Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2792
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criação e expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão: impasses da gestão e impactos institucionais
Título(s) alternativo(s): Creation and expansion of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão: management impasses and institutional impacts
Autor: SANTOS, Priscila Vieira dos 
Primeiro orientador: SOUSA, Salviana Pastor Santos
Primeiro membro da banca: SOUSA, Salviana Pastor Santos
Segundo membro da banca: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Terceiro membro da banca: CARNEIRO, Annova Miriam Ferreira
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de avaliação dos impactos organizacionais e administrativos da expansão e transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), constituído pela integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet-MA) e as Escolas Agrotécnicas Federais de São Luís e Codó. A presente pesquisa pretendeu investigar as consequências e os impasses da mudança institucional, questionando a respeito da natureza das alterações concretas na organização previamente constituída. Para tal, foi empreendido um esforço de caracterização das instituiçõesnas formas anteriores à transformação em Instituto, a percepção dos seus servidores e gestores acerca das mudanças ocorridas e os maiores desafios suscitados pelas premissas desta nova institucionalidade. Baseou-se no entendimento de que a realidade social é complexa e expressa-se pelas suas múltiplas determinações e contradições, somente apreendida por aproximação, adaptando as noções relativas à dimensão avaliativa de impacto de políticas públicas desenvolvidas por Arlette Pichardo Muñiz e Chris Roche, desenvolvendo o argumento central de Mauricio Tragtenberg, que concebe a organização burocráticacomo aparelho ideológico que congrega as teorias administrativas e também é produto e reflexo do contexto histórico e socioeconômico no qual está inserida. Foram empreendidos os procedimentos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental em registros administrativos, financeiros e normativos e relatórios disponíveis no site da instituição e em seu sistema gerencial interno e entrevistas semiestruturadascom os servidores da instituição, assim compreendidos os funcionários detentores de conhecimento empírico do processo da expansão, seja por antiguidade no órgão, seja por atuação em postos de liderança. Pretendeu-se resgatar, através destes relatos, além de momentos e características importantes da história institucional, julgamentos de valor, sentimentos e percepções acerca do momento presente e do passado da organização, utilizando-se a técnica da história de vida temática. Entre os resultados, destacamos: a identificação e a análise de efeitos da expansão em caráter imediato, como alterações na estrutura organizacional, com influência direta no funcionamento e papel da gestão de pessoas. Como impactos, foram identificados, relacionados e analisados aspectos relativos à noção compartilhada da identidade e perfil da instituição, clima organizacional e qualidade de vida, planejamento e fluxos administrativos, variáveis intervenientes e a influência da nova configuração multicampi no relacionamento entre campi preexistentes e da expansão com a reitoria. Verifica-se de forma geral uma percepção de prejuízos na coordenação das ações, maior rigidez e centralização administrativa e retrocessos na participação democrática, especialmente dos campi, apesar da recomposição da estrutura física, de pessoal e dos avanços tecnológicos no controle, transparência e monitoramento de processos e atos administrativos.
Abstract: This dissertation presents the results on the organizational and administrative impact evaluation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) transformation and expansion, constituted by integration between the Federal Center of Technical Education of Maranhão (Cefet-MA) and the Federal Agrotechnical Schools in São Luís and Codó. The following research intended to investigate the consequences and the impasses of the institutional change, questioning the nature of the concrete alterations in the previously built organization. To do so, an institution caracting effort was endeavored in previous ways to the Institute transformation, its servants and managers perception on the occurred changings and the major challenges evoked by this new institutionality. It was based on the understanding that social reality is complex and express itself through its multiple determinations and contradictions, only caught by approximation, adapting notions about the evaluating dimension of public politics impact developed by Arlette Pichardo Muñiz and Chris Roche, developing Mauricio Tragtenberg‘s central argument, which conceives the bureaucratic organization as ideological apparatus that congregates administratives theories and is also product and reflex of historical and socio-economical context where is inserted. Bibliographic research procedures had been implemented, administrative, financial and normative registers file research available on the institution‘s website and in its inner managing system and interview with the institution‘s employees, thus saying the workers who possess empirical knowledge of the expansion process, whether by working time or by leadership positions acting. It was aimed to rescue, through these reports, besides important moments and characteristics of the institutional history, value judgments, perceptions and feelings about the current days and the organization‘s past, using thematic life history technique. Among the results, we highlight: identification and effect analysis in immediate character, such as alterations in the organizational structure with direct influence onto the functioning and role of people management. As impacts, there had been identified, related and analysed aspects relative to the institution‘s profile and identity shared understanding, organizational vibe and life quality, planning and managing flows, intervening variables and the new multicampi configuration influence in the relationship between preexisting campi and the expansion with the rectory. Overall, it‘s seen a perception of action coordination losses, higher rigidity and administrative centralization and democratic participation setbacks, specially from the campi, despite the physical and personnel structure recomposition, the technological advances in control, transparence and monitoring of processes and managing acts.
Palavras-chave: Burocracia
Políticas Públicas
Avaliação de Impacto
Organização
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma)
Bureaucracy
Public politics
Impact Evaluation
Organization
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Área(s) do CNPq: Políticas Públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SANTOS, Priscila Vieira dos. Criação e expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão: impasses da gestão e impactos institucionais. 2019.160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2792
Data de defesa: 13-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscilaVieiradosSantos.pdfDissertação de Mestrado1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.