUS). |
Palavras-chave: | Painel de controle Análise de aprendizado Design participativo Dashboard Learning analytics Participatory design |
Área(s) do CNPq: | Teoria da Computação Tópicos Específicos de Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET |
Citação: | RABELO, Aldrea Malheiros Oliveira. Uso dos painéis de controle pelos tutores para análise do aprendizado dos alunos de EaD. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2835 |
Data de defesa: | 16-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALDREA-RABELO.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.