Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2824
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise sobre funções exponenciais e logarítmicas em livros didáticos à luz das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular
Título(s) alternativo(s): An analysis of exponential and logarithmic functions in textbooks in light of the skills proposed by the Common National Curriculum Base
Autor: ASSUNÇÃO JÚNIOR , Reginaldo João 
Primeiro orientador: SOUZA, Valeska Martins de
Primeiro membro da banca: SOUZA, Valeska Martins de
Segundo membro da banca: SILVA, Antônio José da
Terceiro membro da banca: COSTA, Nilson Santos
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu visando garantir aos estudantes que suas aprendizagens básicas sejam desenvolvidas e consolidadas na Educação Básica. A dissertação tem como objetivo analisar as habilidades da BNCC referentes ao estudo das funções exponenciais e logarítmicas nos livros de matemática aprovados no PNLD 2018-2020: PAIVA (2015), IEZZI (2016) e SOUZA (2016), adotados em escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. Apresentam-se as concepções a respeito da matemática de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e com a BNCC, enfatizando os parâmetros desta voltados para a análise do livro didático. A partir dos dados da pesquisa, observou-se que a habilidade EM13MAT305 está contemplada nas obras referenciadas, no entanto para a EM13MAT405 não há nenhuma menção metodológica para a mesma. As demais competências, são vistas por uma ou duas obras. Portanto, conclui-se que as obras abrangem de forma parcial as habilidades, que são necessárias para que o docente tenha domínio dos conteúdos abordados no livro pedagógico. As normativas expostas na BNCC são importantes para garantir maior eficácia no ensino da matemática.
Abstract: The Common National Curriculum Base (BNCC) has emerged to ensure students that their basic learning is developed and consolidated in basic education. The dissertation aims to analyze the BNCC skills regarding the study of exponential and logarithmic functions in mathematics books approved in PNLD 2018-2020: PAIVA (2015), IEZZI (2016) and SOUZA (2016), adopted in state schools of Maranhão. Concepts about mathematics are presented according to the National Curriculum Parameters (PCN's) and the BNCC, emphasizing its parameters for the analysis of the textbook. From the research data, it was observed that the ability EM13MAT305 is included in the referenced works, however for the EM13MAT405 there is no methodological mention for it. The other skills are seen by one or two works. Therefore, it is concluded that the works partially cover the skills, which are necessary for the teacher to have mastery of the contents covered in the pedagogical book. BNCC standards are important to ensure greater effectiveness in mathematics teaching.
Palavras-chave: BNCC
Educação básica
Livro didático
Matemática
BNCC
Basic education
Textbook
Mathematics
Área(s) do CNPq: Mtemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: ASSUNÇÃO JÚNIOR, Reginaldo João. Uma análise sobre funções exponenciais e logarítmicas em livros didáticos à luz das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2824
Data de defesa: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINALDO-ASSUNÇÃO.pdfDissertação de Mestrado3,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.