Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Rafael Figueiredo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7119936182050198por
dc.contributor.advisor1ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.advisor-co1FREITAS, Flávio Luiz de Castro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.contributor.referee1ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.referee2FREITAS, Flávio Luiz de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee4COSTA, Marcio Leonardo Monteiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572305712149159por
dc.date.accessioned2019-09-06T21:01:12Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationBATISTA, Rafael figueiredo da silva. Luz, câmera, som: uma análise da produção de vídeos musicais na música independente de São Luís – MA entre 2012 e 2018. 2019. 194 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2831-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a produção de vídeos musicais voltada para música independente em São Luís - MA entre os anos de 2012 e 2018. Para tanto, empreendemos o levantamento de uma videografia referente ao período para verificar o seu desenvolvimento relacionado aos avanços tecnológicos que entendemos ter contribuído para facilitar o acesso aos meios de produção e de distribuição dos produtos culturais. O estudo se funda no pensamento do materialismo cultural a partir de Williams (1960; 1979; 2001; 2011) para dar conta da produção audiovisual como produto cultural e como processo de produção deste produto. Na tentativa de perceber a ocorrência desta produção como consequência de modificações na estrutura social, cultural e econômica que tange as práticas da música independente, recorreu-se à ideia de estrutura de sentimento – própria do materialismo cultural – para tentar compreender estas transformações. Lançamos mão de um breve histórico da produção de vídeos musicais que migraram da televisão para as plataformas virtuais, sobretudo o YouTube. Para dar conta das articulações no espaço virtual, nos dirigimos à noção de bios midiático proposta por Sodré (2012) colocando a questão da democratização do acesso aos bens culturais em reflexão. As transformações sociais, culturais e econômicas advêm de avanços tecnológicos e a democratização do acesso aos meios de produção e distribuição dos bens culturais; estas "novas combinações" desequilibram a lógica econômica de oferta e demanda. Assim, faz-se necessário compreender os agentes da cultura - artistas, músicos e produtores audiovisuais - como empreendedores culturais, gestores de suas próprias carreiras, percebendo a arte como negócio. A partir da discussão do materialismo cultural e do empreendedorismo cultural, intende-se embasar a análise dos dados obtidos a partir do cruzamento de registros dos festivais Guarnicê (1989-2011; 2019) e Maranhão na Tela (2017; 2018), do Prêmio Universidade (2010-2016) com pesquisa empreendida no YouTube a partir dos registros obtidos, a fim de avaliar o crescimento e relevância da produção de vídeos musicais no cenário local.por
dc.description.abstractThis study intends to analyze music video production related to the independent music scenario in São Luís – MA over the years 2012 to 2018. Therefore, we engaged the development of a music video list from what was produced throughout those years to verify if its growth is related to the technologicals updates which we understand has favored access to the means of production and distribution of cultural products. The study is based on the theoretical approach of cultural materialism by Raymond Williams (1960, 1979, 2001, 2011) to see the audiovisual production as a cultural product and as a production process of that kind of product. Looking for realize that production as a consequence of changes in the social, cultural and economic structure that refers to the practices of independent music, we have call upon the idea of structure of feeling – from cultural materialism thesis – to understand those transformations. We turn to a brief history of the production of music videos that migrated from television to virtual platforms, especially YouTube. In order to understand the articulations in the virtual space, we address the comprehension of the media bios proposed by Sodré (2012) questioning democratization of the cultural goods. The social, cultural and economic transformations come from technological advances and the democratization of the means of production and distribution of cultural goods; these "new combinations" unbalance the economic logic of supply and demand. Thereby, it is necessary to understand the agents of culture - artists, musicians and audiovisual producers - as cultural entrepreneurs, managers of their own careers, perceiving art as business. Based on the discussion of cultural materialism and cultural entrepreneurship, we intend to base the analysis of the data obtained from the crossing of records of the festivals Guarnicê (1989-2011, 2019) and Maranhão na Tela (2017, 2018), the Prêmio Universidade (2010-2016) with research on YouTube from the records obtained, in order to evaluate the growth and relevance of the production of musical videos in the local scenario.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-09-06T21:01:12Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL-BATISTA.pdf: 1095949 bytes, checksum: dfe61635f7f3003df35aba03855c325b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-06T21:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL-BATISTA.pdf: 1095949 bytes, checksum: dfe61635f7f3003df35aba03855c325b (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvídeo musicalpor
dc.subjectprodução audiovisualpor
dc.subjectmúsica independentepor
dc.subjectmaterialismo culturalpor
dc.subjectempreendedorismo culturalpor
dc.subjectmusic videoeng
dc.subjectfilmmakingeng
dc.subjectindependent musiceng
dc.subjectcultural materialismeng
dc.subjectcultural entrepreneurshipeng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleLuz, câmera, som: uma análise da produção de vídeos musicais na música independente de São Luís – MA entre 2012 e 2018.por
dc.title.alternativeLight, camera, sound: an analysis of the production of music videos in the independent music of. Between 2012 and 2018.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL-BATISTA.pdfDissertação de Mestrado1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.