Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Cristiane Alvares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810113835025855por
dc.contributor.advisor1ANJOS, Elisa Maria dos A-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee1ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3JORDÃO, Alexandre Baptista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1096965877017541por
dc.date.accessioned2019-08-05T14:52:39Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Cristiane Alvares. O ensino de filosofia para o 6º ano da educação básica: as contribuições de projetos de trabalho e o uso da tecnologia. 2019.211 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2804-
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre o Ensino de Filosofia para o 6º ano do Ensino Fundamental na perspectiva das contribuições de Projetos de Trabalho e o uso da tecnologia. O interesse nasce da experiência como docente pedagoga no ensino de Filosofia na Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em construir uma Proposta Pedagógica em Filosofia por meio de Projetos de Trabalho materializado em um Caderno de Sugestões para o 6º ano do Ensino Fundamental em que buscamos verificar possíveis entraves pedagógicos existentes na escola estadual e propor a escola pesquisada, a aplicação de Projetos de Trabalho para o processo ensino aprendizagem no ensino de Filosofia. Para este estudo, nos fundamentamos em Hernandéz (1998), Dewey (1956); Lipman (1995), Kohan (2000); e Kenski (2008) entre outros. Realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do suporte fornecido pelos estudos bibliográficos. Em relação aos procedimentos, constituiu-se em um Estudo de Caso. Para coletar e registrar os relatos de professor e alunos utilizou-se questionários semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa foram 11 alunos do 6º ano na disciplina de Filosofia e a professora da turma em questão. O formato de Projetos de Trabalho, aqui proposto, oportunizou a utilização de diferentes linguagens em diálogo com os conteúdos filosóficos, como por exemplo, uso do vídeo por meio de filmes em formato desenho animado, em contexto educativo e filosófico direcionado ao ensino de filosofia para crianças e jovens, proporcionou o contato com paradidáticos específicos de filosofia. Concluímos como resultado deste estudo que a contribuição de Projetos de Trabalho e dos recursos digitais como ferramenta pedagógica nas aulas de Filosofia ampliam as possibilidades de aprendizagem no contexto escolar, valorizaram a atitude criativa dos alunos, favoreceu o entendimento inicial quanto as leituras filosóficas, o que proporcionou a reflexão e em alguns casos a mudança de postura diante a algumas atitudes, de pensamento.por
dc.description.abstractThe present research is about Teaching Philosophy for the 6th grade of elementary school in the perspective of the contributions of Work Projects and the use of technology. The interest come up from the experience as a Philosophy teacher in Basic Education. The general objective of this research was to construct a Pedagogical Proposal in Philosophy through Work Projects materialized in a Notebook of Suggestions for the 6th grade of Basic Education, in which we tried to check if there were some possible pedagogical obstacles in public school and to propose to it, the application of Work Projects for the learning teaching process in Philosophy, using different languages in the teaching of contents of Philosophy and applying technological resources in the process of teaching learning in this public school. For this study, we looked for support on the reflections of Hernandéz (1998), Dewey (1956); Lipman (1995), Kohan (2000); and Kenski (2008) among others. We applied a research on a qualitative approach, developed through the support provided by the bibliographic studies. Concerning to the procedures, it was established as a case study. To collect and record teacher´s and students´ reports, semi-structured questionnaires were used with open and closed questions. The participants of the research were the teacher and 11 students of the 6th grade in the subject of Philosophy. The Work Projects layout proposed here, made it possible to use different languages in dialogue with philosophical contents, such as, using video in cartoon layout, in an educational and philosophical context directed to the teaching of philosophy for children and teens, provided the contact with specific children´s books of philosophy. We conclude, as a result of this study, that the contributions of Work Projects and digital resources as pedagogical tools in Philosophy classes increase the possibilities of learning in the school context, add value to students´ creative attitude, facilitated the initial understanding of the philosophical readings, which provided the reflection and, in some cases, changed their attitude towards some ideas, their thought.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-08-05T14:52:39Z No. of bitstreams: 1 CristianeCosta.pdf: 4258866 bytes, checksum: bcfee55ef2c0c3d92f793f0b9eeef6a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristianeCosta.pdf: 4258866 bytes, checksum: bcfee55ef2c0c3d92f793f0b9eeef6a1 (MD5) Previous issue date: 2019-04-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectProjectseng
dc.subjectUse of technologyeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleO ensino de filosofia para o 6º ano da educação básica: as contribuições de projetos de trabalho e o uso da tecnologiapor
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy for the 6th grade of basic education: the contributions of work projects and the use of technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianeCosta.pdfDissertação de Mestrado4,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.