Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEIXEIRA , Andreia Fonsêca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277529156322472por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.advisor-co1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee4TEIXEIRA, Marcelo Mendonça-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668340964141011por
dc.date.accessioned2019-07-26T13:50:34Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.citationTEIXEIRA , Andreia Fonsêca. Tecnologia assistiva e inclusão educacional de alunos com deficiência visual no ensino superior: a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFMA. 2018. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2796-
dc.description.resumoConsiderando-se que o uso de Tecnologia Assistiva (TA) amplia as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual, tornando-se importante para a inclusão educacional desses alunos, o presente estudo teve como objetivo investigar como o Núcleo de Acessibilidade da UFMA (NUACE-UFMA) operacionaliza o uso de Tecnologia Assistiva em relação à inclusão de pessoas com deficiência visual. Esta investigação do tipo exploratória e descritiva teve natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram gerados a partir da aplicação de questionários aos alunos com deficiência visual atendidos no NUACE-UFMA, realização de entrevistas com os profissionais do Núcleo diretamente envolvidos no atendimento desses alunos e observação desse local. Os dados gerados pelas questões fechadas dos questionários foram tratados por meio de estatística básica, mediante a utilização do programa computacional Microsoft Office Excel, os dados gerados a partir da aplicação de entrevistas e respostas dadas às questões abertas dos questionários foram tratadas com a utilização da análise do conteúdo. Os resultados revelaram que o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão vem desenvolvendo ações cruciais para a inclusão educacional dos alunos com deficiência. Constatou-se um grande esforço do Núcleo de Acessibilidade em atender às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, inclusive com a disponibilização de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva para esse público. Entretanto, alguns fatores dificultam uma melhor atuação do NUACE no atendimento desses alunos, tais como: a carência de equipamentos de Tecnologia Assistiva, espaço físico inadequado e a insuficiência do quadro de profissionais especializados. A partir do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021, percebe-se que a UFMA reconhece esses entraves e tem a intenção de resolvê-los, inclusive por meio de aquisição de recursos de TA para alunos com deficiência visual. Ainda assim, os resultados permitiram concluir que o Núcleo de Acessibilidade da UFMA, através da oferta de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva e outros serviços de apoio são fundamentais para a promoção da inclusão educacional do aluno com deficiência visual na educação superior.por
dc.description.abstractConsidering that the use of Assistive Technology (TA) extends the possibilities of learning of students with visual impairment, becoming important for the educational inclusion of these students, the present study aimed to investigate how the Accessibility Center of UFMA (NUACE -UFMA) operates the use of Assistive Technology in relation to the inclusion of people with visual impairment. This exploratory and descriptive research was quantitative and qualitative. The data were generated from the application of questionnaires to students with visual deficiency attended at NUACE-UFMA, conducting interviews with the professionals of the Center directly involved in the care of these students and observation of this place. The data generated by the closed questions of the questionnaires were treated by means of basic statistics, using the Microsoft Office Excel computer program, the data generated from the application of interviews and answers given to the open questions of the questionnaires were treated with the use of the analysis of the content. The results revealed that the Accessibility Center of the Federal University of Maranhão has been developing crucial actions for the educational inclusion of students with disabilities. A great effort was made by the Accessibility Center to meet the specific educational needs of students with visual impairment, including the availability of Assistive Technology resources and services for this audience. However, some factors make it difficult for NUACE to better serve these students, such as the lack of Assistive Technology equipment, inadequate physical space and insufficient specialized staff. From the Institutional Development Plan 2017-2021, it is perceived that UFMA recognizes these obstacles and intends to solve them, including through the acquisition of TA resources for visually impaired students. Nevertheless, the results allowed to conclude that the UFMA Accessibility Center, through the provision of Assistive Technology resources and services and other support services are fundamental for the promotion of the educational inclusion of the visually impaired student in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-07-26T13:50:34Z No. of bitstreams: 1 ANDREIA-TEIXEIRA.pdf: 5202117 bytes, checksum: ed0c1cedc1db52984431285a71fab8c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T13:50:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREIA-TEIXEIRA.pdf: 5202117 bytes, checksum: ed0c1cedc1db52984431285a71fab8c4 (MD5) Previous issue date: 2018-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectNúcleo de Acessibilidadepor
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectAccessibility Centereng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleTecnologia assistiva e inclusão educacional de alunos com deficiência visual no ensino superior: a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFMApor
dc.title.alternativeAssistive technology and educational inclusion of visually impaired students in higher education: the performance of the UFMA Accessibility Centereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA-TEIXEIRA.pdf4,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.