Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CUNHA, Nathiele Correia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6206134059545510 | por |
dc.contributor.advisor1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941662848304415 | por |
dc.contributor.referee1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941662848304415 | por |
dc.contributor.referee2 | CAVALCANTE, Luciana Rocha | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078796781691951 | por |
dc.contributor.referee3 | SOUSA, José Haroldo Bandeira | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6543662546234060 | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T12:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Nathiele Correia. Efeitos discursivos na construção da identidade dos alunos de um curso de língua inglesa online.. 2019. 108 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2740 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa os efeitos discursivos na construção da identidade dos sujeitos aprendizes de Língua Inglesa (LI), imersos em uma nova modalidade de ensino e aprendizagem: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tem como objetivo principal compreender o perfil identitário desses aprendizes e as influências advindas com a pós-modernidade. Para a construção da fundamentação teórica, este trabalho baseia-se em Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2006), Orlandi (2012a, 2012b), Lévy (2007), Santos e Silva (2006), Gomes (2008), Bauman (2005), Hall (2011, 2000) e Rajagopalan (1998). E, finalmente, sobre a LI, no contexto da globalização na pós-modernidade, nos estudos de Giddens (1997) e Crystal (2003). A pesquisa é de cunho qualitativo, de natureza exploratória, realizada em campo a partir do instrumento questionário aberto e fechado, o qual foi aplicado junto aos sujeitos aprendizes do Curso de Inglês Básico a distância, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Os dados provenientes dos questionários constituíram o corpus deste trabalho investigativo. Como resultado, os sujeitos aprendizes imersos no AVA se diferenciam dos alunos tradicionais por incorporarem identidades que representam um aluno comprometido, metódico, organizado, autônomo e protagonista de sua aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | This research analyzes the discursive effects on the construction of the identity of English Language (EL) Learners, immersed in a new modality of teaching and learning: Virtual Learning Environment (VLE) and its main objective is to understand the identity profile of these apprentices and the influences arising from postmodernity. For the construction of the theoretical foundation, this work is based on the studies carried out by Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2006), Orlandi (2012a, 2012b); Lévy (2007), Santos e Silva (2006); Gomes (2008); Bauman (2005); Hall (2011; 2000) and Rajagopalan (1998). And finally, apropos of EL in the context of globalization in postmodernity, on the studies of Giddens (1991) and Crystal (2003).This is a qualitative research of an exploratory nature; conducted in the field by means of open and closed questionnaire instrument, which were applied to apprentices of the distance Basic English Course students at UEMA, which constituted this research corpus. Therefore, the apprentices immersed in VLE are distinguished from the traditional ones, owing to integrating identities that show a responsible, disciplined, organized, self-directed student and a learning protagonist. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-06-24T12:43:59Z No. of bitstreams: 1 Nathiele C.Cunha.pdf: 1248848 bytes, checksum: 768099c00769f0cc7307b26429ea646e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T12:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nathiele C.Cunha.pdf: 1248848 bytes, checksum: 768099c00769f0cc7307b26429ea646e (MD5) Previous issue date: 2019-05-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Online; Ensino de Língua Inglesa; Efeitos discursivos; Identidades; Pós-modernidade | por |
dc.subject | Online Education; English Language Teaching; Discursive Effects; Identities; Post modernity | eng |
dc.subject.cnpq | Tecnologia Educacional. | por |
dc.title | EFEITOS DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA ONLINE. | por |
dc.title.alternative | DISCURSIVE EFFECTS IN THE CONSTRUCTION OF THE IDENTITY OF STUDENTS OF A ONLINE ENGLISH LANGUAGE COURSE. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nathiele C.Cunha.pdf | Dissertação de Mestrado. | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.