Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSÁ, Raimunda Maria Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0597087040746335por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3BATISTA, Cecília Guarnieri-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3866881842479884por
dc.date.accessioned2019-08-06T14:17:44Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationSÁ, Raimunda Maria Barbosa de. O multiplano no processo de ensino da matemática: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem. 2019. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2807-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo construir com professores/ledores intervenções educacionais para estudantes do Ensino Médio com deficiência visual-DV e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem utilizando o Multiplano para elaborar um caderno com orientações metodológicas para o ensino da Matemática. Para tanto, a pesquisa foi do tipo intervenção e a técnica, análise de conteúdo mediante a categorização dos dados, envolvendo amostra 06 estudantes (02 com deficiência visual - DV e 04 videntes com dificuldade de aprendizagem), na faixa etária de 15 a 20 anos, em um Centro de Ensino Médio da rede estadual no município de Imperatriz-MA, e 06 professores (02 de Matemática, 02 ledoras de estudantes com DV e 02 da sala de recursos multifuncional - SRM). Foram aplicados, aos estudantes, ficha de identificação e o Teste de Conhecimento Numérico e aos professores/ledores, entrevista estruturada. Foram feitas análise descritiva e análise de conteúdo. Com referência (1ª / 2ª aplicação do teste). Em relação aos números naturais, estudantes com DV mantiveram os resultados (100% e 50%) de acertos e os videntes que se destacaram (de 14% para 85% e de 14% para 42%) nos acertos. Em relação aos números inteiros, estudantes com DV mantiveram os resultados (100% e 60%), e os videntes conseguiram alcançar (de 15% para 23% e de 30% para 46%) de acertos. Em relação aos números racionais, estudantes com DV tiveram êxito ( 68% para 87% e 6,25% para 37,5%) de acertos e os videntes tiveram resultados de superação ( 56% para 68%, de 37% para 56%, de 31% para 43%, e de 18% para 50%). As entrevistas revelaram a necessidade de novos percursos de aprendizagem para estudantes e ledores, diálogos entre os professores, para aprender a ensinar pessoas com deficiência e com dificuldade de aprendizagem. Ficou evidente que a intervenção pedagógica foi satisfatória para os estudantes com DV e videntes, ambos apresentaram avanços em relação aos números racionais, demonstrando que a intervenção utilizando recursos complementares junto ao Multiplano contribuiu para alcançar o objetivo de melhorar a aprendizagem dos conhecimentos básicos da Matemática.por
dc.description.abstractThe present research had as objective to construct with teachers/lectures educational interventions for high school students with visual impairment-VI and visionary students with learning difficulties using the Multiplane to elaborate a notebook with methodological guidelines for the teaching of Mathematics. In order to do so, the research was of the intervention type and the technique, content analysis through categorization of the data, involving sample 06 students (02 with visual impairment - VI and 04 visioners with learning difficulties), in the age range of 15 to 20 years, in a State High School Center in the municipality of Imperatriz-MA, and 06 teachers (02 Mathematics, 02 students with VI and 02 of the multifunctional resource room - MRR). The students were given an identification card and the Numerical Knowledge Test and the teachers/lecturers, a structured interview. Descriptive analysis and content analysis were done. With reference (1st/2nd application of the test). Regarding the natural numbers, students with VI maintained the results (100% and 50%) of correct answers and the seers who stood out (from 14% to 85% and from 14% to 42%) in the correct answers. Regarding the whole numbers, students with VI maintained the results (100% and 60%), and the viewers managed to reach (from 15% to 23% and from 30% to 46%) of correct answers. In relation to the rational numbers, students with VI were successful (68% to 87% and 6.25% to 37.5%) and the sighted students had results of overcoming (56% to 68%, from 37% to 56%, from 31% to 43%, and from 18% to 50%). The interviews revealed the need for new learning paths for students and lecturers, dialogues among teachers, to learn how to teach people with disabilities and with learning difficulties. It was evident that the pedagogical intervention was satisfactory for the students with VI and psychics, both presented advances in relation to the rational numbers, demonstrating that the intervention using complementary resources with the Multiplane contributed to reach the objective of improving the learning of the basic knowledge of Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-08-06T14:17:44Z No. of bitstreams: 1 RaimundaMariaSá.pdf: 4328171 bytes, checksum: 4a664f1b3ee2d91fff13a8155d017ff6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T14:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaimundaMariaSá.pdf: 4328171 bytes, checksum: 4a664f1b3ee2d91fff13a8155d017ff6 (MD5) Previous issue date: 2019-04-25eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpor
dc.subjectMultiplanopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectLearning difficultyeng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectStudents with visual impairmenteng
dc.subjectMultiplaneeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleO multiplano no processo de ensino da matemática: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagempor
dc.title.alternativeMultidisciplinary in the teaching process of mathematics: educational program for visually impaired students and visually impaired studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaimundaMariaSá.pdfDissertação de Mestrado4,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.