Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciência
Título(s) alternativo(s): Contexts - philosophical reflection in the dialogue with the world: art, culture and science
Autor: LIMA, Edilson Vilaço de 
Primeiro orientador: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Segundo membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Terceiro membro da banca: FREITAS, Flávio Luiz Castro de
Resumo: O presente trabalho é resultante da constatação da necessidade de uma didática interdisciplinar e diálogos filosóficos, utilizando alguns recursos – paradidáticos, literatura, filmes e músicas etc. –, didática esta que visaria contextualizar o ensino de filosofia com a realidade, deixando-o mais atrativo. Partindo desse escopo de possibilidades, propõe-se a prática interdisciplinar contextualizada com os temas: arte, cultura e ciência. Onde a análise dos conteúdos didáticos textuais do ensino de filosofia serão examinados dentro das possibilidades do ensino/aprendizagem do ensino de filosofia. Utilizando as análises de autores da filosofia e textos filosóficos, seguindo a proposta Didática do Professor Silvio Gallo (2012), concomitante com uma observação participante diante de uma pesquisa etnográfica do ensino de filosofia – CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, apresentando, por fim, exemplos didáticos fundamentados na pesquisa aqui explicitada.
Abstract: The present work is the result of the need for an interdisciplinary didactic and philosophical dialogues, using some resources - paradidáticos, literature, films and music, etc. -, this didactics would aim to contextualize the teaching of philosophy with reality, making it more attractive. Apart from this scope of possibilities, it is proposed the interdisciplinary practice contextualized with the themes: art, culture and science. Where analysis of the textual didactic contents of philosophy teaching will be examined within the possibilities of teaching / learning philosophy teaching. Using the analysis of authors of philosophy and philosophical texts, following the proposal of Didactics of Professor Silvio Gallo (2012), concomitant with a hermeneutic observation before an ethnographic research of philosophy teaching - CAMPUS IFMA MONTE CASTELO -, finally presenting didactic examples based in the research explained here.
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Interdisciplinaridade
Contextualização
Teaching philosophy
Interdisciplinarity
Contextualization
Área(s) do CNPq: Filosofia
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: LIMA, Edilson Vilaço de. Contextos - a reflexão filosófica no diálogo com o mundo: arte, cultura e ciência. 2019. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2781
Data de defesa: 6-Mai-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdilsonLima.pdfDissertação de Mestrado645,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.