Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Michelle Sena Rosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291232931056258por
dc.contributor.advisor1SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418404538115970por
dc.contributor.referee1SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418404538115970por
dc.contributor.referee2SANTOS, Salviana Maria de Pastor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050800993055954por
dc.contributor.referee3AZAR, Zaira Sabry-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0641594522827371por
dc.date.accessioned2019-07-08T15:00:39Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, Michelle Sena Rosa de. Relação do Movimento Sem Terra-MST com o Estado na construção de políticas públicas de educação do campo no Maranhão (2003 - 2016).. 2019. 187 folhas. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2759-
dc.description.resumoExame da relação entre o Estado e o Movimento Sem Terra-MST, sua ação política e estratégias de luta, quanto à efetivação de respostas, materializadas em políticas públicas e na oferta de Educação do Campo, a partir do período de 2003 à 2016, considerando a correlação de forças assumidas pela Forma-Estado brasileira quanto à adoção de políticas nacionais de educação nessa área no âmbito das particularidades do Estado do Maranhão e seus nexos com a questão agrária. A proposta metodológica está referenciada no materialismo histórico e dialético, com base empírica no levantamento bibliográfico e documental, seguido da pesquisa de campo de tipo qualitativo, além de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos informantes da pesquisa. A pesquisa permitiu evidenciar que, no Maranhão, há uma oferta precarizada de Educação Básica, apesar das conquistas históricas dos movimentos sociais, estes entendidos como sujeitos políticos e de políticas públicas, especificamente, deu-se ênfase à ação política do MST nesse aspecto. Também se concluiu que não há uma política estadual e nem de governo para a Educação Básica do Campo, mas sim, ações pontuais e implementação de programas federais nessa área. A Educação do Campo no Maranhão, como práxis educativa transformadora, bem como sua oferta e a construção de políticas públicas efetivas, ainda se constitui um desafio, ao se pretender uma educação que esteja compromissada com a emancipação humana como elemento fundamental no processo formativo dos sujeitos do campo no Maranhão.por
dc.description.abstractExamen des relations entre l'État et le MST, de son action politique et de ses stratégies de lutte, en ce qui concerne l'efficacité des réponses, concrétisées dans les politiques publiques et dans l'offre de Field Education, de 2003 à 2016, en tenant compte de la corrélation des forces. assumé par l‟État brésilien-Forme concernant l‟adoption de politiques nationales d‟éducation dans ce domaine compte tenu des particularités de l‟État de Maranhão et de ses liens avec la question agraire. La proposition méthodologique est référencée dans le matérialisme historique et dialectique, avec une base empirique dans l'enquête bibliographique et documentaire, suivie d'une recherche qualitative sur le terrain, ainsi que d'entretiens semi-structurés avec les sujets de recherche. La recherche a montré qu‟il existe au Maranhão une offre d‟éducation de base précaire, malgré les réalisations historiques des mouvements sociaux, qui sont compris comme des sujets politiques et des politiques publiques, l‟accent étant mis sur l‟action politique du MST à cet égard. Il a également été conclu qu‟il n‟existait pas de politique d‟État ni de gouvernement pour l‟éducation de base sur le terrain, mais plutôt des actions spécifiques et la mise en oeuvre de programmes fédéraux dans ce domaine. Il est conclu que Field Education in Maranhão, en tant que praxis pédagogique en transformation, ainsi que son offre et la construction de politiques publiques efficaces, reste un défi, si nous voulons une éducation qui est engagée dans l‟émancipation humaine en tant qu‟élément fondamental du processus. formation de sujets de terrain à Maranhão.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-07-08T15:00:39Z No. of bitstreams: 1 Michelle S.Rosa de Araújo.pdf: 1035659 bytes, checksum: 2f46d859e922598525da1c526792f50f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-08T15:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle S.Rosa de Araújo.pdf: 1035659 bytes, checksum: 2f46d859e922598525da1c526792f50f (MD5) Previous issue date: 2019-06-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campo; Políticas Públicas; Estado; MST; Maranhãopor
dc.subjectÉducation de base sur le terrain; Politiques; Etat; MST; Maranhãofra
dc.subject.cnpqPolíticas Públicas.por
dc.titleRELAÇÃO DO MOVIMENTO SEM TERRA-MST COM O ESTADO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO (2003 - 2016).por
dc.title.alternativeRELATION DU MOUVEMENT SANS TERRA-MST AVEC L'ETAT DANS LA CONSTRUCTION DE POLITIQUES PUBLIQUES D'EDUCATION DU TERRAIN DE MARANHÃO (2003 - 2016).fra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle S.Rosa de Araújo.pdfDissertação de Mestrado.1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.