PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE EM FILOSOFIA (PROF-FILO) : [38] Visualizar estatísticas
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A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira
O presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública. Apresentando como objetivo geral analisar a prática da leitura filosófica no ensino médio especificamente nas turmas de primeiro ano do Instituto...
Didática e ensino de filosofia: uso do whatsapp e a aprendizagem filosófica no ensino fundamental
De uma manifestação didática de reflexões filosóficas, o presente trabalho tece um conjunto de discussões sobre o uso do WhatsApp de forma didático dentro da sala de aula no ensino de filosofia e sua aprendizagem no ensino fundamental. Além disso, buscaremos entrecruzar o pensamento de filósofos como Pierre Lévy com estudiosos da educação que demonstram em suas obras como ocorre a utilização do aplicativo e suas funcionalidades. O trabalho objetiva inserir o uso do aplicativo WhatsApp na...
A CONCEPÇÃO DE ÉTICA NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD
A concepção de ética no pensamento de Kierkegaard tem uma abordagem voltada ao indivíduo ao penetrar na sua interioridade, pautando sua fé na singularidade. O ser humano, no instante em que constata o conjunto de possibilidades, passa a refletir sobre a sua relação com o mundo, consigo mesmo e com Deus. É na liberdade de escolher, frente às diversas possibilidades, que o indivíduo consolida sua singularidade existencial. A antropologia filosófica de Kierkegaard propõe uma existência huma...
O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas
Da inquietação do silêncio de reflexões filósoficas oriundas de outras culturas, principalmente do continente Africano no ensino de filosofia. O presente trabalho tece um conjunto de discursões sobre a ausência da diversidade epistêmica, centralidade do pensamento europeu, a exclusão e desqualificação de filosofias não ocidentais, sobre tudo filosofia africana e afrodiaspórica no ensino de filosofia no ensino médio. O trabalho objetiva inserir o ensino de filosofia africana e afrodiaspór...
O ensino de Filosofia à luz do pensamento de Edith Stein: um relato da prática de oficinas filosóficas como itinerário para a vivência empática
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o problema do ensino, em especial o ensino de Filosofia, e seu impacto na formação do estudante enquanto pessoa, membro de uma comunidade. Para tal, recorro ao pensamento filosófico e antropológico de Edith Stein, como inspiração primária, além de outros autores que se dedicaram à questão do ensino e da formação da pessoa. Stein propõe ao longo de sua obra uma visão educativa que retoma, em vários aspectos, a concepção cristã de educação ...
Pedagogia da mímesis no ensino de Filosofia: Repensando a prática educativa na educação básica
Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática...
Agir comunicativo como proposta metodológica ao ensino de Filosofia
Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos utilizar uma didática volta...
Fazer a práxis como fundamento metodológico para o ensino de Filosofia em Gramsci
A filosofia da práxis de Antonio Gramsci, no formato de literatura de cordel, é a possibilidade de inovar a nossa metodologia de filosofia em sala aula, oferecendo mais qualidade na prática docente de filosofia e favorecendo a aprendizagem dos discentes na Escola Estadual de Ensino Médio, Centro de Ensino Nazaré Ramos. A filosofia da práxis para Gramsci é constituída pela ação final, que traz no seu corpo a inseparabilidade entre a teoria e a prática, num processo de compreensão da ...
O ensino da Filosofia no 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juscelino Kubitschek do povoado Mamorana - São Bernardo-MA
O ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolvimento de uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano ...
O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-açu
A investigação realizada na presente pesquisa versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem...
Cinema e pensamento: uma experiência pedagógica para o ensino de Filosofia no nível médio da educação básica
O seguinte trabalho sugere pensar sobre Filosofia nas escolas de ensino médioe como os professores podem trazê-la para a sala de aula. O estudo visa refletir sobre a relação entre cinema e Filosofia e sobre a possibilidade de apresentar o cinema como fonte de material de reflexão sobre a Filosofia e seus conceitos na educação básica, a partir das notas de Gilles Deleuze (2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) e Julio Cabrera (2006). Estudaremos as questões relacionadas ao ensino de Filoso...
