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Tipo do documento: Dissertação
Título: RELAÇÃO DO MOVIMENTO SEM TERRA-MST COM O ESTADO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO (2003 - 2016).
Título(s) alternativo(s): RELATION DU MOUVEMENT SANS TERRA-MST AVEC L'ETAT DANS LA CONSTRUCTION DE POLITIQUES PUBLIQUES D'EDUCATION DU TERRAIN DE MARANHÃO (2003 - 2016).
Autor: ARAÚJO, Michelle Sena Rosa de 
Primeiro orientador: SILVA, José de Ribamar Sá
Primeiro membro da banca: SILVA, José de Ribamar Sá
Segundo membro da banca: SANTOS, Salviana Maria de Pastor
Terceiro membro da banca: AZAR, Zaira Sabry
Resumo: Exame da relação entre o Estado e o Movimento Sem Terra-MST, sua ação política e estratégias de luta, quanto à efetivação de respostas, materializadas em políticas públicas e na oferta de Educação do Campo, a partir do período de 2003 à 2016, considerando a correlação de forças assumidas pela Forma-Estado brasileira quanto à adoção de políticas nacionais de educação nessa área no âmbito das particularidades do Estado do Maranhão e seus nexos com a questão agrária. A proposta metodológica está referenciada no materialismo histórico e dialético, com base empírica no levantamento bibliográfico e documental, seguido da pesquisa de campo de tipo qualitativo, além de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos informantes da pesquisa. A pesquisa permitiu evidenciar que, no Maranhão, há uma oferta precarizada de Educação Básica, apesar das conquistas históricas dos movimentos sociais, estes entendidos como sujeitos políticos e de políticas públicas, especificamente, deu-se ênfase à ação política do MST nesse aspecto. Também se concluiu que não há uma política estadual e nem de governo para a Educação Básica do Campo, mas sim, ações pontuais e implementação de programas federais nessa área. A Educação do Campo no Maranhão, como práxis educativa transformadora, bem como sua oferta e a construção de políticas públicas efetivas, ainda se constitui um desafio, ao se pretender uma educação que esteja compromissada com a emancipação humana como elemento fundamental no processo formativo dos sujeitos do campo no Maranhão.
Abstract: Examen des relations entre l'État et le MST, de son action politique et de ses stratégies de lutte, en ce qui concerne l'efficacité des réponses, concrétisées dans les politiques publiques et dans l'offre de Field Education, de 2003 à 2016, en tenant compte de la corrélation des forces. assumé par l‟État brésilien-Forme concernant l‟adoption de politiques nationales d‟éducation dans ce domaine compte tenu des particularités de l‟État de Maranhão et de ses liens avec la question agraire. La proposition méthodologique est référencée dans le matérialisme historique et dialectique, avec une base empirique dans l'enquête bibliographique et documentaire, suivie d'une recherche qualitative sur le terrain, ainsi que d'entretiens semi-structurés avec les sujets de recherche. La recherche a montré qu‟il existe au Maranhão une offre d‟éducation de base précaire, malgré les réalisations historiques des mouvements sociaux, qui sont compris comme des sujets politiques et des politiques publiques, l‟accent étant mis sur l‟action politique du MST à cet égard. Il a également été conclu qu‟il n‟existait pas de politique d‟État ni de gouvernement pour l‟éducation de base sur le terrain, mais plutôt des actions spécifiques et la mise en oeuvre de programmes fédéraux dans ce domaine. Il est conclu que Field Education in Maranhão, en tant que praxis pédagogique en transformation, ainsi que son offre et la construction de politiques publiques efficaces, reste un défi, si nous voulons une éducation qui est engagée dans l‟émancipation humaine en tant qu‟élément fondamental du processus. formation de sujets de terrain à Maranhão.
Palavras-chave: Educação do Campo; Políticas Públicas; Estado; MST; Maranhão
Éducation de base sur le terrain; Politiques; Etat; MST; Maranhão
Área(s) do CNPq: Políticas Públicas.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: ARAÚJO, Michelle Sena Rosa de. Relação do Movimento Sem Terra-MST com o Estado na construção de políticas públicas de educação do campo no Maranhão (2003 - 2016).. 2019. 187 folhas. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2759
Data de defesa: 7-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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