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Tipo do documento: Dissertação
Título: O USO DE GAMES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DINÂMICA.
Título(s) alternativo(s): THE USE OF EDUCATIONAL GAMES AS A STRATEGY FOR ASSESSING LEARNING IN THE TEACHING OF DYNAMICS.
Autor: FONTES NETO, Pedro Alves 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: SOUSA, Karla Cristina Silva
Terceiro membro da banca: SALES, Gilvandenys Leite
Resumo: Um problema causado pelas tecnologias atuais que reporta sobre entretenimento, mídias eletrônicas, redes sociais e jogos para smartphones, é que muitas delas desviam a atenção e o foco dos conteúdos ministrados em sala de aula, consequentemente, prejudicam o aprendizado dos alunos na escola e em suas residências. Neste contexto, pesquisadores buscam soluções para esse problema através da introdução de mídias eletrônicas e jogos educacionais nas escolas. Os jogos educacionais, por exemplo, se apresentam como uma eficiente ferramenta didática no ensino das disciplinas porque conseguem atrair a atenção dos alunos e os motiva a entender os conteúdos trabalhados pelo professor. Dentro da proposta de se utilizar jogos como ferramenta motivadora da aprendizagem, este trabalho, intitulado “O uso de games educacionais como estratégia de avaliação da aprendizagem no ensino da Dinâmica”, versa sobre um game educacional, desenvolvido a partir da plataforma RPG Maker MV, que auxilia no processo de avaliação da aprendizagem dos conteúdos da Dinâmica. A escolha por este motor de jogos deve-se ao fato do desenvolvedor poder criar personagens fixos com quem o herói possa ter um diálogo. A possibilidade desse diálogo ocorrer entre os personagens, abre precedente para que aconteça um jogo de perguntas com opções de respostas sobre os conteúdos de Física. Assim, os eventos e comandos da RPG Maker MV foram utilizados e adaptados à compreensão dos adolescentes em ambientes de game a fim de alcançar o objetivo central desse trabalho, que é de formar um ambiente em que os fenômenos físicos são discutidos e perguntas com opções de resposta são disponibilizadas com o intuito de avaliar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Dinâmica repassados ao educando. Em uma pesquisa qualitativa e quantitativa em que utilizou-se dois questionário, entrevistas, observações e os diários de turma para obtenção de dados, foi realizado um estudo de caso com a aplicação de um game desenvolvido denominado “Zeeman”. No escopo deste trabalho, encontram-se um resumo dos conteúdos da Dinâmica, uma reflexão sobre as inteligências múltiplas e a aprendizagem de Física, uma perspectiva sobre a avaliação da aprendizagem que deu suporte teórico pedagógico para o desenvolvimento e aplicação do produto educacional, uma análise da literatura sobre jogos educacionais, o desenvolvimento e uso do game Zeeman em substituição da avaliação somativa convencional. Como resultados, apresenta-se os dados obtidos de um teste de inteligências múltiplas aplicado no primeiro dia do semestre letivo, que aponta os alunos que tiveram dificuldades em entender os conteúdos de física por não terem ainda desenvolvido a inteligência lógica-matemática, que é essencial para a compreensão da disciplina Física; a discussão dos gráficos e tabelas com a comparação entre as notas e médias dos educandos adquiridos com a aplicação da avaliação convencional e com avaliação das fases do game Zeeman; a discussão dos resultados da aplicação de um questionário com o uso do Google Docs que aborda a jogabilidade do game, a organização dos conteúdos em relação à dinâmica do jogo e sua eficácia como ferramenta de avaliação da aprendizagem em substituição da avaliação convencional, respondido voluntariamente pelos alunos participantes da pesquisa; por fim, conclui-se o trabalho com as considerações finais e perspectivas de trabalhos futuros.
Abstract: A problem caused by the current technologies that report on entertainment, electronic media, social networks and games for smartphones, is that many of them divert attention and focus from classroom content, consequently, hinder students' learning in school and in their homes. In this context, researchers seek solutions to this problem through the introduction of electronic media and educational games in schools. Educational games, for example, present themselves as an efficient didactic tool in teaching subjects because they can attract students' attention and motivate them to understand the contents worked by the teacher. Within the proposal to use games as a motivating learning tool, this work, entitled "The use of educational games as a strategy to evaluate learning in the teaching of dynamics", is about an educational game, developed from the platform RPG Maker MV that assists in the process of evaluation of the learning of the contents of the Dynamics. The choice for this game engine is because the developer can create fixed characters with whom the hero can have a dialogue. The possibility of this dialogue occurring between the characters sets the precedent for a game of questions with options of answers on the contents of Physics. Thus, RPG Maker MV events and commands were used and adapted to adolescents' understanding in game environments in order to achieve the central objective of this work, which is to form an environment in which the physical phenomena are discussed and questions with answer options are made available with the purpose of evaluating the teaching and learning of the contents of Dynamics passed on to the student. In a qualitative and quantitative research in which two questionnaires, interviews, observations and the class diaries were used to obtain data, a case study was carried out with the application of a developed game called "Zeeman". In the scope of this work, there is a summary of the contents of Dynamics, a reflection on multiple intelligences and learning physics, a perspective on the evaluation of learning that gave theoretical pedagogical support for the development and application of the educational product, an analysis of the literature on educational games, the development and use of the Zeeman game instead of conventional summative evaluation. As results, the result of a test of multiple intelligences applied on the first day of the semester, which points out the students who have had difficulties in understanding the contents of physics because they have not yet developed the logical-mathematical intelligence, which is essential for the understanding of the physical discipline; the discussion of the graphs and tables with the comparison between the grades and means of the learners acquired with the application of the conventional evaluation and with evaluation of the phases of the Zeeman game; the discussion of the results of the application of a questionnaire with the use of Google Docs that addresses the game's gameplay, the organization of the contents in relation to the dynamics of the game and its effectiveness as a tool for evaluating learning in place of conventional evaluation, voluntarily answered by students participating in the research; Finally, we conclude the work with the final considerations and perspectives of future works.
Palavras-chave: Game Educacional; Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Física; Dinâmica
Educational Game; Learning Evaluation; Physics Teaching; Dynamics
Área(s) do CNPq: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: FONTES NETO, Pedro Alves. O uso de games educacionais como estratégia de avaliação da aprendizagem no ensino da dinâmica.. 2019. 178 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2732
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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