Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Edilson Vilaço de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9574313057548320 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2083775393424616 | por |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2083775393424616 | por |
dc.contributor.referee2 | FAÇANHA, Luciano da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7318884096236926 | por |
dc.contributor.referee3 | FREITAS, Flávio Luiz Castro de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128304906555701 | por |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T13:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Edilson Vilaço de. Contextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciência. 2019. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultante da constatação da necessidade de uma didática interdisciplinar e diálogos filosóficos, utilizando alguns recursos – paradidáticos, literatura, filmes e músicas etc. –, didática esta que visaria contextualizar o ensino de filosofia com a realidade, deixando-o mais atrativo. Partindo desse escopo de possibilidades, propõe-se a prática interdisciplinar contextualizada com os temas: arte, cultura e ciência. Onde a análise dos conteúdos didáticos textuais do ensino de filosofia serão examinados dentro das possibilidades do ensino/aprendizagem do ensino de filosofia. Utilizando as análises de autores da filosofia e textos filosóficos, seguindo a proposta Didática do Professor Silvio Gallo (2012), concomitante com uma observação participante diante de uma pesquisa etnográfica do ensino de filosofia – CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, apresentando, por fim, exemplos didáticos fundamentados na pesquisa aqui explicitada. | por |
dc.description.abstract | The present work is the result of the need for an interdisciplinary didactic and philosophical dialogues, using some resources - paradidáticos, literature, films and music, etc. -, this didactics would aim to contextualize the teaching of philosophy with reality, making it more attractive. Apart from this scope of possibilities, it is proposed the interdisciplinary practice contextualized with the themes: art, culture and science. Where analysis of the textual didactic contents of philosophy teaching will be examined within the possibilities of teaching / learning philosophy teaching. Using the analysis of authors of philosophy and philosophical texts, following the proposal of Didactics of Professor Silvio Gallo (2012), concomitant with a hermeneutic observation before an ethnographic research of philosophy teaching - CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, finally presenting didactic examples based in the research explained here. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-07-18T13:40:07Z No. of bitstreams: 1 EdilsonLima.pdf: 660971 bytes, checksum: c0ed1bbf630db0cbeddb7fff12eca440 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-18T13:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdilsonLima.pdf: 660971 bytes, checksum: c0ed1bbf630db0cbeddb7fff12eca440 (MD5) Previous issue date: 2019-05-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Contextualização | por |
dc.subject | Teaching philosophy | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Contextualization | eng |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | Contextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciência | por |
dc.title.alternative | Contexts - philosophical reflection in the dialogue with the world: art, culture and science | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdilsonLima.pdf | Dissertação de Mestrado | 645,48 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.