Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorASSUNÇÃO JÚNIOR , Reginaldo João-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714892105361767por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee1SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee2SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee3COSTA, Nilson Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4013473403987254por
dc.date.accessioned2019-08-23T16:10:46Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO JÚNIOR, Reginaldo João. Uma análise sobre funções exponenciais e logarítmicas em livros didáticos à luz das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2824-
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu visando garantir aos estudantes que suas aprendizagens básicas sejam desenvolvidas e consolidadas na Educação Básica. A dissertação tem como objetivo analisar as habilidades da BNCC referentes ao estudo das funções exponenciais e logarítmicas nos livros de matemática aprovados no PNLD 2018-2020: PAIVA (2015), IEZZI (2016) e SOUZA (2016), adotados em escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. Apresentam-se as concepções a respeito da matemática de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e com a BNCC, enfatizando os parâmetros desta voltados para a análise do livro didático. A partir dos dados da pesquisa, observou-se que a habilidade EM13MAT305 está contemplada nas obras referenciadas, no entanto para a EM13MAT405 não há nenhuma menção metodológica para a mesma. As demais competências, são vistas por uma ou duas obras. Portanto, conclui-se que as obras abrangem de forma parcial as habilidades, que são necessárias para que o docente tenha domínio dos conteúdos abordados no livro pedagógico. As normativas expostas na BNCC são importantes para garantir maior eficácia no ensino da matemática.por
dc.description.abstractThe Common National Curriculum Base (BNCC) has emerged to ensure students that their basic learning is developed and consolidated in basic education. The dissertation aims to analyze the BNCC skills regarding the study of exponential and logarithmic functions in mathematics books approved in PNLD 2018-2020: PAIVA (2015), IEZZI (2016) and SOUZA (2016), adopted in state schools of Maranhão. Concepts about mathematics are presented according to the National Curriculum Parameters (PCN's) and the BNCC, emphasizing its parameters for the analysis of the textbook. From the research data, it was observed that the ability EM13MAT305 is included in the referenced works, however for the EM13MAT405 there is no methodological mention for it. The other skills are seen by one or two works. Therefore, it is concluded that the works partially cover the skills, which are necessary for the teacher to have mastery of the contents covered in the pedagogical book. BNCC standards are important to ensure greater effectiveness in mathematics teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-08-23T16:10:46Z No. of bitstreams: 1 REGINALDO-ASSUNÇÃO.pdf: 3190490 bytes, checksum: 597c829e2fc8917f6538d92033bb141a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-23T16:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REGINALDO-ASSUNÇÃO.pdf: 3190490 bytes, checksum: 597c829e2fc8917f6538d92033bb141a (MD5) Previous issue date: 2019-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subject.cnpqMtemáticapor
dc.titleUma análise sobre funções exponenciais e logarítmicas em livros didáticos à luz das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeAn analysis of exponential and logarithmic functions in textbooks in light of the skills proposed by the Common National Curriculum Baseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINALDO-ASSUNÇÃO.pdfDissertação de Mestrado3,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.