Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2750
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Uma proposta metodológica no Centro de Ensino Nina Rodrigues, no município de Anajatuba – MA.
Título(s) alternativo(s): EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LAS CLASES DE GEOGRAFÍA: Una propuesta metodológica en el Centro de Enseñanza Nina Rodrigues, en el municipio de Anajatuba - MA.
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN GEOGRAPHY CLASSES: A methodological proposal at the Nina Rodrigues Teaching Center, in the municipality of Anajatuba - MA.
Autor: DIAS, Julio Cesar de França 
Primeiro orientador: CELERI, Márcio José
Primeiro membro da banca: CELERI, Márcio José
Segundo membro da banca: DIAS, Liz Cristiane
Terceiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Resumo: Esta pesquisa parte da Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva conceitual, considerando que, apesar de ser uma discussão tão atual, exige a compreensão das bases teóricas, dos percursos históricos e da legislação para chegar às práticas pedagógicas que contribuam para uma efetiva implantação da EA. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa no Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado no município de Anajatuba – MA, no intuito de favorecer metodologicamente a abordagem da EA nas aulas de Geografia. Para isso, realizamos estudos teóricos (AGUIAR, 2016; DIAS, 2004; SEGURA, 2001; MENDONÇA, 2012; SANTOS, 2008) e pesquisas de campo, com entrevistas junto aos docentes e à direção, bem como aplicamos questionários com discentes do 3º ano do ensino médio. Além disso, realizamos observações e registros fotográficos. Este estudo fundamenta-se nas exigências legais que determinam a presença da EA em todos os níveis de ensino e busca contextualizar a temática ambiental, já que Anajatuba faz parte de uma área de proteção ambiental da Baixada maranhense, caracterizando-se por um ambiente que possui considerável biodiversidade, potencial hídrico e comunidades tradicionais. Diante desse contexto, identificado por prévias observações e visitas a campo, não observamos nenhuma ação nem por parte do poder público e nem dos agentes escolares voltadas para inserção e promoção da EA no chão da escola. Portanto, alicerçamos nossa proposta nas discussões teóricas e documentais para chegarmos à realização de oficinas. Todo o caminho percorrido nessa pesquisa e os registros foram organizados em um caderno de orientações pedagógicas que representa nosso produto final e servirá de material de apoio na práxis dos professores de Geografia. Diante desse estudo, verificamos que não há receitas prontas para serem aplicadas, mas um dos elementos a serem considerados na abordagem da EA nos espaços escolares é o resgate da relação dos discentes com o local em que vivem, ativando a noção de cidadania e a responsabilidade social na formação de sujeitos preocupados com ações de mudança. Essa realidade faz das aulas de Geografia, da prática pedagógica em si, mais que momentos de transmissão de conteúdos: singulariza-se por uma construção de conhecimentos e formação de cidadãos na promoção da Educação Ambiental.
Abstract: Esta investigación parte de la Educación Ambiental (EA) en una perspectiva conceptual, considerando que, a pesar de ser una discusión tan actual, exige la comprensión de las bases teóricas, de los itinerarios históricos y de la legislación para llegar a las prácticas pedagógicas que contribuyan a una efectiva implantación EA. En este sentido, realizamos una investigación de naturaleza cuanti-cualitativa en el Centro de Enseñanza Nina Rodrigues, ubicado en el municipio de Anajatuba-MA, con el propósito de favorecer metodológicamente el enfoque de la EA en las clases de Geografía. Para ello, realizamos estudios teóricos (AGUIAR, 2016; DIAS, 2004; SEGURA, 2001; MENDONÇA, 2012; SANTOS, 2008)e investigaciones de campo, con entrevistas junto a los docentes e la dirección, así como aplicamos encuestas con dicentes del 3ºaño de la enseñanza media. Además, realizamos observaciones y registros fotográficos. Este estudio se fundamenta en las exigencias legales que determinan la presencia de la EA en todos los niveles de enseñanza e busca contextualizar la temática ambiental, ya que Anajatuba forma parte de un área de protección ambiental de la Baixada Maranhense, caracterizándose por un ambiente que posee considerable biodiversidad, potencial hídrico y comunidades tradicionales. En este contexto, identificado por previas observaciones y visitas a campo, no observamos ninguna acción ni por parte del poder público ni de los agentes escolares orientados a la inserción y promoción de EA en el suelo de la escuela. Por lo tanto, basamos nuestra propuesta en las discusiones teóricas y documentales para llegar a la realización de talleres. Todo el camino recorrido en esta investigación y los registros se organizaron en un cuarderno de orientaciones pedagógicas que representa nuestro producto final y servirá de material de apoyo en la práctica de los profesores de Geografía. En este estudio, verificamos que no hay ingresos listos para ser aplicados, pero uno de los elementos a ser considerado en el abordaje de la EA en los espacios escolares es el rescate de la relación de los discentes con el local en que viven, activando la noción de ciudadanía y la responsabilidad social en la formación de sujetos preocupados por acciones de cambio. Esta realidad hace de las clases de Geografía, de la práctica pedagógica en si, más que momentos de transmisión de contenidos: se singulariza por una construcción de conocimientos e formación de ciudadanos en la promoción de la Educación Ambiental.
This research starts from Environmental Education (EA) in a conceptual perspective, considering that, despite being such a current discussion, it demands an understanding of the theoretical bases, the historical itineraries and the legislation to arrive at the pedagogical practices that contribute to an effective implementation EA. In this sense, we carried out an investigation of a quantitative-qualitative nature at the Nina Rodrigues Teaching Center, located in the municipality of Anajatuba-MA, with the purpose of methodologically favoring the approach of EE in Geography classes. To do this, we conducted theoretical studies (AGUIAR, 2016, DIAS, 2004, SEGURA, 2001, MENDONÇA, 2012, SANTOS, 2008) and field investigations, with interviews with teachers and management, as well as surveys with students from the 3rd year of secondary education. In addition, we make observations and photographic records. This study is based on the legal requirements that determine the presence of EA at all levels of education and seeks to contextualize the environmental issue, since Anajatuba is part of an environmental protection area of ​​the Maranhão Bay, characterized by an environment that possesses considerable biodiversity, water potential and traditional communities. In this context, identified by previous observations and visits to the field, we do not observe any action either by the public authorities or by the school agents oriented to the insertion and promotion of EE in the school grounds. Therefore, we base our proposal on the theoretical and documentary discussions to arrive at the realization of workshops. All the way traveled in this research and the registers were organized in a pedagogical guidebook that represents our final product and will serve as support material in the practice of Geography teachers. In this study, we verified that there is no income ready to be applied, but one of the elements to be considered in the approach of AD in the school spaces is the rescue of the relation of the students with the place in which they live, activating the notion of citizenship and social responsibility in the formation of subjects concerned by actions of change. This reality makes the Geography classes, pedagogical practice in itself, more than moments of content transmission: it is distinguished by a construction of knowledge and training of citizens in the promotion of Environmental Education.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Geografia; Natureza; Anajatuba
Educación Ambiental; Geografía; Naturaleza; Anajatuba
Environmental Education; Geography; Nature; Anajatuba
Área(s) do CNPq: Geoecologia.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: DIAS, Julio Cesar de França. Educação ambiental nas aulas de geografia: Uma proposta metodológica no Centro de Ensino Nina Rodrigues, no município de Anajatuba – MA.. 2019. 145 folhas. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2750
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio Cesar F.D..pdfDissertação de Mestrado.9,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.