Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Rogério dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314313845436107por
dc.contributor.advisor1BATISTA, Jerias Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319645549100341por
dc.contributor.advisor-co1SOUSA, Karla Cristina Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775715340052507por
dc.contributor.referee1BATISTA, Jerias Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319645549100341por
dc.contributor.referee2DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee3COUTINHO, Samir Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4815029478533461por
dc.date.accessioned2019-08-09T14:17:32Z-
dc.date.issued2018-12-24-
dc.identifier.citationCARDOSO, Rogério dos Santos. Sequência didática sobre ensino de óptica geométrica e a visão do olho humano. 2018. 277 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2812-
dc.description.resumoO uso de sequências didáticas tem ganhado cada vez mais espaço no fazer pedagógico, pois permitem a discentes e docentes um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de Óptica Geométrica e a visão do olho humano que foi desenvolvida com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a realidade que os envolve. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, a investigação de aprendizagem desenvolvida por Novak e a teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos afim de perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi exitosa em sua implementação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, nos resultados obtidos das atividades experimentais, até a capacidade dos discentes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua própria aprendizagem e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano.por
dc.description.abstractThe use of didactic sequences has been gaining more and more space in pedagogical making, since they allow students and teachers a simple and organized path in search of processes that result in meaningful learning. This work shows an application of a didactic sequence for teaching Geometric Optics and the vision of the human eye that was developed with Secondary School students. Throughout this sequence, emphasis was given to theoretical knowledge, experimental activities and research on the applications of themes in everyday situations, with a view to developing a critical view of students about the reality that surrounds them. Ausubel's meaningful learning theory, Vergnaud's conceptual field theory, Novak's learning research developed, and Moreira's critical learning theory are the theoretical foundations that underpin all this work. The evaluation of this activity was carried out throughout the whole process of implementation of the didactic sequence, giving attention to the search for different evaluation instruments in order to perceive evidence of the existence of significant critical learning in the students' responses. With the use of the different evaluation instruments, we can affirm that the didactic sequence was successful in its implementation, from the results presented in the summative evaluations, in the results obtained from the experimental activities, to the capacity of the students to behave reflexively and critically, in relation their own learning and the use of knowledge in their daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-08-09T14:17:32Z No. of bitstreams: 1 ROGÉRIO-CARDOSO.pdf: 12296764 bytes, checksum: 0c87f965bbd307da6097556d59468264 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T14:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROGÉRIO-CARDOSO.pdf: 12296764 bytes, checksum: 0c87f965bbd307da6097556d59468264 (MD5) Previous issue date: 2018-12-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectAprendizagem significativa críticapor
dc.subjectÓptica geométricapor
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectCritical meaningful learningeng
dc.subjectGeometric Optics.eng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.subject.cnpqÁreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicaçõespor
dc.subject.cnpqÓticapor
dc.titleSequência didática sobre ensino de óptica geométrica e a visão do olho humanopor
dc.title.alternativeDidactic sequence on teaching geometric optics and a view of the human eyeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO-CARDOSO.pdfDissertação de Mestrado12,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.