Filosofia e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), presença ou ausência? A Filosofia e o novo Ensino Médio
Uma problemática recorrente na história do ensino de Filosofia no Brasil diz respeito da presença da Filosofia e de seus conteúdos no ensino brasileiro. Com homologação da BNCC, em 14 de dezembro de 2018, esse debate torna-se proeminente, haja vista, embora a BNCC não seja um consenso, ela é uma realidade e estar em estágio de implementação e, essa implementação, interferi diretamente na política pedagógica da escola, na estrutura curricular da escola e na prática docente no exercício do ...
O ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentes
Esse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do município de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções te...
Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o Ensino Médio
A pesquisa apresentada neste trabalho propõe a utilização da Literatura Fantástica no ensino de Filosofia como uma ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. A Literatura Fantástica pode ser um recurso didático capaz de despertar no aluno do ensino médio um maior interesse pelas aulas de Filosofia. Para fundamentar nossos estudos abordamos a perspectiva todoroviana e sartreana sobre o gênero fantástico. Verificamos a viabilid...
As TDIC’s como meios de produção e a consciência filosófica
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar se os espaços de diálogos e potencialidades promovidos pelas TDIC’s, podem contribuir para a formação da consciência filosófica. Para tanto, como primeiro objetivo específico iremos demonstrar o humano, a sociedade e a educação como fundamento de um ensino de filosofia. O segundo objetivo será explicar as TDIC’s como meios de produção e a formação da consciência filosófica. O terceiro e último, demonstrar se os professores de ...
O ensino de filosofia: análise da atuação educativa de êxito tertúlia dialógica buscando a autonomia discente na Escola de Tempo Integral
Esse estudo tem como objetivo analisar a Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica em Filosofia que busca a autonomia do aluno na Escola de Tempo Integral, enquanto a educação torna o educando um ser moral, a partir de uma investigação teórico-metodológica, que contribua com o desenvolvimento da autonomia dos discentes no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa. A partir das teorias educacionais de Immanuel Kant parte-se do pressuposto de que se quisermos uma educação para transform...
Libras e ensino de Filosofia: a experiência do pensar pelas mãos que falam
Por meio de pesquisa teórico-metodológica, nosso trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta de elaborar material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que...
Ensino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhão
O presente trabalho pretende analisar a arte cinematográfica como linguagem que amplia as reflexões filosóficas. Avaliar o quanto um filme pode contribuir, sem argumentar de forma tradicional, com o aprofundamento do nosso conhecimento, potencializando nossas percepções e redimensionando nossas reflexões. Traz como tema a relação entre filosofia e cinema, mais precisamente o ensino de filosofia mediado pelo cinema. Aqui pretende-se defender a ideia de que o filme, pelas suas parti...
Filosofia da escuta e prática docente no contexto da educação profissional integrada: estudo de caso no Campus Bragança do IFPA
Esta dissertação apresenta, como problemática circunstancial e balizadora, a intenção de responder à seguinte questão: como os discentes do curso de Edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessa escuta no repensar da prática docente de filosofia? Este problema surge a partir das minhas inquietações de escutar os discentes proferirem impressões/dizeres sobre a prática docente. Tais percepções discentes sobre os fazeres docentes sempre me instigava...
O ensino de Filosofia na palma da mão: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp
A presente pesquisa tem como objeto de análise uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso didático para o ensino de Filosofia por meio do WhatsApp numa perspectiva sobre o desenvolvimento da inteligência coletiva. E, como objetivo geral: analisar o uso do WhatsApp como recurso didático nas aulas de Filosofia na escola pública estadual C.E. Vicente Maia como mediação para aprendizagem filosófica. Quanto à metodologia esta...
- 38 UFMA
- 38 Dissertação
Coleções desta comunidade
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) [38]
O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.