Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORREIA, Lenise Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7636744335643430por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Maria da Glória Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292556751163039por
dc.date.accessioned2019-06-19T14:44:53Z-
dc.date.issued2017-12-27-
dc.identifier.citationCORREIA, Lenise Mendes. Avaliações em larga escala: relações com o desempenho dos educandos nas avaliações nacionais.. 2017. 169 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2736-
dc.description.resumoEstudo sobre avaliação educacional com foco no desempenho dos educandos, aferido por meio do SAEB e da Prova Brasil. Toma o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB como referência para o alcance dos resultados educacionais com vista à implementação de ações relativas à qualidade da educação, mormente no ensino público. O objetivo principal da pesquisa em foco consiste em analisar o modelo de avaliação em larga escala e sua relação com o desempenho dos educandos em escolas do sistema de educação público municipal e estadual em São Luís – MA. A pesquisa abrange um recorte da região metropolitana, que conta como amostra treze polos, tendo sido selecionadas oito escolas do ensino fundamental, destas cinco da rede pública estadual e três da rede pública municipal, limitando-se a pesquisa nessas escolas a verificar a movimentação do IDEB. Assim, a pesquisa de campo propriamente dita adota como locus duas escolas de ensino fundamental do sistema estadual, onde foram aplicados questionários aos professores e gestores. Trata-se de um estudo que privilegia uma abordagem qualitativa focada na avaliação em larga escala, com o intuito de compreender as relações entre esse tipo de avaliação e o desempenho dos alunos. O estudo faz um resgate histórico da avaliação educacional no Brasil e no exterior, confere ênfase à mensuração de testes para verificar os aspectos que contribuem positivamente ou não nos resultados dessas avaliações, em especial nas escolas pesquisadas. Toma como referência teórica, diversos trabalhos de estudiosos do tema, tanto de autores nacionais como estrangeiros nos campos da avaliação e do currículo. Conclui destacando o papel do SAEB/Prova Brasil e do IDEB como referências para aferir a qualidade da educação no país. Aponta o que precisa melhorar para o alcance da almejada qualidade no ensino, na estrutura física das escolas, na formação de professores e, especialmente, no currículo.por
dc.description.abstractThis research presents, initially, a study on educational evaluation focusing on the performance of students in the national evaluations, emphasizing SAEB and Prova Brasil, highlighting the Basic Education Development Index - IDEB, as a crucial factor for the implementation of actions of this nature and will also bring discussions about educational evaluation. The research encompasses a cutout of the metropolitan region, which has a sample of the thirteen regional education districts , eight primary schools were selected, five from the state public network, and three from the municipal public network, with the criterion being the cutout of one school by Regional Education District in the education of the São Luis Regional Unit of Education . Highlighting the schools that grow the most in performance. This study demonstrates the historical evolution of students' performances, as well as their performance during the editions of the national evaluations, which aspects contributed positively to the result in the evaluations of the state and municipal public networks of São Luís and what are the main obstacles to the students' performances. The study deals with the history of educational evaluation, from the first American and English studies, and reports on the Brazilian experience in educational tests and measures. It highlights the historical evolution of educational evaluation in the world and in Brazil, with emphasis on the history of evaluation and the measurement of tests, with reference to several scholars who study the subject in the beginning of the evaluation. The research perform this historical survey of the evaluation, with the intention to understand the first indications about the educational evaluation, its historicity, in order to extend knowledge about the students on the subject of measurement, of tests, of the docimology, with a view to reflect on measurement and the current national evaluations with repercussions for the learning of the students of the Brazilian public school. The study makes a detailed analysis of the evaluation model and the large-scale evaluations of all the pedagogical nuances related to the students' performances and also raises questions about the challenges of this model in the teaching networks. The empirical research carried out has as a locus two elementary schools of the state system belonging to the metropolitan region of São Luís; and has as subjects the teachers and managers of the selected schools. The research brings an interesting clipping about student performance in the external evaluations with emphasis on effective schools, school effect, with details about military schools and their performances as successful experience of the state and municipal teaching network.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-06-19T14:44:53Z No. of bitstreams: 1 Lenise Mendes Correia.pdf: 2231856 bytes, checksum: 964d22a147d25eec9328e13bd9792399 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T14:44:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lenise Mendes Correia.pdf: 2231856 bytes, checksum: 964d22a147d25eec9328e13bd9792399 (MD5) Previous issue date: 2017-12-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação Educacional; Avaliações Nacionais; Currículopor
dc.subjectNational Assessments; Brazil Exam; Education National Assessmentseng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas; Instituições; Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleAVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: relações com o desempenho dos educandos nas avaliações nacionais.por
dc.title.alternativeLONG-SCALE EVALUATIONS: relations with the students' performance in the national assessments.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenise Mendes Correia.pdfDissertação de Mestrado.2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.