Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOUZEIRO, Flavia Oliveira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1579504680053025por
dc.contributor.advisor1CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee1CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee2FEITOSA, Antônio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947538265856976por
dc.contributor.referee3SOUZA, Vilma de Fátima Diniz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2987026779452707por
dc.date.accessioned2019-07-24T14:03:32Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationLOUZEIRO, Flavia Oliveira da Silva. Patrimônio cultural e a educação patrimonial no Parque Nacional Serra da Capivara: uma revisão sistemática. 2019. 103 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2788-
dc.description.resumoO presente trabalho nasce da necessidade de descobrir as ações de educação patrimonial que foram desenvolvidas no âmbito do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC). Considera-se o patrimônio cultural que o referencia e que levanta questionamentos sobre o tipo de patrimônio cultural que se fala e como essa educação patrimonial se efetivou. A motivação, justificativa principal para este estudo, corresponde ao fato de que é percebida pela pesquisadora inconsistências nos discursos do cotidiano das comunidades do entorno do PNSC, por vezes criticando a criação do mesmo e, por outras, agradecendo a promoção de aprendizado e desenvolvimento. Para tanto, o objetivo a ser alcançado é descobrir o roteiro educativo, relacionado ao patrimônio, que fora investido nessas comunidades. A questão faz referência à não disponibilização, de forma facilitada e pública, dos projetos que foram desenvolvidos com as comunidades. Com efeito, utilizou-se a metodologia da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que confere ao estudo análises subjetivas do todo e mais aprofundada do grupo de documentos selecionados através dos repositórios propostos. Busca-se identificar a educação patrimonial como propulsora para a proteção e preservação do patrimônio cultural encontrado no Parque Nacional Serra da Capivara.por
dc.description.abstractThis study emerged from the need for discovering actions of heritage education that have been already developed in the Serra da Capivara National Park (PNSC). It refers to the PNSC cultural heritage and how its education program is carried out. The need for conducting this study emerges from the fact the researcher perceived daily an inconsistency among the discourses of the communities surrounding the PNSC, that sometimes criticizes it, while other times are thankful for what had been taught. In this sense, the study brings to light the issue of ‘What is taught?’ referring to how most of the projects carried out with communities are not available and from easy-access to public knowledge. Methodology is based on a Systematic Literature Review which gives an overview of the subject and an in-depth analysis on the group of documents retrieved from some selected academic repositories. Finally, it aims at identifying the heritage education as an enhancer for the protection and preservation of the cultural heritage in the Serra da Capivara National Park.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-07-24T14:03:32Z No. of bitstreams: 1 FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO.pdf: 2036832 bytes, checksum: cbd43ab05e73465416a3546767076102 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T14:03:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO.pdf: 2036832 bytes, checksum: cbd43ab05e73465416a3546767076102 (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Patrimonial;por
dc.subjectPatrimônio Cultural;por
dc.subjectPatrimônio Cultural Arqueológico;por
dc.subjectParque Nacional Serra da Capivarapor
dc.subjectHeritage Education;eng
dc.subjectCultural Heritage;eng
dc.subjectArchaeological Cultural Heritage;eng
dc.subjectSerra da Capivara National Parkeng
dc.subject.cnpqAspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.por
dc.titlePatrimônio cultural e a educação patrimonial no parque nacional Serra da Capivara: uma revisão sistemática.por
dc.title.alternativeCultural heritage and patrimonial education in Serra da Capivara national park: a systematic review.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO.pdfDissertação de Mestrado.1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.