Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Edilson Vilaço de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574313057548320por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee2FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee3FREITAS, Flávio Luiz Castro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.date.accessioned2019-07-18T13:40:07Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.citationLIMA, Edilson Vilaço de. Contextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciência. 2019. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultante da constatação da necessidade de uma didática interdisciplinar e diálogos filosóficos, utilizando alguns recursos – paradidáticos, literatura, filmes e músicas etc. –, didática esta que visaria contextualizar o ensino de filosofia com a realidade, deixando-o mais atrativo. Partindo desse escopo de possibilidades, propõe-se a prática interdisciplinar contextualizada com os temas: arte, cultura e ciência. Onde a análise dos conteúdos didáticos textuais do ensino de filosofia serão examinados dentro das possibilidades do ensino/aprendizagem do ensino de filosofia. Utilizando as análises de autores da filosofia e textos filosóficos, seguindo a proposta Didática do Professor Silvio Gallo (2012), concomitante com uma observação participante diante de uma pesquisa etnográfica do ensino de filosofia – CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, apresentando, por fim, exemplos didáticos fundamentados na pesquisa aqui explicitada.por
dc.description.abstractThe present work is the result of the need for an interdisciplinary didactic and philosophical dialogues, using some resources - paradidáticos, literature, films and music, etc. -, this didactics would aim to contextualize the teaching of philosophy with reality, making it more attractive. Apart from this scope of possibilities, it is proposed the interdisciplinary practice contextualized with the themes: art, culture and science. Where analysis of the textual didactic contents of philosophy teaching will be examined within the possibilities of teaching / learning philosophy teaching. Using the analysis of authors of philosophy and philosophical texts, following the proposal of Didactics of Professor Silvio Gallo (2012), concomitant with a hermeneutic observation before an ethnographic research of philosophy teaching - CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, finally presenting didactic examples based in the research explained here.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-07-18T13:40:07Z No. of bitstreams: 1 EdilsonLima.pdf: 660971 bytes, checksum: c0ed1bbf630db0cbeddb7fff12eca440 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-18T13:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdilsonLima.pdf: 660971 bytes, checksum: c0ed1bbf630db0cbeddb7fff12eca440 (MD5) Previous issue date: 2019-05-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectTeaching philosophyeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleContextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciênciapor
dc.title.alternativeContexts - philosophical reflection in the dialogue with the world: art, culture and sciencepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdilsonLima.pdfDissertação de Mestrado645,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.