Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTIAGO, Luciano Lima Maquiné-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0665479788973775por
dc.contributor.advisor1URIBE MIRANDA, Luis Hernan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480727485255787por
dc.contributor.referee1URIBE MIRANDA, Luis Hernan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480727485255787por
dc.contributor.referee2SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee4FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.date.accessioned2019-07-17T12:32:00Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Luciano Lima Maquiné. Hermenêutica filosófica e ensino de filosofia: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médio.. 2019. 193 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2771-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma investigação sobre a prática de leitura filosófica com alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Barra do Corda. O problema apresentado se deu a partir da seguinte questão: como desenvolver as competências para realizar uma leitura filosófica dos gêneros textuais: poesias, letras de músi ca, reportagens, artigos de jornal/revistas e textos filosóficos, tendo como base a hermenêutica gadameriana? Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é desenvolver as competências da leitura filosófica aplicada a esses diferentes gêneros t extuais com base na hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer. É, portanto, uma pesquisa qualitativa hermenêutica que traz como meta propor uma metodologia de leitura filosófica para o ensino da filosofia no Ensino Médio. A dissertação apresenta ainda: os conceitos principais sobre as categorias gadamerianas: tradição, fusão de horizontes, preconceito, autoridade e história efeitual; explicita o que constitui uma leitura filosófica; concepções de leitura e o que são gêneros textuais, suas principais car acterística e importância como instrumento da linguagem. Como resultado da pesquisa realizada é apresentado ao final dessa dissertação quatro propostas de leitura filosófica hermenêutica, como forma de ensino da filosofia no nível médio.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an investigation upon the practice of philosophical reading with High School students of IFMA Campus Barra do Corda. The problem presented was ba sed on the following question: how to develop the skills to carry out a philosophical reading of the textual genres: poetry, music lyrics, news reports, newspaper/magazine articles and philosophical texts based on Gadamer's hermeneutics? Faced with this pr oblem the central objective of this research is to develop the skills of philosophical reading applied to these different genres based on the philosophical hermeneutics of Hans Georg Gadamer. Therefore this is a qualitative hermeneutic research that aims t o propose a methodology of philosophical reading for philosophy teaching in High School. The dissertation also presents: the main concepts about the Gadamerian categories tradition, fusion of horizons, prejudice, authority and effectual history; explains w hat constitutes a philosophical reading; conceptions of reading and what are textual genres, their main characteristic and importanc e as an instrument of language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-07-17T12:32:00Z No. of bitstreams: 1 Luciano L.M..pdf: 4678643 bytes, checksum: 2c257df722447c3579667b2d749ca4fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-17T12:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano L.M..pdf: 4678643 bytes, checksum: 2c257df722447c3579667b2d749ca4fd (MD5) Previous issue date: 2019-04-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura Filosóficapor
dc.subjectGêneros Textuaispor
dc.subjectGadamerpor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem.por
dc.titleHermenêutica filosófica e ensino de Filosofia: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médio.por
dc.title.alternativePhilosophical hermeneutics and teaching of Philosophy: on the way to a methodology for developing philosophical reading skills in teaching medium.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciano L.M..pdfDissertação de Mestrado.4,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.