Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Rosyane de Moraes Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305787052738350por
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Alicept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.contributor.referee1Nascimento, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:43Z-
dc.date.available2014-09-15pt_BR
dc.date.issued2014-07-31pt_BR
dc.identifier.citationDUTRA, Rosyane de Moraes Martins. CONTINUING EDUCATION OF TEACHER AT SCHOOL: teaching practice and pedagogical autonomy in Early Childhood Education. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/278-
dc.description.resumoNeste estudo, compreende-se o processo de planejamento e realização da formação continuada de professoras que trabalham em uma escola de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de São Luís MA para fins investigativos das práticas docentes que levaram a uma progressiva autonomia pedagógica no próprio espaço escolar, no período de 2009 a 2011. A tessitura desta pesquisa baseia-se numa abordagem qualitativa, mas precisamente no estudo de caso. Para tanto, fez-se uso de entrevistas e questionários, enquanto instrumentos metodológicos, a fim de obter os dados que forneceram as informações referentes aos sujeitos participantes. Autores como Fusari e Rios (1995), Gadotti (1997), Freire (1999), Nóvoa (1999), Imbernón (2002), Contreras (2012) e Tardif (2012) contribuíram com as reflexões sobre a formação de professores no Brasil. Analisam-se as concepções de formação de professores presentes em cada década no Brasil, identificando as categorias da autonomia pedagógica e da prática docente. Discutem-se as políticas de Educação Infantil que revelavam os fatos e concepções que demarcam o início da proposta de formação dos professores que trabalham com as crianças pequenas. Também, em um percurso sobre os programas de formação fomentados pelas políticas municipais, analisam-se programas de formação de professores da SEMED dos anos 2000, dentre eles, o Projeto Sonhos do Futuro e o Programa São Luís Te Quero Lendo e Escrevendo. Os resultados desta pesquisa revelaram uma proposta de formação continuada que foi programada pela própria equipe pedagógica e que motivou o desenvolvimento da autonomia na escola.por
dc.description.abstractThis study comprises the process of planning and conducting the continuing education of teachers working in a school for Early Childhood Education of the City of St. Louis Public Network - MA for investigative purposes of teaching practices that led to a progressive pedagogical autonomy in their own space school, in the period 2009-2011.'s tessitura of this research is based on a qualitative approach, but precisely in the case study. To do so, made use of interviews and questionnaires, while methodological tools in order to get the data they provided the information regarding the participating subjects. Authors and Fusari e Rios (1995), Gadotti (1997), Freire (1999), Nóvoa (1999) Imbernón (2002), Contreras (2012) and Tardif (2012) contributed with reflections on teacher education in Brazil. We analyze the conceptions of teacher gifts every decade in Brazil, identifying categories of pedagogical autonomy and teaching practice. We discuss policies Childhood Education that revealed facts and concepts that mark the beginning of the proposed training of teachers working with young children. Also, in a course on training programs promoted by municipal policies, we analyze training programs for teachers of SEMED 2000s, among them the Dreams of the Future Project and Program St. Louis Te I Reading and Writing. The results of this study revealed a proposal for continuing education that was programmed by the very pedagogical team and that motivated the development of autonomy in school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA.pdf: 6765539 bytes, checksum: 6f70fdd8311c9c4cd3c959c61beab644 (MD5) Previous issue date: 2014-07-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAutonomia pedagógicapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPedagogical autonomyeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: prática docente e autonomia pedagógica na Educação Infantilpor
dc.title.alternativeCONTINUING EDUCATION OF TEACHER AT SCHOOL: teaching practice and pedagogical autonomy in Early Childhood Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA.pdf6,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.