Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática sobre ensino de óptica geométrica e a visão do olho humano
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence on teaching geometric optics and a view of the human eye
Autor: CARDOSO, Rogério dos Santos 
Primeiro orientador: BATISTA, Jerias Alves
Primeiro coorientador: SOUSA, Karla Cristina Silva
Primeiro membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: O uso de sequências didáticas tem ganhado cada vez mais espaço no fazer pedagógico, pois permitem a discentes e docentes um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de Óptica Geométrica e a visão do olho humano que foi desenvolvida com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a realidade que os envolve. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, a investigação de aprendizagem desenvolvida por Novak e a teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos afim de perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi exitosa em sua implementação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, nos resultados obtidos das atividades experimentais, até a capacidade dos discentes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua própria aprendizagem e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano.
Abstract: The use of didactic sequences has been gaining more and more space in pedagogical making, since they allow students and teachers a simple and organized path in search of processes that result in meaningful learning. This work shows an application of a didactic sequence for teaching Geometric Optics and the vision of the human eye that was developed with Secondary School students. Throughout this sequence, emphasis was given to theoretical knowledge, experimental activities and research on the applications of themes in everyday situations, with a view to developing a critical view of students about the reality that surrounds them. Ausubel's meaningful learning theory, Vergnaud's conceptual field theory, Novak's learning research developed, and Moreira's critical learning theory are the theoretical foundations that underpin all this work. The evaluation of this activity was carried out throughout the whole process of implementation of the didactic sequence, giving attention to the search for different evaluation instruments in order to perceive evidence of the existence of significant critical learning in the students' responses. With the use of the different evaluation instruments, we can affirm that the didactic sequence was successful in its implementation, from the results presented in the summative evaluations, in the results obtained from the experimental activities, to the capacity of the students to behave reflexively and critically, in relation their own learning and the use of knowledge in their daily lives.
Palavras-chave: Sequência didática
Aprendizagem significativa crítica
Óptica geométrica
Didactic sequence
Meaningful learning
Critical meaningful learning
Geometric Optics.
Área(s) do CNPq: Física
Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Ótica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCET
Citação: CARDOSO, Rogério dos Santos. Sequência didática sobre ensino de óptica geométrica e a visão do olho humano. 2018. 277 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2812
Data de defesa: 24-Dez-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO-CARDOSO.pdfDissertação de Mestrado12,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.