Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, Nathiele Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6206134059545510por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rochapor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Luciana Rochapor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee3SOUSA, José Haroldo Bandeirapor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6543662546234060por
dc.date.accessioned2019-06-24T12:43:59Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.citationCUNHA, Nathiele Correia. Efeitos discursivos na construção da identidade dos alunos de um curso de língua inglesa online.. 2019. 108 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2740-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os efeitos discursivos na construção da identidade dos sujeitos aprendizes de Língua Inglesa (LI), imersos em uma nova modalidade de ensino e aprendizagem: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tem como objetivo principal compreender o perfil identitário desses aprendizes e as influências advindas com a pós-modernidade. Para a construção da fundamentação teórica, este trabalho baseia-se em Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2006), Orlandi (2012a, 2012b), Lévy (2007), Santos e Silva (2006), Gomes (2008), Bauman (2005), Hall (2011, 2000) e Rajagopalan (1998). E, finalmente, sobre a LI, no contexto da globalização na pós-modernidade, nos estudos de Giddens (1997) e Crystal (2003). A pesquisa é de cunho qualitativo, de natureza exploratória, realizada em campo a partir do instrumento questionário aberto e fechado, o qual foi aplicado junto aos sujeitos aprendizes do Curso de Inglês Básico a distância, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Os dados provenientes dos questionários constituíram o corpus deste trabalho investigativo. Como resultado, os sujeitos aprendizes imersos no AVA se diferenciam dos alunos tradicionais por incorporarem identidades que representam um aluno comprometido, metódico, organizado, autônomo e protagonista de sua aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research analyzes the discursive effects on the construction of the identity of English Language (EL) Learners, immersed in a new modality of teaching and learning: Virtual Learning Environment (VLE) and its main objective is to understand the identity profile of these apprentices and the influences arising from postmodernity. For the construction of the theoretical foundation, this work is based on the studies carried out by Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2006), Orlandi (2012a, 2012b); Lévy (2007), Santos e Silva (2006); Gomes (2008); Bauman (2005); Hall (2011; 2000) and Rajagopalan (1998). And finally, apropos of EL in the context of globalization in postmodernity, on the studies of Giddens (1991) and Crystal (2003).This is a qualitative research of an exploratory nature; conducted in the field by means of open and closed questionnaire instrument, which were applied to apprentices of the distance Basic English Course students at UEMA, which constituted this research corpus. Therefore, the apprentices immersed in VLE are distinguished from the traditional ones, owing to integrating identities that show a responsible, disciplined, organized, self-directed student and a learning protagonist.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-06-24T12:43:59Z No. of bitstreams: 1 Nathiele C.Cunha.pdf: 1248848 bytes, checksum: 768099c00769f0cc7307b26429ea646e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T12:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nathiele C.Cunha.pdf: 1248848 bytes, checksum: 768099c00769f0cc7307b26429ea646e (MD5) Previous issue date: 2019-05-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Online; Ensino de Língua Inglesa; Efeitos discursivos; Identidades; Pós-modernidadepor
dc.subjectOnline Education; English Language Teaching; Discursive Effects; Identities; Post modernityeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacional.por
dc.titleEFEITOS DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA ONLINE.por
dc.title.alternativeDISCURSIVE EFFECTS IN THE CONSTRUCTION OF THE IDENTITY OF STUDENTS OF A ONLINE ENGLISH LANGUAGE COURSE.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathiele C.Cunha.pdfDissertação de Mestrado.1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.